Este último exemplar, um de apenas 24 carros meticulosamente construídos à mão, e com um acabamento em amarelo impressionante, é uma montra perfeita para a marca Bizzarrini, uma vez que inicia uma digressão pelos EUA. O carro marca a estreia da série 5300 GT Corsa Revival, que até agora só tinha visto carros com a icónica cor Rosso Corsa e a pintura de corrida, fiel ao veículo original de 1965. Estarão disponíveis outras cores para este automóvel, o que indicia os níveis de personalização que estão para vir para o Giotto, o novo Bizzarrini Hyper GT.
Julian Jenkins, Diretor Comercial da Bizzarrini, afirmou: “Com mais de 18 meses de análise pormenorizada, utilizando desenhos de engenharia originais e fornecendo muitos componentes originais, a equipa criou a recriação mais autêntica do icónico 5300 GT Corsa. A nossa próxima digressão oferece uma oportunidade para celebrar a vida de Giotto Bizzarrini e a sua contribuição inigualável para o mundo automóvel, bem como para mostrar o 5300 GT Corsa Revival e os planos entusiasmantes para o nosso futuro Hyper GT – The Giotto.”
Este carro único chegará à Califórnia pouco antes da Monterey Car Week, juntamente com um carro irmão que já competiu com sucesso no Spa Classic. Ambos os carros estarão presentes numa série de eventos importantes durante a semana, incluindo o Rolex Monterey Motorsports Reunion em Laguna Seca e no The Quail, A Motorsports Gathering.
Após a Monterey Car Week, os automóveis viajarão pelos Estados Unidos para participarem em vários eventos que oferecem aos entusiastas de automóveis a oportunidade de conhecerem a marca icónica.
Cada carro da série Revival de 24 veículos é uma continuação construída à mão, autenticamente baseada no carro que venceu a sua classe em Le Mans em 1965, com uma carroçaria leve composta de uma só peça, sobre uma estrutura de aço. No interior, os dois bancos estão protegidos por uma gaiola de proteção de seis pontos e uma célula de combustível de segurança mais abrangente, que cumpre os regulamentos do Apêndice K da FIA. Os testes de condução do Revival revelaram um automóvel que parece subtilmente mais rígido do que os exemplares originais. Com uma disposição de motor dianteiro-médio, suspensão traseira independente de acordo com a especificação do Corsa da Giotto e travões de disco a toda a volta, emparelhados com um V8 de 5300 centímetros cúbicos específico para a época, que desenvolve mais de 400 cavalos de potência, o Bizzarrini 5300 GT Revival Corsa tem uma relação peso/potência comparável à de um supercarro moderno.
Para além da construção manual e da entrega do projeto Revival, a equipa da Bizzarrini está a finalizar as especificações e o design do futuro Giotto Hyper GT. O carro tem como objetivo traduzir o génio duradouro de Giotto Bizzarrini – um dos maiores engenheiros automóveis da sua geração – em carros de desempenho belos, construídos à mão, potentes, evocativos e exclusivos para a era moderna.
Chris Porritt, Diretor Técnico da Bizzarrini, afirmou: “A equipa da Bizzarrini já estabeleceu bases incríveis para a marca renascida, com uma identidade clara e um produto verdadeiramente impressionante, o Corsa Revival. Os planos estão bem avançados para a evolução da marca Bizzarrini, cujo primeiro passo será revelado em breve. O objetivo é construir um automóvel que seja puro, sensualmente envolvente. A arte da engenharia utilizada para criar automóveis extremamente rápidos e capazes – mas extraordinários”.
Giotto Bizzarrini fez inicialmente o seu nome como controlador do desenvolvimento de carros experimentais, desportivos e GT na Ferrari e desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do icónico Ferrari 250 GTO, desenvolvendo mais tarde a aerodinâmica avançada para o lendário Ferrari 250 baseado na “carrinha pão”. Giotto é também conhecido pelo seu trabalho na construção do famoso motor Lamborghini V12, utilizado pela primeira vez no modelo de estreia da Lamborghini, o 350 GT. O motor provou ser um projeto tão atraente que aspectos deste motor foram utilizados pela Lamborghini até 2010.
- Competição em Fronteira começou para co-pilotos especiais - 5 de Dezembro de 2024
- Festa do TT está de volta à vila alentejana de Fronteira - 4 de Dezembro de 2024
- AUDI A6 E-TRON: NOVOS PADRÕES DE DESIGN E AUTONOMIA - 3 de Dezembro de 2024