Menu Fechar

As comemorações fenomenais da Fórmula 1 chegam ao fim no Festival da Velocidade de 2025

O Goodwood Festival of Speed apresentado pela Mastercard celebrou mais um fim de semana inesquecível, recebendo pilotos e motociclistas lendários e exibindo uma incrível variedade de carros e motocicletas.

O tema do Festival of Speed 2025 foi “A Fórmula Vencedora – Campeões e Desafiantes”, já que o evento sediou sua maior celebração por ocasião do 75º aniversário do Campeonato Mundial de Fórmula 1.

Os fãs tiveram um momento histórico na tarde de sábado, quando a varanda da Goodwood House recebeu Alain Prost (1985, 1986, 1989, 1993), Emerson Fittipaldi (1972, 1974), Sir Jackie Stewart (1969, 1971, 1973), Jacques Villeneuve (1997), Mario Andretti (1978), Mika Häkkinen (1998, 1999) e Nigel Mansell (1992), juntamente com Bernie Ecclestone, Karun Chandhok e o Duque de Richmond.

Com mais de 100 carros de Fórmula 1 presentes, a história da Fórmula 1 ganhou vida com carros de todas as épocas do campeonato em exposição nos paddocks ampliados da F1 Pit Lane:

O Prólogo relembrou o primeiro Campeonato Mundial de Fabricantes da AIACR, em 1925.

Os Pioneiros mostraram a primeira década do Campeonato de Fórmula 1.

Os Inovadores, com curadoria de Adrian Newey, celebraram a rica história de inovação técnica da série.

Os Underdogs colocaram em destaque os desafiantes e pilotos inesperados que desafiaram as probabilidades nos últimos 75 anos.

Os Campeões focaram-se nos pilotos, equipas e carros que conquistaram a vitória final.

As Equipas deram as boas-vindas às equipas, pilotos e carros atuais do desporto.

Ficámos muito felizes por receber representantes da própria Fórmula 1, bem como nove das equipas atuais: Atlassian Williams Racing, McLaren Formula 1 Team, Mercedes AMG Petronas F1 Team, MoneyGram Haas F1 Team, Oracle Red Bull Racing, Scuderia Ferrari HP Formula 1, Stake F1 Team Kick Sauber e Visa Cash App Racing Bulls Formula One Team.

A Haas trouxe os seus pilotos atuais, Esteban Ocon e Ollie Bearman, enquanto Liam Lawson e Valtteri Bottas se juntaram às suas equipas durante o fim de semana. Os diretores das equipas, Ayao Komatsu e James Vowles, subiram a colina, enquanto o proprietário e fundador da Haas, Gene Haas, experimentou conduzir um dos carros da sua equipa pela primeira vez.

Atração central

Ocupando um lugar de destaque em frente à Goodwood House, a atração central deste ano celebrou a Gordon Murray Automotive (GMA), destacando o extraordinário legado e inovação que o professor Gordon Murray CBE trouxe ao mundo do design e engenharia automotiva. A escultura exibia o Brabham BT52 e o GMA T.50, oferecendo aos visitantes uma visão única da genialidade e habilidade que se tornaram sinônimos da marca. Em todo o recinto do Festival of Speed, a GMA celebrou os 60 anos de carreira de Murray, com Dario Franchitti a abrir a subida na quinta-feira de manhã num T.50.

Pilotos e motociclistas

O Festival of Speed homenageou as carreiras de vários ícones do automobilismo, incluindo a lenda de Le Mans Derek Bell, que foi celebrado com um Balcony Moment na quinta-feira à tarde. Bell conduziu um Porsche 962C de 1988, com o qual conquistou uma das suas cinco vitórias no Circuito de La Sarthe.

Goodwood voltou ao verão de 1995 — e não apenas pelo tempo quente —, pois o evento marcou os 30 anos desde que Carl Fogarty conquistou o seu segundo Campeonato Mundial de Superbike e os 30 anos desde que Colin McRae conquistou o Campeonato Mundial de Ralis. Foggy reuniu-se com a sua Ducati 916 vencedora do campeonato ao longo do fim de semana, enquanto carros importantes da carreira de McRae – incluindo o seu Subaru Impreza 555 vencedor do campeonato – também subiram a colina.

Outros pilotos, motociclistas e lendas do automobilismo que se juntaram a nós durante o fim de semana incluíram

Damon Hill, Dario Franchitti, Emanuelle Pirro, Jacky Ickx, Jamie Chadwick, John McGuinness, Karen Gillard, Karun Chandhok, Lia Block, Travis Pastrana e Sarah Bovy.

Exclusividades mundiais e estreias

Os visitantes do Festival of Speed foram alguns dos primeiros a testemunhar marcas e fabricantes globais a revelar os seus mais recentes modelos, incluindo estreias do Alpine A290 Rallye, Aston Martin DB12 Volante, Audi E-Tron GT Quattro, BMW Vision Driving Experience, Defender 110 Trophy Edition, Denza Z9GT, Ferrari F80, Honda Civic Type R Ultimate Edition, Hyundai IONIQ 6 N, Jaecoo 5, Lamborghini Temerario, Lanzante 95-59, McLaren W1 e Praga Bohema, entre muitos outros.

Tecnologia para um mundo melhor

Apresentando algumas das tecnologias mais recentes, o FOS Future Lab apresentado pela Randox explorou quatro temas principais ao longo da exposição:

Novas Revoluções Industriais, com avanços em robótica, automação e IA.

O Nosso Grande Ponto Azul, com tecnologia de ponta utilizada em missões marítimas.

Explorando a Inteligência Espacial, destacando os avanços poderosos na computação espacial.

Mobilidade para a Humanidade, exibindo soluções de mobilidade inteligentes que protegem o ambiente e expandem a compreensão da humanidade sobre o planeta e além.

O centro de inovação deu aos visitantes a oportunidade de experimentar e conhecer o Ameca, o robô humanóide mais avançado do mundo, explorar um modelo detalhado impresso em 3D do Endurance de Ernest Shackleton e descobrir o futuro dos cuidados de saúde com o FOS Future Lab, apresentado pelo parceiro Randox.

Este ano, a Atlassian Williams Racing participou do STEM Lab da EDB, trazendo uma exposição interativa que destacou a proteção de última geração. A exposição interativa contou com equipamentos de Fórmula 1, um modelo de túnel de vento, desafios práticos de STEM e uma oportunidade de tirar fotos no pódio.

Clássicos da Cartier

O Festival of Speed 2025 marcou a 30.ª edição do Cartier Style et Luxe Lawn, com o concurso de elegância agora um elemento essencial da derradeira festa de verão do automobilismo. Mais de 40 veículos únicos em sete classes selecionadas estiveram em exposição, celebrando o incrível design automóvel e a requintada conservação e restauração. O prémio «Best of Show» foi atribuído ao Facel Bentley Cresta II de 1951, segundo o júri composto pela estilista britânica Alice Temperley, pelo CEO da Rolls-Royce Chris Brownridge, pelo designer Sir Jony Ive, pelo diretor criativo da 16Arlington Marco Capaldo, pelo jornalista e historiador Nicholas Foulkes e pela diretora de luxo do The Telegraph Sasha Slater.

Leilão Bonhams|Cars

Uma coleção de veículos únicos e espetaculares foi leiloada na sexta-feira no leilão Bonhams|Cars. Os destaques incluíram o Mercedes-AMG ONE Coupé 2023, vendido por £ 2.456.600, o Mercedes-Benz 300 SL Roadster 1957, vendido por £ 866.200, e o cobiçado Bugatti Veyron 16.4 Coupé 2007, vendido por £ 1.527.000.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.