O Audi Q8 e-tron edition Dakar1 é uma série especial inspirada no rali mais exigente do mundo. No exterior, a superior altura ao solo e os opcionais motivos decorativos fazem lembrar o RS Q e-tron concebido para o Rali Dakar, um automóvel de competição alimentado por um sistema de propulsão elétrica e um conversor de energia. As capacidades todo-o-terreno deste Q8 e-tron exclusivo, combinadas com o seu binário elevado e disponível de forma instantânea, são perfeitas para clientes de espírito aventureiro que também querem conduzir de forma elétrica no dia-a-dia. A Audi irá produzir 500 unidades da série especial Q8 e-tron edition Dakar1, estando as encomendas abertas até 31 de janeiro de 2024 (preço sob consulta).
O Audi Q8 e-tron edition Dakar1 (consumo combinado de energia elétrica em kWh/100 km: 25,1-24,7, emissões combinadas de CO2 em g/km: 0 – com pneus de verão e sem barras de tejadilho) baseia-se num Q8 e-tron quattro 55 advanced2 (consumo combinado de energia elétrica em kWh/100 km: 24,4-20,6, emissões combinadas de CO2 em g/km: 0). A capacidade útil da bateria é de 106 kWh (total: 114 kWh) e a unidade de tração quattro, com os seus dois motores elétricos, debita 408 cv (300 kW) em modo boost e um binário máximo de 664 Nm. Estes dados permitem ao SUV 100% elétrico acelerar de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos com os pneus de série. Com os pneus todo-o-terreno General Grabber AT3, o veículo alcança os 100 km/h em 5,9 segundos. De acordo com a norma WLTP, a autonomia é de até 487 quilómetros. A velocidade máxima está limitada a 200 km/h.
Em comparação com o modelo de que deriva, o Q8 e-tron edition Dakar1 equipado com pneus todo-o-terreno General Grabber AT3 tem uma distância ao solo 31 milímetros mais elevada e foi concebido para um melhor comportamento dinâmico em superfícies de baixa aderência, como gravilha ou neve. Na configuração original, o veículo tem uma distância ao solo de 206 milímetros. A velocidades mais elevadas, a carroçaria baixa e aproxima-se da estrada – 15 milímetros a 85 km/h, 17 milímetros a 100 km/h e 13 milímetros a 120 km/h – o que otimiza a estabilidade de condução a altas velocidades e permite uma melhor aerodinâmica para que se alcance uma autonomia superior. Em conjunto com o ângulo de ataque de 20 graus e o ângulo de saída de 26 graus, o SUV elétrico está bem preparado para enfrentar terrenos fora de estrada. A estratégia de controlo da suspensão pneumática foi igualmente revista para responder às exigências típicas da condução fora de estrada. A profundidade de passagem a vau é de 300 mm.
Visual exterior distinto acentua o aspeto de todo-o-terreno desportivo
O Q8 e-tron edition Dakar1 está disponível em Bege Siam metalizado, Preto Mythos metalizado e Cinzento Magnet. A grelha Singleframe surge sempre na cor da carroçaria. Como opção, a iluminação da grelha Singleframe, com uma faixa de luz, cria uma ligação visualmente consistente entre os faróis. Os aros das rodas alargados e contínuos à frente e atrás conferem ao Q8 e-tron edition Dakar1 uma postura confiante na estrada. Abrindo a porta do condutor, as palavras “edition Dakar” são projetadas no piso por luzes LED. A classe individual desta série especial também se reflete na exclusividade do revestimento da chave com um logo especial. Está disponível uma chave mãos-livres (com sistema de alarme antirroubo), que pode ser utilizada para abrir as portas e a tampa da bagageira através da comunicação sem fios com o veículo. A chave também pode trancar o veículo através de sensores nos puxadores das portas.
O Q8 e-tron edition Dakar1 pode ser equipado com autocolantes exclusivos inspirados na decoração do RS Q e-tron que participa no Rali Dakar. A partir da carroçaria pintada a Preto Mythos metalizado, o automóvel recebe um embelezamento parcial, ou seja, o revestimento utiliza transparências intencionais e não cobre toda a superfície, embora todos os componentes exteriores sejam tratados. Apenas 99 unidades poderão contar com estes acabamentos, com a numeração desta série especial a surgir em letras foscas no pilar lateral traseiro (D).
Vasto equipamento de série reforça o cunho de série limitada
A série especial Q8 e-tron edition Dakar1 sai da linha de produção equipado com faróis e luzes traseiras Matrix LED de série para uma iluminação de estrada precisa e de alta resolução. No interior, a linha S line é agora de série, incluindo bancos desportivos revestidos a microfibra Dinamica e pele artificial. O veículo também possui volante desportivo multifunções em pele, um elegante revestimento do teto em preto, pedais em aço inoxidável e um apoio de braços central confortável. Os frisos decorativos são em alumínio escovado mate, enquanto as soleiras das portas apresentam inserções em alumínio. A parte superior do painel de instrumentos e os elementos interiores inferiores surgem com acabamento em pele artificial preta. Em opção, estão disponíveis costuras Audi Sport em vermelho que acrescentam detalhes contrastantes com costuras coloridas nos bancos desportivos, volante e apoios de braços das portas. Os cintos de segurança são também revestidos a vermelho para combinarem na perfeição com o toque desportivo do habitáculo.
A presença de um head-up display complementa o painel de instrumentos digital, projetando informações importantes diretamente no para-brisas para que o condutor não tenha de desviar os olhos da estrada. Outra das novidades é a introdução de uma vista no sistema operativo MMI com informações dedicadas a todo-o-terreno, caso do ângulo de inclinação do veículo. Além disso, a Audi oferece imagens de fundo no ecrã do MMI criadas especialmente para o Q8 e-tron edition Dakar1, com imagens de fundo do MMI coordenadas com a iluminação ambiente. O espírito do veículo é aqui representado através de três cenários, desde tempestades no deserto e rastos de pneus até uma paisagem de dunas. A Audi phone box torna a utilização do telefone muito cómoda, ligando o smartphone do condutor (possível de carregar indutivamente) à antena do automóvel. Esta edição especial também surge equipada de série com os pacotes de assistência City e Tour.
O pacote de arrumação interior e a abertura elétrica da bagageira são elementos que reforçam o caráter prático do Q8 e-tron edition Dakar1, em que os revestimentos robustos da bagageira e dos tapetes apresentam a inscrição edition. A série limitada também vem equipada com barras de tejadilho com capacidade para até 40 kg de carga, uma bolsa para as barras de tejadilho e correias para fixar acessórios.
O Q8 e-tron edition Dakar1 é entregue aos clientes com oito pneus. O automóvel vem equipado com resistentes pneus todo-o-terreno General Grabber AT3 para enfrentar percursos fora de estrada. Estes pneumáticos também asseguram melhor aderência numa larga variedade de superfícies, incluindo gravilha, pedras soltas, caminhos de montanha e estradas cobertas de neve. O rasto especial do piso otimiza a aceleração bem como a travagem e o controlo lateral da carroçaria, permitindo também que os pneus se auto-limpem de forma eficiente, especialmente na travessia de superfícies lamacentas. Os Grabber AT3 também oferecem excelentes características de condução e baixa emissão de ruído em estradas de asfalto para que seja mantido elevado conforto na condução. Os pneus todo-o-terreno têm uma marcação M+S, o que significa que são adequados para utilização durante todo o ano. O Q8 e-tron edition Dakar1 também inclui um conjunto de pneus de verão com jantes de 20 polegadas de cinco raios em ‘V’.
Características especiais: mais luz, visibilidade e som
O opcional Pacote Iluminação Ambiente plus tem seis perfis de cor predefinido e pode recriar até 30 cores para iluminação do habitáculo. Como alternativa à climatização automática de duas zonas, de série, a Audi disponibiliza o ar condicionado automático de quatro zonas. A climatização pode recorrer a um sistema de aquecimento auxiliar de alta voltagem que permite aquecer o interior mais rapidamente em condições muito frias, enquanto o aquecedor adicional da bateria do veículo assegura que a mesma está apta a ser carregada mesmo a temperaturas muito baixas. O opcional sistema de som Premium 3D Bang & Olufsen possui 16 altifalantes e oferece 705 watts de potência. Os espelhos laterais virtuais com câmaras, disponíveis como opção, reduzem a largura total do veículo em 15 centímetros, contribuindo para o apuro do coeficiente de resistência e ainda proporcionam uma melhor visibilidade face aos espelhos convencionais em ambientes de condução em todo-o-terreno.
1 – Audi Q8 e-tron edition Dakar
Consumo combinado de energia elétrica em kWh/100 km: 25,1-24,7 (WLTP) com pneus de verão e sem barras de tejadilho; emissões de CO2 combinadas: 0 g/km
2 – Audi Q8 e-tron 55 quattro
Consumo combinado de energia elétrica em kWh/100 km: 24,4-20,6 (WLTP) com pneus de verão e sem barras de tejadilho; emissões de CO2 combinadas: 0 g/km
- NOVO A3 ALLSTREET 40 TFSIE: O HÍBRIDO PLUG-IN COM CARACTERÍSTICAS CROSSOVER - 12 de Novembro de 2024
- TRÊS NOVOS MODELOS: A PORSCHE COMPLETA A SEGUNDA GERAÇÃO DO TAYCAN - 12 de Novembro de 2024
- ŠKODA OCTAVIA BREAK RS VENCE O PRESTIGIADO PRÉMIO VOLANTE DE OURO 2024 NA CATEGORIA DE CARROS DE MÉDIA DIMENSÃO - 12 de Novembro de 2024