A marca coreana está com uma forte presença no Salão Automóvel de Nova Iorque, com inúmeras novidades e muito arrojo para continuar a senda de sucesso que tem conseguido alcançar ao longo dos últimos anos. Não é de estranhar pois a marca tem tido excelentes resultados comerciais em todo o mundo e em especial no mercado Norte-americano.
Uma das novidades é o novo Forte Koup que vai estar disponível com o novo motor turbo de 1,6 litros de capacidade que debita 201 cavalos de potência e 264Nm de binário máximo.
Será oferecido com dois níveis de acabamento a que a marca deu os nomes de EX e SX. O EX porém é motorizado por um motor de 2,0 litros de capacidade com 173 cavalos de potência e 209Nm de binário. Já o SX recebe o novo motor turbo que referenciamos.
Curiosamente ou talvez não, ambos os modelos estão equipados de série com uma transmissão automática de seis velocidades. Ainda assim a versão SX também pode ser encomendada com uma caixa manual de seis velocidades.
Outros equipamentos de série em ambas as versões são: uma câmara traseira, Bluetooth, volante em pele e faróis diurnos com a tecnologia LED. O SX possuiu para além dessa lista, jantes de 18 polegadas, ponteiras de escape cromadas, acabamentos em fibra de carbono e uma frente com um design exclusivo.
Na lista de opções existe a possibilidade de encomendar faróis HID, sistema de navegação, tecto de abrir, bancos eléctricos, volante aquecido e bancos ventilados.
A comercialização do Forte Koup irá ter início no fim de 2013 e para já a marca ainda não disponibilizou preços para este modelo, algo que irá acontecer naturalmente nos próximos meses.
A KIA não se ficou por aqui com novidades apresentadas em Nova Iorque. Pois também exibe neste salão automóvel o novo KIA Soul. Esta nova geração foi desenhada tendo como inspiração o design do protótipo Track’ster.
O novo Soul vem com um pára-brisas mais envolvente e os faróis traseiros estão agora colocados acima na carroçaria, do que estavam antes, o que dá a sensação visual do modelo ser mais alto, ainda que seja só uma ilusão óptica. Como não poderia deixar de ser, também este modelo recebe a tecnologia LED com os restantes modelos.
O novo Soul possuiu um chassis totalmente novo. A rigidez estrutural aumentou, pois o novo chassis é 29% mais rígido que no modelo anterior, assim como a distância e largura entre eixos (20mm mais comprida e 15mm mais larga) permitindo uma plataforma maior em relação à geração anterior. Assim sendo, os passageiros possuirão mais espaço no interior em todos os sentidos. No capítulo das motorizações, a marca actualizou todas as mecânicas, e alterou as afinações das suspensões para tornar este modelo mais confortável em todas as situações.
Chegando às novidades no capítulo das motorizações, o novo Soul terá a possibilidade de ser adquirido dois motores diferentes. A versão base vem de série com um motor de 1,6 litros de capacidade, já conhecido noutro modelo do grupo, em particular no Hyundai Veloster, debita 130 cavalos de potência e 160Nm de binário máximo.
No capítulo das transmissões, este modelo contará com os préstimos de uma caixa manual de 6 velocidades, e em opção poderá receber uma caixa automática de seis velocidades. O motor mais potente porém, só vai estar disponível com a transmissão automática de seis velocidades.
Chegando ao seu interior, as novidades passam por um maior refinamento, pois este modelo recebeu materiais com mais qualidade. Os futuros proprietários poderão optar pela aquisição de bancos em pele, que dá ao interior do Soul uma sensação de maior qualidade. A cor escolhida para os acabamentos interiores foi o tradicional preto.
Algumas versões do Soul estarão equipadas com o sistema multimédia infotaiment UVO da Kia que basicamente é um ecrã táctil de 8 polegadas.
O equipamento base é rico como é tradicional nos modelos da KIA. Nessa lista poderemos encontrar algumas coisas interessantes como espelhos aquecidos, um sistema de som com seis altifalantes e Bluetooth.
Na versão intermédia (Plus) a esse equipamento poderá acrescentar-se jantes de 17 polegadas, piscas nos espelhos laterais, faróis automáticos e uma câmara traseira. Por fim a versão Exclaim, a mais equipada trará jantes de 18 polegadas, faróis de nevoeiro, faróis projectores com luzes diurnas LED, acabamentos em preto brilhante, bancos em pele com regulação para 10 posições diferentes e tectos de abrir.
Outra das novidades apresentada pela KIA, foi a renovação do seu modelo Optima. Que sofreu algumas alterações no seu design, em especial na zona frontal e traseira do modelo. Agora o Optima possuiu um difusor traseiro, a zona da bagageira foi redesenhada, e na frente saltam à vista os faróis LED, faróis de nevoeiro e luzes traseiras todas usando a mesma tecnologia, coisa que antes ainda não acontecia.
No capítulo do interior as novidades surgem antes de ligar o automóvel, pois agora existe um botão de arranque. Outras novidades passam por um ecrã (4.3 polegadas) que contém inúmeras informações e em opção poderá vir com um sistema de navegação com 8 polegadas de tamanho. Outra novidade na lista de equipamento opcional é a possibilidade de adquirir o Optima com um sistema de detecção de ângulo morto para maior segurança na condução.
No capítulo das motorizações não haverá grandes mudanças em relação ao passado. No capítulo dinâmico o modelo SX porém trará uma novidade pois estará equipado com o sistema Select Drive Mode que permite ajustar ao gosto do condutor os pontos de mudança de velocidade assim como o peso da direcção. Equipamento que o Autoblog.pt teve a oportunidade de testar aquando do ensaio do KIA Cee´d SW, e que permite ao condutor um estilo diferente de condução.
- Competição em Fronteira começou para co-pilotos especiais - 5 de Dezembro de 2024
- Festa do TT está de volta à vila alentejana de Fronteira - 4 de Dezembro de 2024
- AUDI A6 E-TRON: NOVOS PADRÕES DE DESIGN E AUTONOMIA - 3 de Dezembro de 2024