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Alta performance, ágil, expressivo: o novo Audi S3

Com uma série de novas características, o Audi S3 é mais do que uma mera atualização de produto: maior potência, um divisor de binário e outros destaques tecnológicos asseguram um desempenho forte e um comportamento ágil. Visualmente, o modelo compacto reflecte a sua maior dinâmica com um design frontal expressivo, um difusor desportivo e um sistema de escape de quatro tubos. O Audi S3, disponível nas versões Sportback e Berlina, estará à venda em maio.

Mais desempenho: 2.0 TFSI com 333 cv

Com 245 kW (333 cv) e 420 Nm de binário, o S3 está mais potente do que nunca. Como parte da atualização do produto, o 2.0 TFSI recebe um aumento de potência de 23 cv e mais 20 Nm de binário. O resultado é uma combinação de potência e motricidade que permitem uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos. O binário máximo está disponível numa ampla faixa de regime, entre as 2.100 rpm e as 5.500 rpm. A velocidade máxima está limitada a 250 km/h.

O motor e a transmissão também receberam uma afinação mais desportiva: circulando a velocidade constante e em aceleração moderada na faixa de carga parcial, o turbocompressor, em pré-carga, mantém uma rotação constante, o que melhora a resposta do motor. A caixa S tronic de sete velocidades permite agora um arranque mais espontâneo, graças à capacidade de transmitir um binário inicial mais elevado devido a uma maior compressão das embraiagens. Além disso, o tempo de passagem de caixa em aceleração máxima foi reduzido para metade e as rotações do motor são aumentadas em carga parcial quando a transmissão está regulada para D, o que resulta numa excelente capacidade de resposta.

Mais dinâmica de condução: sistema de tração quattro com divisor de binário

No seguimento do RS 3, o splitter de binário está agora também disponível no S3, aumentando a agilidade e a estabilidade. Esta tecnologia permite uma distribuição de binário totalmente variável entre as rodas traseiras. O “torque splitter” utiliza uma embraiagem de discos múltiplos controlada eletronicamente em cada veio de transmissão para distribuir de forma optimizada o binário entre a roda traseira no interior e no exterior da curva – dependendo da situação de condução e do modo Audi drive select escolhido.

Mais emoção: Modo Audi drive select dynamic plus

O Audi drive select oferece seis modos distintos para uma vasta gama de experiências de condução – desde uma ênfase no conforto até ao altamente dinâmico. Para além dos perfis familiares (auto, conforto, dinâmico, individual e eficiência), a atualização do modelo para o S3 apresenta o novo modo dynamic plus, que – como o nome sugere – assegura uma dinâmica de condução especialmente elevada. Para tal, o divisor de binário envia o máximo de binário de tração possível para o eixo traseiro e para a roda traseira do lado de fora da curva, resultando numa tendência para sobrevirar. O controlo eletrónico de estabilização (ESC) está automaticamente ativo no modo desportivo. As intervenções modestas do sistema ESC asseguram uma experiência de condução melhorada e ainda mais emotiva em superfícies com diferentes coeficientes de atrito. O motor e a transmissão também foram afinados especificamente para o modo dinâmico plus. Em comparação com o modo dinâmico, o regime de ralenti do 2.0 TFSI aumentou 200 rpm para 1.300 rpm, para melhorar ainda mais o desempenho fora de linha. A resposta do acelerador é ainda mais direta. Para além de passagens de caixa mais curtas, a transmissão também contribui para uma maior dinâmica com passagens de caixa mais tardias e passagens de caixa mais precoces.


Mais precisão: optimizações da suspensão

Os braços de suspensão com rolamentos mais rígidos e novos rolamentos de pivô que permitem uma curvatura mais negativa das rodas asseguram uma melhor resposta da direção e um maior controlo lateral, o que significa mais aderência e dinâmica nas curvas. A direção progressiva optimizada ajuda o S3 a fazer curvas de forma ainda mais precisa. Especialmente na posição intermédia, a direção, com a sua relação dependente do ângulo, é mais centrada, o que melhora o comportamento.

A suspensão desportiva S é de série nos modelos S3. Baixa a carroçaria em 15 mm em comparação com o A3. O mesmo se aplica à suspensão desportiva S com amortecedores adaptativos, disponível no S3 Vorsprung, que foi especialmente afinada para o separador de binário e para os respectivos modos Audi drive select.

É também utilizada uma nova geração de controlo eletrónico de estabilização. O controlo de binário seletivo das rodas, que trava seletivamente as rodas no interior da curva durante as curvas, também foi mais desenvolvido, assim como os comportamentos de tração e desaceleração. No geral, a afinação específica do S3 dos sistemas de controlo da suspensão resulta num comportamento dinâmico nas curvas e na condução. O comportamento melhorado anda de mãos dadas com uma estabilidade melhorada no limite.

Mais desaceleração: discos de travão maiores

A maior dinâmica de condução significa uma maior exigência dos travões. Por este motivo, a atualização do modelo S3 foi equipada com discos de travão ventilados de maiores dimensões no eixo dianteiro, que são perfurados para proporcionar um destaque visual. O travão de aço de 18 polegadas mede agora 357 mm de diâmetro e, com 34 mm, é quatro mm mais espesso do que anteriormente.

As pinças de dois pistões na frente também são novas. Melhoram ainda mais o desempenho da travagem, assim como as pastilhas maiores e a superfície de fricção maior dos discos, que têm uma capacidade térmica significativamente maior e, portanto, também uma maior capacidade de carga.

Mais expressividade: design progressivo

Com a atualização do modelo, o Audi S3 tem um aspeto ainda mais desportivo e elegante. O Singleframe hexagonal e sem moldura apresenta uma nova estrutura que é visivelmente mais plana e mais larga. Elementos de design em forma de L acentuam a volumosa grelha que, juntamente com as grandes e angulares entradas de ar laterais, realçam o carácter dinâmico do S3. Um impressionante spoiler dianteiro, com duas escoras verticais inspiradas nos desportos motorizados, liga os dois e rebaixa ainda mais o S3 visualmente.

Um novo para-choques também torna a traseira mais dinâmica do que nunca. A estrutura do Singleframe, com as suas distintas asas em L, reflecte-se no avental traseiro em preto brilhante por cima do difusor. Está dividido em duas partes para um design específico S que parece particularmente desportivo quando combinado com os reflectores laterais verticais que são uma caraterística de design dos modelos RS. O aspeto dinâmico é completado por quatro tubos de escape, outra caraterística do modelo S. O sistema de escape de desempenho opcional, que proporciona um som mais volumoso, inclui um silenciador em titânio.

O design progressivo do veículo é ainda mais acentuado pelos novos acabamentos metálicos expressivos, incluindo o Verde District, o Azul Ascari e o Vermelho Progressivo. Pela primeira vez, o Cinzento Daytona está também disponível num acabamento mate.

Mais variedade: até quatro assinaturas diferentes de luzes de circulação diurna

Tal como a Singleframe redesenhada, o design da iluminação é significativamente mais plano, enfatizando a largura do Audi S3. Os elementos de 24 píxeis que compõem as luzes digitais de circulação diurna nos faróis LED e Matrix LED estão agora dispostos em três filas no bordo superior da caixa. Pela primeira vez nos modelos da série A3, é agora possível selecionar e alternar entre até quatro assinaturas digitais de luzes diurnas no MMI. “Isto oferece aos nossos clientes um maior grau de personalização. Podem alterar a expressão do seu modelo em qualquer altura. As assinaturas interpretam a auto-confiança e a agilidade de diferentes formas”, afirma Cesar Muntada, Diretor de Design Light Experience da AUDI AG. “Isto também é verdade para os cenários de regresso a casa/saída de casa, que foram concebidos individualmente para cada assinatura.” Os faróis traseiros também apresentam um novo design de luz traseira e uma nova encenação da função coming home/leaving home.

Mais carisma: interior aperfeiçoado

Para combinar com o exterior mais marcante, o interior também foi significativamente aperfeiçoado. Existem bastantes alterações – desde o design da alavanca de velocidades e das saídas de ar até às incrustações decorativas em tecido e à nova iluminação interior. Todos estes elementos mostram precisão nos detalhes e enfatizam a aparência progressiva e técnica do veículo.

O pacote de luz ambiente plus de série no S3 acrescenta detalhes no compartimento de arrumação em frente à alavanca de mudanças, nas portas e na zona dos pés. Com a atualização do modelo, a consola central e o suporte para copos agora também possuem iluminação de contorno. Um novo elemento de design que chama a atenção é o painel de tecido nas portas dianteiras que foi cortado a laser 300 vezes. Os seus cinco segmentos são iluminados por uma fonte de luz no painel da porta. Os diferentes tamanhos dos elementos criam um fluxo dinâmico de luz, que também é visível ao trancar e destrancar o veículo. Isto faz com que o painel em tecido iluminado seja uma experiência de design única.

O interior dos modelos S3 apresenta cores escuras com alguns toques prateados. O forro do tejadilho preto, os pedais em aço inoxidável, as soleiras das portas iluminadas com inserções em alumínio com o logótipo S e os acabamentos interiores em alumínio realçam o carácter desportivo do veículo. Os apoios de braços em pele artificial e o ar condicionado de conforto de três zonas são equipamento de série. Achatado na parte inferior, o volante desportivo de três raios com contorno em pele inclui botões multifunções e novas patilhas cromadas no volante. Os bancos desportivos com apoios de cabeça integrados e almofadas laterais pronunciadas proporcionam um maior apoio lateral. Para além da microfibra Dinamica, está disponível um novo tecido técnico texturizado para os revestimentos decorativos, tal como a fibra de carbono, disponível no S3 Vorsprung.

Mais funcionalidade: integração de aplicações e funções a pedido

O S3 é digital e conectado, graças a numerosos serviços connect, funções on demand e uma loja de aplicações. Para além do rádio digital DAB+ e do ecrã tátil de 10,1 polegadas, o Audi virtual cockpit plus e um carregador indutivo de smartphone são fornecidos de série. Para além das duas portas de carregamento USB C dianteiras na consola central, existem duas portas adicionais na traseira, de série.

Outras características opcionais incluem o MMI navigation plus, juntamente com o portefólio connect completo e o acesso à loja de aplicações, que permite ao condutor utilizar uma vasta gama de aplicações diretamente no ecrã do veículo. As aplicações seleccionadas são instaladas no sistema de infoentretenimento do S3, sem que seja necessário um desvio através do smartphone do utilizador. Os utilizadores podem também interagir com as suas aplicações através de comandos de voz.

Sérgio Gonçalves

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