No artigo que escrevi anteriormente sobre os efeitos do furação Sandy, ainda não eram conhecidos todos os factos sobre o mesmo. Interessa por isso actualizar a informação com os últimos factos e referências que entretanto foram sendo tornadas públicas.
Referi o facto de 16 Fisker Karma terem sido destruídos pelo fogo e como isso tinha contribuído para afectar a imagem da empresa Americana. No entanto esses não foram os únicos Karma destruídos. A empresa referiu que perdeu ao todo mais de 300 Karmas que estavam estacionados no parque de Port Newark e que ficou inundado. Os responsáveis da empresa garantem que o seguro cobre estes danos, que ascendem a 30 milhões de dólares e que assim não há impacto em termos de ponto de vista financeiro. A entrega de carros também não será muito afectada. Cada Fisker Karma custa 103.000 dólares.
Ainda relativamente ao fogo dos 16 Fisker Karma, a empresa referiu que o problema foi num dos carros e que depois se alastrou aos demais. O problema foi devido ao facto de que o carro ficou várias horas de baixo de água salgada e que isso corroeu uma unidade de controlo de baixa voltagem, não tendo as baterias de iões de lítio sido a causa do incidente.
Mas as perdas não se limitaram à Fisker, conforme foi referido. Muitos outros fabricantes, incluindo a Toyota, Chrysler, Nissan e Honda, perderam mais de 15000 veículos no total. Só a Nissan indicou que perdeu mais de 6000 carros das marcas Nissan e Infinity.
Entre veículos novos e usados, a National Automobile Dealers Association, referiu que mais de 200000 veículos novos e usados tem que ser substituídos, sendo os veículos afectados pelas consequências do furação cerca de 600000.
Um dos outros impactos do Furação Sandy foi no preço dos carros usados. Devido aos carros danificados, e à necessidade de substituição dos mesmos, o preço dos usados poderá subir em todo o país cerca de 0.5 a 1.5%. Para já isso traduz-se em mais 50 a 175 dólares por carro, o que até nem é muito, mas a Edmunds.com refere que esse valor poderá subir até aos 1000 dólares. Embora possa parecer estranho como é que o preço dos carros na Califórnia possa ser afectado pelos estragos na zona leste, isso deve-se à forma como os vendedores trabalham com as redes de distribuição de usados, com os carros a poderem deslocar-se de estado para estado para encontrar um dono.
Tal como falamos anteriormente, os alertas para os consumidores terem cuidado ao comprar um usado multiplicam-se. Quer seja um Bentley, Aston Martin, mesmo uma Harley Davidson, o furação danificou todo o tipo de veículos. O que vai acontecer a esses carros? Muitos deles vão acabar por ser vendidos.
Muitos dos carros poderão ser levados para outros estados, serão secos, reparados e renovados e poderão acabar nas mãos de clientes que não suspeitem disso. Como é que isso pode ser resolvido? Os clientes devem verificar o historial do carro e pedir uma inspecção específica ao mesmo.
Para já aqui em Portugal temos outras coisas com que nos preocupar, mas podemos sempre aprender com o que se passa nos outros países, para não cometermos os mesmos erros.
- PKE Automotive aposta em novo configurador - 12 de Novembro de 2018
- Standvirtual celebra 14º Aniversáriocom campanha de descontos - 13 de Setembro de 2018
- Projeto ‘round trip without sleep’ - 9 de Dezembro de 2017