Menu Fechar

António Felix da Costa vence em Macau

António Félix da Costa, ao volante de um Dallara Volkswagen, conquistou a Taça Intercontinental da FIA em Fórmula 3, tornando-se no segundo piloto português a vencer o Grande Prémio de Macau, 12 anos depois de André Couto o ter conseguido.

Foi contudo o primeiro piloto a vencer com as cores de Portugal, já que André couto, no ano 2000 estava a correr por Macau. A prova acabou com bandeiras amarelas devido a um acidente na recta da meta quando os pilotos iniciavam a 14.ª volta.

O domínio de António Félix da Costa no circuito da Guia foi irrepreensível durante todo o fim-de-semana, realizando uma fabulosa corrida: apenas perdeu para Alex Lynn a pole positon para a corrida de qualificação; em tudo o resto, não encontrou adversários à altura.

Largando da pole-position, Félix da Costa não conseguiu um bom arranque, chegou a estar em terceiro, mas na travagem à chegada ao hotel Lisboa, no final da zona rápida da pista, recuperou o primeiro lugar que não largou mais.

O piloto português ainda sofreu durante algumas voltas a pressão do sueco Félix Rosenqvist (Dallara Mercedes), segundo na grelha, mas resistiu sempre nas investidas do adversário principalmente na travagem da curva do hotel Lisboa, um dos pontos de ultrapassagem preferidos dos pilotos.

O terceiro lugar do pódio foi ocupado pelo britânico Alex Lynn (Dallara Mercedes) que, numa ou outra volta, ainda tentou chegar ao segundo lugar, mas sem sucesso.

Na cerimónia do pódio assistiu-se a um momento caricato, quando a organização se enganou no Hino Nacional, mas a multidão presente fez esquecer o lapso, entoando “A Portuguesa” a plenos pulmões, para grande comoção de Félix da Costa.

“Foi uma corrida muito disputada”, admitiu António Félix da Costa no final. “Andei sempre no limite e estou sem palavras, apesar de haver tanto para dizer. Há tantos grandes nomes na lista dos vencedores e agora eu estou entre eles”, acrescentou o piloto português, que entra numa restrita lista de vencedores, onde constam nomes como Ayrton Senna, que venceu em 1983 e Michael Schumacher, vencedor em 1990.

Já no pódio e depois da organização se ter enganado no hino português, não foi por isso que se deixou de ouvir “A Portuguesa”, com o público a cantá-la a plenos pulmões, o que emocionou o nosso jovem campeão, naquele que é um dos momentos mais altos de sempre do desporto automóvel português.

O piloto da Red Bull Junior Team vence assim uma das mais importantes corridas do automobilismo mundial. A 59ª edição do Grande Prémio de Macau foi particularmente disputada, com 31 pilotos inscritos.
Parabéns António Felix da Costa.

Classificação final

1. Antonio Felix da Costa Carlin Dallara-VW 38m02.845s
2. Felix Rosenqvist Mucke Dallara-Mercedes + 1.573s
3. Alex Lynn Fortec Dallara-Mercedes + 2.468s
4. Pascal Wehrlein Mucke Dallara-Mercedes + 3.471s
5. Felipe Nasr Carlin Dallara-VW + 9.127s
6. Pipo Derani Fortec Dallara-Mercedes + 11.043s
7. Carlos Sainz Jr Carlin Dallara-VW + 11.417s
8. Raffaele Marciello Prema Dallara-Mercedes + 14.376s
9. Harry Tincknell Fortec Dallara-Mercedes + 16.944s
10. Will Buller Carlin Dallara-VW + 21.650s
11. Jimmy Eriksson Double R Dallara-Mercedes + 22.955s
12. Daniel Abt Carlin Dallara-VW + 24.025s
13. Kevin Korjus Double R Dallara-Mercedes + 24.632s
14. Hideki Yamauchi B-Max Dallara-Toyota + 26.502s
15. Alexander Sims T-Sport Dallara-Nissan + 26.757s
16. Jazeman Jaafar TOM’S Dallara-Toyota + 27.834s
17. Tom Blomqvist Euro International Dallara-VW + 28.565s
18. Mitchell Gilbert Mucke Dallara-Mercedes + 31.899s
19. Sven Muller Prema Dallara-Mercedes + 32.744s
20. Felix Serralles Fortec Dallara-Mercedes + 33.276s
21. Yuichi Nakayama TOM’S Dallara-Toyota + 47.525s
22. Andrea Roda Jo Zeller Dallara-Mercedes + 59.222s
23. Luis Sa Silva Angola Dallara-Mercedes + 1ª volta
25. Dennis van de Laar Van Amersfoort Dallara-VW + 1ª volta

Rui Augusto
Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

2 Comments

  1. Bruno Ferreira RP

    Momento Quase único. Parabéns Ao António, já tive oportunidade de trocar umas palavras com ele no Estoril,pessoa super humilde e um Bom Amigo.Prémio mais que merecido! pena a Comunicação social deste pais mal tocar neste assunto.

    Parabéns Campeão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.