Menu Fechar

APRESENTAMOS O DEFENDER OCTA O NOVO LÍDER DE MÁXIMA PERFORMANCE EM ESTRADA E TODO-TERRENO

Apresentamos a nova estrela da gama Defender, a marca britânica de veículos de aventura: o novo Defender OCTA. O modelo mais robusto, mais luxuoso e com melhor performance da imparável família 4×4, que eleva as capacidades do Defender 110 a um nível sem precedentes.

O modelo OCTA, equipado com um motor V8 Mild-Hybrid biturbo de 4,4 litros, é o Defender mais extremo e potente de sempre, com 635 CV e até 750 Nm de binário para uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,0 segundos. Os componentes do chassis, totalmente revistos e com tecnologia inovadora, incluindo a suspensão 6D Dynamics, elevam o desempenho dinâmico a um nível sem precedentes.

O aspeto exterior é mais arrojado e robusto, proporcionando um caráter único. A altura de condução e a largura foram aumentadas, e as abas dos guarda-lamas alargadas para proporcionar uma presença em estrada extraordinária. Os para-choques redesenhados melhoram os ângulos de ataque e saída, enquanto a proteção robusta nas secções inferiores da carroçaria incentiva os condutores a explorar terrenos desafiantes. Proporciona também a maior capacidade de passagem a vau de qualquer Defender até à data: até um metro de água.

Mark Cameron, Managing Director, Defender, declarou: “Com o novo Defender OCTA, conseguimos desenvolver todo o potencial do Defender. É a definição pura de abrangência de capacidades e um reflexo do que podemos alcançar utilizando as melhores tecnologias e talento da divisão de engenharia. O potente motor V8, a tecnologia inovadora de suspensão 6D Dynamics, os acabamentos requintados e os detalhes únicos transformam-no num veículo extraordinário, incrivelmente robusto e, por isso, extremamente desejável”.

O nome do novo Defender OCTA é inspirado no mineral mais resistente e desejável do mundo, o diamante, e na forma octaédrica que lhe confere um aspeto e durabilidade inigualáveis. Esta forma serviu também de inspiração para o novo grafismo distinto, tornando-o o topo da gama Defender: robusto e resistente, e simultaneamente marcante, único e inigualável. 

Os Defender OCTA incorporam um grafismo de diamante, composto por um diamante preto brilhante dentro de um disco de titânio maquinado e escovado, nos painéis com o grafismo distinto.

O luxo robusto do Defender OCTA atinge o seu expoente máximo no Defender OCTA Edition One, que estará disponível durante o primeiro ano de produção. Disponibiliza elementos especialmente selecionados, com acabamentos na cor exclusiva Faroe Green, com interior em poliuretano UltrafabricsTM Khaki e Ebony com tecidos sem costura impressos em 3D, novos detalhes em fibra de carbono laminada e jantes em liga leve forjadas de 20 polegadas com opção de pneus All-Terrain ou Advanced All-Terrain de design exclusivo .

Performance inigualável

O novo Defender OCTA proporciona um desempenho inigualável à família Defender. Impulsionado por um motor V8 Mild-hybrid biturbo de 4,4 litros e 635 CV, acoplado a uma caixa automática de oito velocidades e caixa de transferência de duas velocidades, é o Defender mais potente e extremo de sempre. O novo Defender OCTA pode atingir uma velocidade máxima de até 250 km/h quando configurado com jantes em liga leve de 22 polegadas e pneus All-Terrain.

Com um binário de 750 Nm (até 800 Nm com o modo Dynamic Launch ativado) adaptado ao extraordinário desempenho todo-o-terreno do veículo, o novo Defender OCTA acelera de 0 a 100 km/h em 4,0 segundos, enquanto o binário máximo pode ser disponibilizado desde apenas as 1800 rpm até quase às 6000 rpm, para uma condução excecional.

Performance e durabilidade excecionais

O desempenho dinâmico do novo Defender OCTA ultrapassa o de qualquer outro Defender: incorpora, pela primeira vez num Defender, a tecnologia de suspensão 6D Dynamics com interligação hidráulica, bem como alterações significativas de hardware e geometria. Tem uma conceção única que torna a sua condução tão divertida em estrada como fora de estrada, sem quaisquer compromissos.

O Defender OCTA tem mais 28 mm de altura e mais 68 mm de largura, que proporcionam maior estabilidade e maior altura ao solo. Foram atualizados vários componentes da suspensão para assegurar um nível excecional de fiabilidade e controlo em todos os tipos de piso – com a máxima articulação de eixos fora de estrada e rolamento reduzido em estrada – incluindo triângulos mais longos e mais robustos e amortecedores ativos especiais com acumuladores independentes. Inclui também discos de travão dianteiros atualizados de 400 mm com pinças Brembo e proporciona a relação de viragem mais rápida da família Defender, assegurando respostas imediatas e precisas. 

Enquanto a equipa mergulhava num mundo de performance e resistência sem precedentes com a criação do Defender OCTA, foi necessário criar um programa de testes e desenvolvimento personalizado composto por mais de 13 960 testes adicionais, incluindo durabilidade fora de estrada a alta velocidade e durabilidade em estrada a alta velocidade.

A rede avançada de amortecedores semi-ativos continuamente variáveis, com interligação hidráulica, elimina virtualmente o rolamento e aceleração longitudinal em estrada, e o sistema 6D Dynamics proporciona um conforto e requinte sem precedentes na família Defender. Em terrenos desafiantes, o 6D Dynamics aumenta a articulação de eixos e permite ultrapassar obstáculos ainda mais extremos, para que os clientes se possam aventurar a descobrir locais inexplorados com o máximo conforto.

Os modos de condução melhorados permitem-lhe tirar o máximo partido da performance do novo Defender OCTA, que pode detetar automaticamente o tipo de superfície em que se encontra a conduzir e otimizar as configurações dinâmicas em conformidade. Em complemento ao modo Comfort de série, o modo Dynamic proporciona uma experiência em estrada sem precedentes, centrada na performance, e permite-lhe ajustar a configuração da direção, do acelerador e da suspensão do veículo premindo simplesmente o botão transparente no logótipo do volante.

Uma pressão longa neste botão permite aceder ao modo OCTA, o primeiro modo de condução todo-o-terreno específico do Defender centrado na performance. Foi especificamente desenvolvido para assegurar um nível imbatível de controlo e de confiança ao condutor. O modo OCTA inclui também o modo de ativação para todo-oterreno, que proporciona uma aceleração ideal em pisos menos firmes. Em complemento, quando combinado com as configurações mais suaves do controlo de tração (TracDSC ou DSC desativados), disponibiliza também uma calibração única do ABS todo-o-terreno que assegura um desempenho de travagem imbatível também em pisos menos firmes.

Para manobras todo-o-terreno mais técnicas, permanecem disponíveis os modos Terrain Response característicos do Defender, que proporcionam configurações específicas para areia, lama, trilhos, relva, gravilha, neve e pedras/marcha-lenta, bem como sistemas de assistência à condução todo-o-terreno, como o ClearSight Ground View , que torna o capot transparente para melhorar a visibilidade e a segurança em trajetos desafiantes.

Exterior arrojado

A presença em estrada imponente e o aspeto todo-o-terreno do Defender culminam no Defender OCTA. Incorpora pneus com 33 polegadas de diâmetro, os maiores de sempre instalados num Defender, incluindo um pneu Goodyear1 All-Terrain avançado desenvolvido especificamente para o modelo OCTA. Esta introdução exigiu o alargamento das cavas das rodas, que complementam a carroçaria dianteira otimizada para pisos todo-o-terreno com desenhos exclusivos de grelha que permitem um maior fluxo de ar sob o capot; um novo para-choques traseiro que inclui um sistema de escape ativo com quatro ponteiras, proteção robusta da secção inferior da carroçaria que inclui um cárter dianteiro em liga de alumínio com acabamento em tom Graphite e pontos de recuperação dianteiros e traseiros expostos com acabamento em Phosphor Bronze.

A paleta de cores do Defender OCTA incorpora dois novos acabamentos metálicos premium, Petra Copper e Faroe Green, em complemento ao Carpathian Grey e Charente Grey, e todos os modelos Defender OCTA apresentam o tejadilho e tampa da bagageira contrastante em Gloss Narvik Black. Os clientes podem personalizar adicionalmente o seu veículo com uma nova película protetora mate que contribui para proteger a carroçaria em ambientes desafiantes, além de acrescentar um aspeto sofisticado que realça o seu perfil distinto e aparência elegante.

A cor Faroe Green encontra-se disponível apenas nos veículos Defender OCTA Edition One, tal como os pormenores em fibra de carbono laminada. Este acabamento distinto, que inclui matérias-primas recicladas, é utilizado na inscrição do capot, nas molduras das grelhas de ventilação e das grelhas no capot, bem como nas costas dos bancos dianteiros e na moldura da consola central.

O design e a performance do novo Defender OCTA são melhorados e maximizados com acessórios opcionais exclusivos, como uma entrada de ar dupla e elevada, concebida especificamente para este veículo, com detalhes em fibra de carbono laminada e um kit de instalação de guincho para as aventuras todo-o-terreno mais ousadas.

Interior atraente e envolvente

As características interiores cuidadosamente selecionadas do novo Defender OCTA distinguem-no dos restantes. Encontram-se disponíveis duas opções em poliuretano UltrafabricsTM de alta resistência, que é 30% mais leve do que o couro tradicional. Os bancos de dois tons Khaki e Ebony, com acabamento simples em tecido impresso em 3D e sem costuras, são incorporados de série no Defender OCTA Edition One.

No que respeita ao Defender OCTA, o acabamento interior de série é um novo couro semi-anilina em Burnt Sienna com tecido KvadratTM em Ebony. Como opção, os Defender OCTA podem ser disponibilizados com poliuretano UltrafabricsTM em Light Cloud e Lunar, ou com couro semi-anilina em Ebony.

A primeira fila do Defender OCTA inclui os novos bancos Performance com maior apoio nas costas e apoios de cabeça integrados. A ligação estreita do Defender à música reflete-se na tecnologia áudio imersiva Body and Soul Seat, que estará disponível pela primeira vez num Defender.

A tecnologia Body and Soul Seat foi desenvolvida em parceria com especialistas da indústria musical da SUBPAC e a Universidade de Coventry, e permite que o condutor e o passageiro da primeira fila da frente não ouçam apenas a música, mas que a sintam também. Os ocupantes dispõem também de seis programas de bem-estar para descontrair ou melhorar as respostas cognitivas em movimento, consoante a sua preferência.

O novo Defender OCTA Edition One, que estará disponível durante o primeiro ano de produção, terá um preço de referência desde £160 800 no Reino Unido. A apresentação dinâmica ao público da nova estrela todo-o-terreno de alta performance está marcada para o Goodwood Festival of Speed (de 11 a 14 de julho de 2024).

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.