Alemanha pioneira aprova automóveis com condução autónoma

Published On 2 de Agosto de 2017 | Novidades

É o primeiro país que autoriza a circulação de automóveis com esta tecnologia, mas para já apenas de nível 3. Seja como for, é um grande passo para que no futuro não haja limitação para os automóveis serem conduzidos de forma autónoma.

Foi em Maio passado que esta decisão foi tomada, na mesma altura em que a Audi lançou o seu topo de gama o modelo A8, uma vez que este automóvel é o primeiro no mundo equipado com este nível de tecnologia de condução sem intervenção humana.

Até esta lei ser aprovada, os automóveis com tecnologia que permitissem uma condução autónoma não estavam autorizados, pois os condutores eram obrigados a manter pelo menos uma das mãos no volante para que o sistema não se desativasse.

De qualquer forma era reconhecida alguma tolerância das autoridades mesmo quando os condutores não cumpriam com essa regra.

Assim com esta alteração na legislação irá mudar a forma como os proprietários irão usar esta tecnologia nos seus automóveis. Porém continuará a ser necessário e obrigatória total atenção por parte dos condutores, assim como a obrigatoriedade de estar presente no veículo e pronto para agir assim que o sistema o obrigar ou por alguma razão preventiva.

Concept 26

Curiosamente com estes sistemas, o condutor poderá ler os seus emails, sms por exemplo e utilizar aparelhos eletrónicos sem ser autuado como num automóvel sem esta tecnologia de condução autónoma. Esta autorização estará dependente de uma nova abordagem ao tema lá para 2019.

No resto do mundo são conhecidas algumas experiências nesta área, basta ver o que tem sido feito na Tesla, e a tecnologia implementada nos seus automóveis.

Sérgio Gonçalves
Latest posts by Sérgio Gonçalves (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.