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Apresentação do novo Vantage: concebido para condutores reais

O mais recente de uma linhagem icónica, a Aston Martin orgulha-se de apresentar o novo Vantage. O automóvel desportivo por excelência da Aston Martin e o Vantage mais rápido e orientado para o condutor dos 74 anos de história da famosa marca, é uma celebração autêntica e sem adulterações do desempenho puro, concebido para proporcionar o máximo de emoção com a máxima confiança.

Com um design reorientado através de uma lente contemporânea, o Vantage defende as qualidades que conquistaram os entusiastas durante gerações, mas que são cada vez mais difíceis de encontrar no mercado atual de automóveis desportivos. Como tal, o Vantage defende os devotos não privilegiados de uma potência de cortar a respiração, de um comportamento extremamente afiado e do equilíbrio perfeito de um chassis de motor dianteiro e tração traseira bem afinados.

O anúncio de um novo Vantage segue-se à introdução bem sucedida, no ano passado, dos aclamados DB12 Coupe e Volante. Reforçando ainda mais a próxima geração de automóveis desportivos da Aston Martin, o Vantage reafirma a posição da marca no mercado de automóveis desportivos de desempenho ultra-luxuoso, a par dos seus papéis de liderança nos segmentos de GT desportivos ultra-luxuosos, SUV e hipercarros, bem como nos mais altos escalões dos campeonatos mundiais de automobilismo.

A nova geração do Vantage dá continuidade a uma linhagem notável que remonta a 1950, altura em que o nome Vantage foi utilizado pela primeira vez para designar um conjunto de motores melhorados para o DB2, comprovado nas corridas. A primeira vez que o nome Vantage foi aplicado como designação de modelo foi em 1964, quando uma versão de alto desempenho do DB5 com o emblema Vantage se tornou o novo porta-estandarte da gama. Um modelo Vantage autónomo foi introduzido no início da década de 1970, altura a partir da qual a placa de identificação tem desempenhado um papel cada vez mais proeminente na gama de modelos da Aston Martin. Sinónimo de estilo imaculado, desempenho inesquecível e carácter inimitável, o Vantage personifica as qualidades desportivas pelas quais este nome evocativo se tornou famoso.

Este novo Vantage reflecte o período mais dinâmico dos 111 anos de história da Aston Martin. Uma força formidável na temporada de Fórmula 1® de 2023, uma presença dominante nas corridas internacionais de GT, onde o Vantage tem uma história rica como o piloto de GT de resistência mais bem sucedido e – com o recente anúncio da busca da Aston Martin pela vitória absoluta na corrida das 24 Horas de Le Mans com o Valkyrie AMR em 2025 – um adversário de primeira linha no Campeonato Mundial de Resistência.

Desempenho – os enormes ganhos na potência do motor proporcionam uma potência de nível superior
Alimentado por um motor 4.0 Twin-Turbo V8, fortemente reformulado e construído à mão, o novo Vantage é o mais rápido da história da marca. Com picos de 665 CV e uns colossais 800 Nm de binário, dá também o maior salto de sempre em termos de potência e binário em comparação com o modelo que lhe sucede, com aumentos de 155 CV e 115 Nm que equivalem a ganhos de 30% e 15%, respetivamente.

Estas potências mais elevadas foram conseguidas através de uma afinação extensiva pelos engenheiros da Aston Martin, com a adoção de perfis de cames modificados, taxas de compressão optimizadas, turbos maiores e maior arrefecimento, o que permitiu obter os novos valores impressionantes e criar um motor com um carácter mais nítido, mais visceral e mais vocal.

Associado a uma caixa automática ZF de 8 velocidades, este motor é suficiente para impulsionar o desportivo de dois lugares até uma velocidade máxima de 202 mph e para o levar de uma paragem a 60 mph em apenas 3,4 segundos. Tanto a relação de transmissão final encurtada (3,083:1) como a calibração das mudanças da transmissão foram aperfeiçoadas para maximizar a resposta e o prazer, sendo que a primeira proporciona uma aceleração mais vigorosa em marcha, enquanto a segunda reduz as velocidades de mudança e oferece características de mudança diferentes para se adequar a cada um dos modos dinâmicos do Vantage.

A aceleração de arranque em pé foi aperfeiçoada com a introdução de um novo sistema de Controlo de Arranque. Totalmente integrado no grupo motopropulsor, na transmissão e no Programa Eletrónico de Estabilidade (ESP), quando ativado pelo condutor, o Controlo de Arranque permite que o automóvel utilize tanto binário quanto as condições o permitirem, utilizando o E-Diff, o controlo de patinagem do ESP e a gestão do binário do motor para manter a patinagem das rodas no intervalo ideal durante o arranque. O condutor pode também definir a quantidade exacta de patinagem que pretende durante o lançamento, efectuando alterações através do sistema de Controlo de Tração Ajustável (ATC) – reduzindo ou aumentando a quantidade de patinagem controlada permitida pelo Sistema de Controlo de Arranque ou permitindo a si próprio o controlo total do acelerador, definindo o ATC para Controlo de Tração (TC) Desligado.

A libertação do desempenho adicional do motor aumentou a carga térmica, o que exigiu uma reformulação completa do sistema de arrefecimento do motor. Para garantir temperaturas estáveis do ar de admissão em todas as condições, foi instalado um radiador adicional de baixa temperatura no circuito de água do refrigerador de carga, tendo sido adicionados mais dois refrigeradores auxiliares ao radiador principal central existente para aumentar ainda mais a capacidade térmica.

O sistema de óleo também beneficiou de extensas actualizações, com o arrefecedor de óleo auxiliar do motor fora de borda a apresentar agora o dobro da área frontal do seu antecessor. O fluxo de ar térmico também foi melhorado com um aumento de 50% no volume de ar frio que chega aos radiadores.

Condução e dinâmica Parte 1: – A estrutura em alumínio ligado altamente evoluída, a distribuição de peso perfeita 50:50 e a suspensão topo de gama constituem a base para uma experiência de condução definitiva
A estrutura em alumínio altamente evoluída, a perfeita distribuição de peso 50:50 e a suspensão topo de gama proporcionam a base para uma experiência de condução definitiva. Construído com base na construção em alumínio ligado de última geração da Aston Martin, o Vantage apresenta uma estrutura de carroçaria melhorada para proporcionar uma dinâmica mais concentrada e envolvente, graças a componentes adicionais de reforço da parte inferior da carroçaria para uma maior rigidez torsional global.

Entre estas alterações encontra-se uma barra transversal da carroçaria dianteira redesenhada e reposicionada, que foi deslocada para trás para aumentar a rigidez do ponto de montagem da suspensão dianteira de duplo braço para uma melhor sensação de direção dentro e fora do centro. Foram conseguidas outras melhorias com a instalação de uma barra transversal do motor dianteiro mais rígida, mas mais leve, para aumentar a rigidez de torção e a rigidez lateral entre as torres da suspensão dianteira.

Na traseira, o Vantage beneficia de um aumento de 29% na rigidez sob carga em curva, devido a um maior reforço lateral entre as torres da suspensão traseira. Juntamente com as revisões efectuadas nos tabuleiros inferiores dianteiros e traseiros para uma maior rigidez lateral, as melhorias combinadas na rigidez de montagem dos amortecedores dianteiros e traseiros significam ganhos tangíveis em termos de precisão, equilíbrio de condução e feedback do condutor, juntamente com um aumento geral do requinte.

Esta sensação de rapidez, controlo e ligação é ainda reforçada pelos novos amortecedores adaptativos inteligentes. Com um aumento de 500% na largura de banda da distribuição de força em relação ao hardware da geração anterior, estes amortecedores de última geração possuem uma imensa gama de controlo e velocidade de resposta, o que permitiu aos engenheiros de atributos dos veículos da Aston Martin aperfeiçoar a dinâmica do Vantage até ao seu limite mais aguçado possível.

A calibração precisa dos amortecedores conferiu ao Vantage uma sensação inerentemente desportiva, deixando espaço para introduzir um controlo progressivamente mais apertado da carroçaria à medida que o condutor explora a gama de modos dinâmicos. Combinado com o diferencial de direção eletrónico e o Programa Eletrónico de Estabilidade (ESP), o Vantage tem a capacidade de se adaptar às exigências de uma estrada alpina desafiante ou de uma pista de corrida aberta, bastando premir um botão e rodar um interrutor.

Foi prestada uma atenção obsessiva ao sistema de Direção Assistida Eletrónica (EPAS) do Vantage. A instalação de uma coluna de direção não isolada significa que os inputs de direção do condutor são directos e sem interrupções, enquanto o fluxo de informação da estrada é granular em detalhe e agradavelmente tátil.

O EPAS tem uma cremalheira de relação constante de 12,8:1 com assistência variável, sensível à velocidade, e 2,27 voltas de bloqueio a bloqueio. Este nível variável de assistência está integrado nos programas de modos dinâmicos do Vantage, sendo o nível de assistência reduzido gradualmente à medida que o condutor se aproxima do modo mais agressivo (Track).

A resposta da direção e a aderência da dianteira foram ainda melhoradas pelos pneus Michelin Pilot Sport S 5 com código “AML”, fabricados especificamente para o Vantage. Com medidas 275/35 R21 (103Y) à frente e 325/30 R21 (108Y) atrás, apresentam um composto feito à medida e foram afinados pela equipa de dinâmica da Aston Martin para se adequarem à resposta super-rápida, aos elevados níveis de aderência e às características de travagem progressiva esperadas do modelo mais orientado para o condutor da gama Aston Martin.

O Vantage inclui jantes de liga leve forjadas de 21″ de série. Com 9,5 J à frente e 11,5 J atrás, a estrutura destas jantes leves foi concebida com recurso a ferramentas de simulação para remover cada grama de massa em excesso, sem comprometer a resistência ou a estética. Existe uma escolha de três designs diferentes – Five-Spoke de série e Multi-Spoke e Y-Spoke opcionais – numa gama de cores e acabamentos, incluindo Satin Bronze, introduzido pela primeira vez no DB12.

O Vantage está equipado de série com discos dianteiros de 400 mm em ferro fundido e discos traseiros de 360 mm com faces perfuradas para uma melhor gestão do calor e resistência ao desvanecimento. O servofreio também foi afinado em comparação com o modo de saída para dar ao condutor maior confiança graças a um pedal firme, com uma combinação perfeita de potência de travagem imediata e resposta progressiva.

Os travões de cerâmica de carbono (CCB) podem ser especificados no Vantage como opção. Proporcionando um maior desempenho de travagem e uma redução do desvanecimento dos travões a temperaturas até 800 °C, a instalação do CCB também poupa 27 kg de massa não suspensa em comparação com o sistema de travagem em ferro fundido, o que, por sua vez, melhora a qualidade de condução e a resposta da direção.

Condução e dinâmica Parte 2: Sistema de controlo Active Vehicle Dynamics de última geração para um controlo excecional e um carácter inconfundível
Como convém ao seu papel de modelo mais desportivo da gama, os engenheiros da Aston Martin maximizaram os benefícios da extraordinária arquitetura do chassis do Vantage com os mais recentes sistemas electrónicos para maximizar a performance e criar um carácter dinâmico inconfundível. Centrados na obtenção de uma maior agilidade e de uma resposta mais nítida da direção, ao mesmo tempo que proporcionam maior precisão, consistência e feedback mais detalhado para uma maior confiança e ligação, o resultado é um automóvel que dá as boas-vindas aos verdadeiros condutores e os convida a explorar os limites. Recompensa uma condução hábil, mas não depende dela para proporcionar uma experiência emocionante.

A chave para a intensificação do carácter de condução do Vantage é um avançado sistema de controlo da dinâmica do veículo, . Este sistema recolhe informações de vários sensores do automóvel e do condutor, tais como o acelerómetro de 6 eixos, o grupo motopropulsor, o sistema de travagem e os sensores E-Diff, para criar uma imagem detalhada do comportamento exato do automóvel e aplicá-la à gestão global do sistema ESP. Ao recolher essa informação e compará-la com os parâmetros de Estimativa Integrada da Dinâmica do Veículo (IVE) baseados em modelos, o ESP pode então controlar ativamente os três pilares fundamentais do sistema de dinâmica do veículo (condução, manobrabilidade e direção) para otimizar a resposta do veículo e o comportamento de manobra em todas as condições meteorológicas, na estrada e na pista.

Este sistema de nova geração utiliza uma 6D-IMU, ou Unidade de Medição Inercial, de última geração, que combina a monitorização de Surge (deslocação para a frente/para trás), Heave (deslocação para cima/baixo) e Sway (deslocação para a esquerda/direita) com Roll (inclinação de um lado para o outro), Pitch (inclinação para a frente/para trás) e Yaw (viragem para a esquerda/direita). Ao seguir simultaneamente os movimentos do automóvel e a taxa de aceleração nos seis eixos, o grau e a taxa de intervenção do ESP são sempre avaliados na perfeição.

A potência é fornecida através de uma transmissão automática ZF de 8 velocidades e de um diferencial traseiro eletrónico (E-Diff). Ao contrário de um diferencial de deslizamento limitado convencional, este aumenta ativamente a estabilidade em conjunto com o ESP, permitindo um controlo preciso e imediato para uma tração optimizada, um comportamento consistente e uma agilidade melhorada. O E-Diff pode passar de zero a bloqueio total em 135 ms e pode reagir tão rapidamente quanto 60 ms quando necessário como modificador da dinâmica do veículo.

O Controlo Integrado do Deslizamento dos Travões (IBC) utiliza o sistema de controlo ABS de última geração para não só otimizar as distâncias de paragem, como também aplicar a Vectorização do Deslizamento dos Travões para preparar o automóvel para a entrada em curva. O Controlo Integrado da Tração (ITC) combina a gestão do motor, dos travões e do diferencial traseiro para proporcionar um controlo de deslizamento preditivo para uma tração óptima, juntamente com a Vectorização do Deslizamento da Tração para a quantidade perfeita de tração à saída da curva. Por fim, o Controlo Integrado da Dinâmica do Veículo (IVC) actua sobre os travões, o grupo motopropulsor e o diferencial E para gerir o ESP de forma a otimizar o equilíbrio e o comportamento nos limites da dinâmica de condução, melhorar as características dinâmicas para todos os estilos de condução e proporcionar uma ativação preditiva para intervenções mais suaves do ESP.

Trabalhando em harmonia com o ESP de última geração, o E-Diff adapta o seu comportamento de acordo com o tipo de curva, ajudando o Vantage a rodar em curvas mais apertadas para explorar a sua resposta dianteira super-rápida, mas mantendo a compostura e inspirando confiança nas curvas a alta velocidade, quando a estabilidade é fundamental.

Embora exista uma função de segurança óbvia, o novo ESP está afinado para funcionar como um auxiliar de desempenho e não como um limitador de desempenho. Um exemplo perfeito disto – e algo novo para o Vantage – é o Controlo de Tração Ajustável (ATC). Para além da possibilidade de escolha entre os modos Wet, On e Track do ESP, o ATC desactiva a função de controlo de guinada do ESP, pelo que não existe assistência fora do acelerador, mas é mantido um nível de controlo de tração – sendo a quantidade exacta selecionada pelo condutor através do interrutor rotativo do ATC.

Uma vez acedido, o ATC começa na posição intermédia 5 como predefinição, mas o condutor pode reduzir ou aumentar gradualmente a quantidade de patinagem permitida. Diminuir de 4 para 1 ajuda a manter o carro mais estável no acelerador. Os cenários de utilização típicos seriam para ajudar a gerir os pneus quentes numa pista ou em condições de pista mais difíceis (ou seja, molhada), mas é igualmente eficaz para ajudar o condutor a ganhar confiança com o ESP Off antes de passar para as definições de patinagem mais elevadas acedidas nas posições 5-8.

Quando a posição 5 é selecionada, o binário do motor é modulado para controlar a derrapagem a um nível que permita uma volta rápida e limpa. A sobreviragem pode ser conseguida e o condutor deve reagir em conformidade. Os níveis 6-8 permitem ao condutor aumentar a patinagem das rodas com o controlo de guinada desligado, reduzindo assim a estabilidade no acelerador. Os modos permitem que o condutor desenvolva as suas capacidades para aprender gradualmente o comportamento do veículo em ângulos de deslizamento elevados antes de mudar para o TC Off, que permite ao condutor total liberdade para controlar o automóvel apenas com o acelerador e a direção.

Design e tecnologia interiores – ambiente desportivo, luxo supremo
O Vantage é, no fundo, um automóvel desportivo de alta competição, mas isso não significa que faça sacrifícios no que respeita ao design, ao conforto ou aos níveis de equipamento. A nova geração do Vantage faz uma afirmação de cortar a respiração com um interior ultra-luxuoso totalmente novo, definido por linhas arquitectónicas perfeitas, revestido com os melhores materiais e equipado com tecnologia de ponta e um espantoso sistema de som surround desenvolvido pelo parceiro áudio Bowers & Wilkins.

Linhas limpas e ininterruptas criam um ambiente marcante e elegante no interior do cockpit do Vantage, proporcionando uma sensação de espaço e clareza ao condutor. Desde as esguias saídas de ar e o ecrã de infoentretenimento perfeitamente integrado até ao conjunto claramente definido de interruptores físicos na secção inferior da consola central, o interior do novo Vantage é um triunfo da beleza funcional e da qualidade tátil.

As peles macias e aromáticas de Bridge of Weir, cosidas à mão, criam um espaço confortável e acolhedor, mas a posição de condução, os bancos desportivos super-suportados e a ergonomia centrada no condutor acrescentam uma funcionalidade sem esforço que sustenta a opulência e aumenta o prazer de cada viagem.

O Vantage está equipado de série com o sistema áudio Aston Martin 390w com 11 altifalantes. Desenvolvido com recurso a hardware avançado, este sistema inclui um modo de som Surround com processamento de som surround QuantumLogic® para uma paisagem sonora envolvente.

No entanto, os verdadeiros audiófilos irão deliciar-se com o sistema opcional desenvolvido com o parceiro áudio da Aston Martin, a Bowers & Wilkins. Acusticamente concebido para o volume e forma do interior do Vantage, este sistema excecional utiliza tecnologias e inovações encontradas nas aclamadas colunas de classe mundial da Bowers & Wilkins.

Os tweeters de cúpula dupla em alumínio e os altifalantes de gama média Continuum® proporcionam a este sistema de som surround de 15 altifalantes, com amplificação dupla de 1.170 W, um som equilibrado e preciso. Os altifalantes 3D dedicados e um potente subwoofer proporcionam uma experiência sonora tão dinâmica e potente como o próprio Vantage.

O Vantage é o segundo modelo a integrar o sistema de informação e entretenimento de última geração da Aston Martin. Criado internamente e introduzido pela primeira vez no DB12, é totalmente personalizado e desenvolvido internamente a partir do zero. Complementado por uma nova aplicação de conetividade com o cliente Aston Martin, compatível com dispositivos iOS e Android, permite a interação, o controlo e o feedback de e para o Vantage do cliente através do seu dispositivo pessoal.

Um sistema multi-ecrã totalmente integrado e com total conetividade online, inclui tecnologia de ecrã tátil Pure Black de 10,25″ com controlo capacitivo completo por gestos com um ou vários dedos. Os comandos do ecrã tátil são equilibrados com a táctilidade positiva dos interruptores físicos, sendo mantidos os botões para as principais operações mecânicas de seleção de velocidades, seleção de condução, aquecimento e ventilação. Existem também interruptores para Chassis, ESP e Exaustão, Assistência na Faixa de Rodagem e Controlo da Distância de Estacionamento, assegurando que os comandos mais utilizados podem ser accionados intuitivamente e sem necessidade de tirar os olhos da estrada.

Sérgio Gonçalves

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