Menu Fechar

Alfa Romeo Tonale é o novo SUV electrificado da marca italiana

Num segmento cada vez mais concorrido é a vez da marca italiana entrar nesta “guerra” com um novo modelo que promete ser forte concorrência.

O design desportivo da carroçaria e do interior não deixam dúvidas quanto à marca que desenvolveu este modelo.

Sendo aqui o grande destaque o facto deste modelo Tonale ser o primeiro da Alfa Romeo a recorrer à electrificação no capítulo mecânico.

Assim as versões totalmente híbridas estão equipadas com uma motorização turbo de 1,5 litros quatro cilindros, combinado com um sistema de 48 volt e dois motores eléctricos. 

O primeiro é um motor-gerador ligado por correia ao motor térmico, em substituição do tradicional motor de arranque. 

O segundo, com 15 kW (20 cv) de potência e 55 Nm de binário está integrado na caixa automática de dupla embraiagem com sete relações.

No entanto também existirá um acesso de entrada à gama com uma motorização de 130 cavalos e 240 Nm, com a variante mais potente de 160 cavalos a utilizar um turbo de geometria variável.

A versão topo de gama será a variante híbrida plug-in com tracção integral, com uma potência combinada de 275 cavalos é obtida a partir dos 180 cavalos do motor de 1.3 litros e dos 90 kW (122 cv) do propulsor eléctrico, alimentado por uma bateria de 15,5 kWh.O

O arranque dos 0 aos 100 km/h em 6,2 segundos, com transmissão automática de seis relações a dispor de conversor de binário. 

A autonomia ronda os 60 quilómetros em estrada aberta, subindo até aos 80 quilómetros em condução urbana. Através de um carregador de 7,4 kW, bastam 2h30 para a bateria ser carregada em pleno.

Um novo motor diesel de 1,6 litros, com 130 cavalos e 320 Nm completa a gama de motorizações. 

Este último acoplado a uma transmissão automática de dupla embraiagem TCT de seis velocidades e tracção apenas no eixo dianteiro.

O Tonale irá entrar em comercialização no nosso país no verão deste ano e ainda não são conhecidos os valores de venda ao público.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.