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Ariel lança o novo Nomad – o derradeiro automóvel desportivo que pode ir a qualquer lado

A Ariel Motor Company, o fabricante britânico de baixo volume de veículos ultraleves para estrada, pista e todo-o-terreno, lançou o derradeiro automóvel desportivo que pode ir a qualquer lado – o novíssimo Ariel Nomad 2.

O lançamento da segunda geração do Ariel Nomad pela Ariel tem o nome apropriado de “Nomad 2”. Tal como acontece com o automóvel desportivo Atom, agora na sua quarta geração, o Nomad evolui e mantém o valor central da Ariel de SERIOUS FUN, sintetizando a filosofia da empresa de que a forma segue a função.

Conhecido como o “irmão mais sortudo” do Atom, a capacidade todo-o-terreno do Nomad é imediatamente evidente com a suspensão exterior exposta, amortecedores de longo curso, painéis da carroçaria resistentes a danos, entradas de ar elevadas e um interior com mangueiras.

O Nomad 2 é um desenvolvimento instantaneamente reconhecível do original, mas a evolução da linguagem de design é clara quando se comparam os dois veículos. O Nomad 2 é um design totalmente novo desde o início – apresentando apenas três peças que foram transferidas – que se baseia nas lições aprendidas com o carro original, integra o feedback dos clientes e beneficia de uma significativa investigação e desenvolvimento da Ariel.

Concebida e projectada pela equipa interna da Ariel, a Nomad 2 apresenta um chassis, suspensão, direção e travões totalmente novos, eletrónica, carroçaria totalmente nova com melhorias aerodinâmicas significativas, novos assentos e instrumentos, juntamente com uma série de melhorias e alterações no design.

Com um programa de design aberto para melhorar o automóvel sempre que possível, o Nomad 2 representa um grande passo em frente na evolução do Nomad e da própria Ariel.

Ao conceber o Nomad 2, a Ariel trabalhou para alargar a acessibilidade do desempenho do automóvel, permitindo aos clientes explorar com confiança toda a extensão das suas capacidades. Com este objetivo em mente, o novo modelo apresenta opções de ajudas ao condutor totalmente seleccionáveis, incluindo um controlador de mapa do motor de três fases, controlo de arranque e de tração ajustável pelo condutor e um sistema ABS ajustável, desenvolvido para funcionar em estrada e fora de estrada. Todos os ajustes podem ser efectuados em movimento, deixando o condutor com total controlo das definições.

Testado nos ambientes mais adversos, desde pistas de corridas a etapas de rali, sob calor abrasador, chuva de monção, inundações, lama e neve, o Nomad 2 foi submetido ao regime de testes mais rigoroso da Ariel até à data.

Tal como acontece com todos os Ariels, cada Nomad 2 será construído por encomenda por um único técnico, que leva o automóvel desde o chassis nu até ao test drive final antes de o assinar e colocar a sua placa de identificação pessoal. Com muito mais de 100 opções, a Ariel pode personalizar cada Nomad de acordo com os requisitos exactos do cliente, garantindo que não haverá dois automóveis iguais.

A produção do Nomad 2 está prevista para começar na fábrica da Ariel perto de Crewkerne, em Somerset, juntamente com o Ariel Atom 4, o Atom 4R e a e-bike Dash.

A base da Nomad 2 é um chassis tubular totalmente novo, concebido internamente pela equipa de engenharia e design da Ariel, com muita aprendizagem proveniente da primeira Nomad e, mais recentemente, da Atom 4. Com tubos principais e diagonais de maior diâmetro (63,5 mm e 51 mm) do que a Nomad anterior, cada tubo foi analisado e optimizado para proporcionar uma estrutura leve mas extraordinariamente forte. A rigidez de torção do chassis foi aumentada em mais de 60% em comparação com a Nomad original, proporcionando uma enorme rigidez estrutural. Com proteção integrada contra capotamento, o chassis oferece uma gaiola de segurança completa para níveis muito elevados de segurança dos ocupantes e excede as exigências de um teste de impacto frontal total com barreira a 50 km/h, tração do cinto de segurança e impacto traseiro.

A combinação de um sofisticado trabalho de design CAD (Computer Aided Design), FEA (Finite Element Analysis), componentes cortados a laser e tubos formados por CNC (Computer Numerical Control) soldados a bronze, resume a abordagem da Ariel e proporciona uma qualidade apenas alcançável em produções de baixo volume.

Em comparação com o original, a abertura de entrada/saída do Nomad 2 é maior, enquanto uma distância entre eixos mais longa proporciona mais espaço no cockpit. O chassis é tratado com um processo de acabamento de três fases de fosfatização, revestimento a pó de acordo com a cor escolhida e, em seguida, verniz de revestimento a pó.

No coração do Nomad 2 está o novo motor Ford de 2,3 litros, 4 cilindros, injeção direta, 16 válvulas e turbocompressor de duplo carretel. Derivado do Focus ST, o motor foi afinado pela Ariel para produzir até 305 cv com uns espantosos 518 Nm de binário. Mapeado pela Ariel para os requisitos em estrada e fora de estrada, o Nomad 2 tem a opção de uma ECU comutável que permite aos condutores escolherem entre três mapas de motor diferentes, com 260 CV / 385 Nm, 302 CV / 451 Nm ou 305 CV / 518 Nm. Para obter o máximo desempenho fora de estrada, bem como nela, a configuração mais elevada proporciona um binário consideravelmente superior em toda a gama de rotações.

Com uma caixa manual de seis velocidades com diferencial de deslizamento limitado, o Nomad 2 tem uma condução de automóvel de passageiros em estrada, mas uma enorme capacidade fora de estrada. Com a opção de uma caixa sequencial Quaife de seis velocidades com patilhas, derivada do Atom 4 e do Atom 4R, mais um travão de mão hidráulico, o Nomad 2 eleva o espírito de desempenho máximo da Ariel a um novo patamar para a condução todo-o-terreno e de alto desempenho.

O sistema de admissão de ar incorpora um intercooler ar-ar encapsulado, protegido de detritos fora de estrada, juntamente com um sistema duplo de filtragem de ar do motor para lidar com condições de funcionamento adversas fora de estrada. O ar limpo é conduzido da entrada do tejadilho para o intercooler e separadamente para o sistema de admissão do motor, onde um pré-filtro remove quaisquer detritos antes de um filtro de três camadas remover quaisquer partículas mais finas. Toda a sujidade ou humidade recolhida é depositada num reservatório dentro do sistema e depois libertada através de uma válvula de vácuo. Está disponível um filtro adicional com a especificação WRC para condições ultra-sensíveis.

Concebido para cumprir as normas de ruído e emissões EUCSSTA (European Community Small Series Type Approval), bem como os níveis de ruído em pista, o sistema de escape em aço inoxidável com 75 mm de diâmetro inclui um catalisador cerâmico alveolar com elevado teor de paládio/ródio e um silenciador em aço inoxidável com duas saídas.

Um radiador de maiores dimensões, duas vezes e meia maior do que o da Nomad original, está equipado para alargar a capacidade da Nomad 2 para ambientes ainda mais severos e quentes. Tendo em mente viagens mais longas para o desconhecido, a capacidade de combustível também foi aumentada para 70 litros, uma melhoria de 40% em relação ao modelo anterior, proporcionando uma autonomia de mais de 550 quilómetros.

O conhecimento e a experiência da Ariel no fabrico de veículos leves que se comportam perfeitamente em estrada e fora de estrada, bem como em competição, fazem com que o Nomad 2 atinja um equilíbrio ideal de conformidade em estrada, mantendo o contacto com as rodas e o curso da suspensão fora de estrada. O chassis totalmente novo vê a distância entre eixos alongada (+48 mm) e a via aumentada (+50 mm), melhorando a estabilidade a alta velocidade fora de estrada. O ângulo de aproximação (48 graus) e o ângulo de saída (64 graus) excedem em muito os veículos todo-o-terreno normais, o que significa que o Nomad 2 tem a capacidade e o desempenho para enfrentar qualquer terreno.

Com braços duplos, de comprimento desigual, com amortecedores exteriores de ação direta, a Nomad 2 tem um curso de suspensão superior ao da Nomad original, bem como uma geometria de suspensão e direção totalmente revista. Com base em 10 anos de desenvolvimento contínuo da Ariel e na contribuição do guru da suspensão Richard Hurdwell, o novo design incorpora uma geometria anti-dive e anti-squat. Isto reduz a transferência de peso em aceleração e travagem, e mantém o equilíbrio e o contacto com os pneus – particularmente útil fora de estrada para maximizar a aderência. Tendo em conta os aumentos de desempenho, foi incorporada uma cremalheira de direção revista e uma nova geometria, com especial destaque para o refinamento da rotação para proporcionar precisão em estrada e fora de estrada, bem como um feedback mais comunicativo ao condutor.

Os amortecedores em alumínio K-Tech coil-over, fabricados especificamente para o Nomad 2, estão equipados de série com molas Eibach de taxa dupla. Os amortecedores e molas TTX da Ohlins são oferecidos como opção, com reservatórios piggy-back externos e regulação individual de três vias para o ressalto, compressão a alta velocidade e compressão a baixa velocidade. Está também disponível uma opção de amortecedores Bilstein de duas fases com reservatórios remotos para todo-o-terreno e competição.

Todos os pontos de suspensão interiores e exteriores têm agora casquilhos de borracha e juntas esféricas totalmente vedados para evitar a entrada de pó e sujidade, reduzindo o desgaste e a manutenção.

O novíssimo sistema de travagem de série aumenta de tamanho em 40% em relação à Nomad original, devido ao maior desempenho, com uma opção de pinças AP de quatro pistões e discos ventilados de 290 mm em toda a volta da Ariel Atom 4. O sistema de circuito duplo apresenta a opção de ajuste no cockpit para alterar a inclinação dos travões dianteiro/traseiro em movimento, bem como um travão de mão hidráulico para utilização fora de estrada. A mangueira entrançada em aço inoxidável para os sistemas hidráulicos do travão e da embraiagem é equipamento de série.

Como opção, está disponível um sistema ABS ajustável pelo condutor, em conformidade com a UE, com definições seleccionáveis para estrada e todo-o-terreno. O controlo de arranque e de tração controlado pelo cockpit, derivado do sistema Atom 4, também está instalado no Nomad 2, mas calibrado para utilização fora de estrada, bem como no asfalto.

Para garantir um desempenho máximo e fiável, qualquer que seja a utilização, o Nomad 2 está disponível com uma vasta gama de jantes e pneus. Existem três jantes diferentes, fabricadas especificamente para o Nomad 2, que vão desde as jantes de liga leve de 16 polegadas padrão, passando pelas forjadas leves de 18 polegadas, até às opções Beadlock de 16 polegadas. As jantes podem ser equipadas com uma gama de pneus, desde os de estrada e todo-o-terreno, aos de todo-o-terreno e trackday, cobrindo o vasto espetro de cenários de utilização do Nomad 2.

A carroçaria é uma mistura de materiais cuidadosamente seleccionados para o Nomad 2 e o seu ambiente de condução, tanto em estrada como fora de estrada. Os componentes contactáveis da carroçaria, incluindo a extremidade dianteira, as tampas traseiras e os guarda-lamas, bem como os painéis do cabeçalho, da admissão e do interior, são moldados rotativamente em polietileno temperado de cor própria. Os painéis resistentes, quase inquebráveis, apresentam o material utilizado no Nomad original, sendo o mesmo processo utilizado no fabrico de cones de estrada e guarda-lamas de barcos. Outros componentes da carroçaria, como as coberturas de carga dianteiras e traseiras, são em compósito autocolante com opções em fibra de carbono, com uma opção de “cobertura de tejadilho em biquíni” para proteção UV.

O snorkel de admissão elevado acima do compartimento dos passageiros é imediatamente visível. Concebido para os ambientes frequentemente adversos em que o Nomad opera, fornece ar limpo ao intercooler e ao motor de forma independente e é o resultado de um trabalho substancial de conceção e CFD (Computational Fluid Dynamics). Efectuado na plataforma baseada na nuvem da Bramble, a aerodinâmica complexa canaliza o ar da barra de proteção frontal para a entrada de ar.

Dado o chassis aberto do Nomad, o controlo do fluxo de ar sobre o automóvel implicou a superação de vários problemas. A barra do cabeçalho é uma asa invertida que direcciona o ar para a entrada de ar. No entanto, para evitar a perturbação causada pela capota aberta, o ar pode vazar através e por baixo da calha do coletor para manter o fluxo de ar ligado antes de entrar na admissão sem interrupções. As aletas verticais no topo da calha do coletor direcionam o ar frio para a admissão, enquanto o ar quente, saindo dos dutos do radiador, é forçado a sair.

A calha do cabeçalho tem outras funções, actuando como pala de sol e como ponto de montagem para as luzes de tejadilho LED. Para além da iluminação LED de série, é possível optar por dois faróis iluminados de libertação rápida na traseira do automóvel para aumentar a visibilidade em ambientes off-road remotos.

Um sistema de porta-bagagens adaptável na traseira do veículo permite o transporte de caixas de bagagem impermeáveis e rapidamente removíveis, até duas bicicletas, bagagem solta, uma roda sobresselente ou uma combinação de itens.

Na frente, está disponível um guincho Warn Axon, com uma capacidade de carga de 1.588 quilos. O guincho está integrado num para-choques dianteiro com uma barra traseira a condizer e painéis completos na parte inferior da carroçaria para a máxima proteção fora de estrada, mesmo nas condições mais severas.

O interior / cockpit do Nomad foi concebido para ser lavado, com orifícios de drenagem no chão para deixar sair a água e sem acabamentos. Os dois bancos leves são uma versão dos que foram vistos pela primeira vez no Atom 4, com asas de apoio e a possibilidade de acomodar arneses de corrida completos com correias de muletas para competição ou utilização séria em todo-o-terreno. Estão disponíveis duas larguras de bancos e opções em fibra de carbono.

Os novos interruptores estão todos ao alcance do volante de 305 mm de diâmetro, com duas voltas de uma trava à outra, enquanto a instrumentação é feita através de uma unidade de ecrã TFT a cores fabricada para a Nomad pela AIM Technologies. Incorporando vários menus percorríveis, os instrumentos incluem luzes de mudança de velocidade e indicam a posição da mudança, ao mesmo tempo que existe também uma provisão para registo de dados em tempo real e gravação num cartão Compact Flash. Quando a marcha-atrás é selecionada, uma câmara traseira é automaticamente activada, mostrando a vista para trás no ecrã TFT.

O Nomad 2 também aumentou as suas capacidades de desempenho em relação ao carro original, com um tempo de 0 a 100 km/h de 3,4 segundos e uma velocidade máxima de 215 km/h.

Sérgio Gonçalves

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