Menu Fechar

Adeus Fiesta: será uma “boa compra” para a Car & Classic?

A Car & Classic, o maior mercado de veículos clássicos e de nicho da Europa, registou um aumento substancial nas pesquisas do Ford Fiesta durante o fim de semana em que o último Fiesta saiu da linha de produção (7/9 de julho).

A Car & Classic revela que a notícia do último Ford Fiesta a sair da fábrica, uma vez que o modelo foi oficialmente descontinuado, provocou um aumento de 206% nas pesquisas na sua plataforma online, em comparação com a média de pesquisas do Fiesta nas quatro semanas anteriores ao anúncio. Entre as versões do modelo, o Fiesta XR2 (mais 107%) e o RS (mais 52,1%) foram os que suscitaram maior interesse nos dias que se seguiram à notícia, em comparação com a semana anterior.

“Mesmo sem ter em conta a reação inicial à notícia do último Fiesta produzido, o interesse pelo modelo é globalmente forte, com uma subida de 14% no período de 9/16 de julho, em comparação com 25 de junho/2 de julho e ignorando o fim de semana do anúncio”, afirma Dale Vinten, Diretor Editorial da Car & Classic. “Isto mostra como o fim da linha de um modelo muito apreciado no Reino Unido pode não significar necessariamente o fim da sua presença nas estradas. A comunidade de automóveis clássicos (e clássicos modernos) irá garantir que veremos Fiestas a serem conduzidos durante muitos anos.”

A Ford continua a ser a marca mais pesquisada na plataforma online da Car & Classic, com o Escort, o Capri e o Cortina a representarem cerca de 34% das pesquisas totais da Ford, enquanto o Fiesta é atualmente responsável por 6%.

O ressurgimento do humilde Fiesta pode até ter um impacto nos valores futuros do modelo, mas, de momento, a procura segue o mesmo padrão a que a maioria dos automóveis clássicos é sensível: “os automóveis com baixa quilometragem em boas condições, não molestados e com um historial de manutenção documentado continuam a ser procurados”, acrescenta Vinten.

“O conhecimento de que se pode estar a conduzir um carro cuja produção atual parou desempenha um papel importante, mas os modelos clássicos raros e restaurados também terão sempre um prémio: estes imaculados Ford Fiesta Supersport MkI de 1981 e Ford Fiesta 1300 Supersport MkI de 1981 foram vendidos por £15.500 e £17.750 em maio e março deste ano, respetivamente. O mercado responderá ao marco do fim do Fiesta em conformidade, talvez – pelo menos inicialmente – com menos Fiestas à venda enquanto os proprietários reavaliam as circunstâncias”.

A Car & Classic costuma listar cerca de 30.000 veículos em qualquer altura, com uma gama de preços desde “sem reserva” até 10 milhões de libras.

Sérgio Gonçalves
Latest posts by Sérgio Gonçalves (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.