2a07b7ca079554b40fcfc6cfa69dbf2d 4 XL 630x504 Aston Martin Valkyrie – Versão final

A versão de produção do supercarro Valkyrie foi finalmente dada a conhecer à imprensa, algo que a Aston Martin em parceria com a Red Bull Racing há muito prometia.

Com um design a cargo de Adrian Newey, nesta versão já é possível ver inúmeras diferenças do modelo concept que tinha sido apresentado no verão passado.

2a07b7ca079554b40fcfc6cfa69dbf2d 3 XL 630x504 Aston Martin Valkyrie – Versão final

É reconhecido o grande foco na aerodinâmica pois esta carroçaria permitirá ao supercarro uma carga aerodinâmica de 1816 kg à velocidade máxima.

O baixo peso do modelo é também uma prioridade, e nesta versão final os faróis são 30 a 40 % mais leves face a um automóvel convencional.

Os pormenores na redução ao máximo da tara, passam pelo próprio símbolo produzido em alumínio com apenas 70 microns de espessura, nada mais nada menos, que 30% mais fino que um cabelo humano.

Espante-se que este incrível automóvel será capaz de ser mais rápido que um Fórmula 1 numa volta ao circuito de Silverstone, isto segundo Andy Palmar, responsável máximo da Aston Martin.

No cockpit também foram elaboradas inúmeras alterações em relação ao concept inicial, e onde passam a constar dois bancos que permitam acomodar dois adultos.

Para esse efeito, os bancos são montados na estrutura do automóvel e os ocupantes adotam uma posição em tudo semelhante aos automóveis de F1, ou seja, praticamente “deitados”.

É possível ver um volante (amovível) com todos os comandos inseridos e um ecrã OLED. Para além deste, existem também dois outros que irão incorporar as imagens das câmaras retrovisoras exteriores.

O que ainda não foi divulgado é a unidade motriz que será utilizada. Especula-se, porém, que será um motor V12 com 6,5 litros de capacidade naturalmente aspirado produzido pela Cosworth.

Existirá também um motor elétrico e uma caixa sequencial de 7 de velocidades com as tradicionais patilhas no volante. A potência deverá rondar os 1130 cavalos!

Com apenas 1030 kg de peso e limitado a 150 unidades (mais 25 para pista) este Aston Martin estará apenas ao alcance de muito poucos pois poderá custar qualquer coisa como 3 milhões de euros.

Sérgio Gonçalves

Sérgio Gonçalves

A paixão pelos automóveis começou cedo e desde então tem andado de mãos dadas com o jornalismo nas suas mais variadas vertentes.

Produtor de conteúdos, com experiência em rádio, jornalismo online, jornalismo de imprensa e foto-jornalismo.
Sérgio Gonçalves

Latest posts by Sérgio Gonçalves (see all)

 

Tags: