Menu Fechar

Adeus Fiesta: será uma “boa compra” para a Car & Classic?

A Car & Classic, o maior mercado de veículos clássicos e de nicho da Europa, registou um aumento substancial nas pesquisas do Ford Fiesta durante o fim de semana em que o último Fiesta saiu da linha de produção (7/9 de julho).

A Car & Classic revela que a notícia do último Ford Fiesta a sair da fábrica, uma vez que o modelo foi oficialmente descontinuado, provocou um aumento de 206% nas pesquisas na sua plataforma online, em comparação com a média de pesquisas do Fiesta nas quatro semanas anteriores ao anúncio. Entre as versões do modelo, o Fiesta XR2 (mais 107%) e o RS (mais 52,1%) foram os que suscitaram maior interesse nos dias que se seguiram à notícia, em comparação com a semana anterior.

“Mesmo sem ter em conta a reação inicial à notícia do último Fiesta produzido, o interesse pelo modelo é globalmente forte, com uma subida de 14% no período de 9/16 de julho, em comparação com 25 de junho/2 de julho e ignorando o fim de semana do anúncio”, afirma Dale Vinten, Diretor Editorial da Car & Classic. “Isto mostra como o fim da linha de um modelo muito apreciado no Reino Unido pode não significar necessariamente o fim da sua presença nas estradas. A comunidade de automóveis clássicos (e clássicos modernos) irá garantir que veremos Fiestas a serem conduzidos durante muitos anos.”

A Ford continua a ser a marca mais pesquisada na plataforma online da Car & Classic, com o Escort, o Capri e o Cortina a representarem cerca de 34% das pesquisas totais da Ford, enquanto o Fiesta é atualmente responsável por 6%.

O ressurgimento do humilde Fiesta pode até ter um impacto nos valores futuros do modelo, mas, de momento, a procura segue o mesmo padrão a que a maioria dos automóveis clássicos é sensível: “os automóveis com baixa quilometragem em boas condições, não molestados e com um historial de manutenção documentado continuam a ser procurados”, acrescenta Vinten.

“O conhecimento de que se pode estar a conduzir um carro cuja produção atual parou desempenha um papel importante, mas os modelos clássicos raros e restaurados também terão sempre um prémio: estes imaculados Ford Fiesta Supersport MkI de 1981 e Ford Fiesta 1300 Supersport MkI de 1981 foram vendidos por £15.500 e £17.750 em maio e março deste ano, respetivamente. O mercado responderá ao marco do fim do Fiesta em conformidade, talvez – pelo menos inicialmente – com menos Fiestas à venda enquanto os proprietários reavaliam as circunstâncias”.

A Car & Classic costuma listar cerca de 30.000 veículos em qualquer altura, com uma gama de preços desde “sem reserva” até 10 milhões de libras.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.