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Aston Martin Vanquish – um ícone regressa para reinar supremo

Com a introdução do mais potente modelo emblemático dos seus 111 anos de história, a Aston Martin orgulha-se de anunciar o regresso da sua mais lendária placa de identificação: Vanquish.

Uma obra-prima técnica digna de um verdadeiro líder de classe, o Vanquish situa-se no topo da lendária gama de automóveis desportivos com motor dianteiro da Aston Martin. Demonstrando uma excecional capacidade de engenharia interna, uma nova lenda alarga esta linhagem dinástica num estilo magnífico.

Os destaques incluem um motor V12 de classe mundial de potência monumental, um chassis feito à medida com tecnologia dinâmica de ponta, uma carroçaria em fibra de carbono de presença inigualável e um interior que estabelece novos padrões de luxo moderno. Com uma produção limitada a menos de 1000 exemplares por ano, este ícone continuará a reinar na exclusividade ultra-luxuosa.

Alimentado por um novo V12 Twin-Turbo de 5,2 litros, que produz uns espantosos 835 CV e 1000 Nm de binário, o Vanquish atinge um novo patamar de desempenho de supercarro, com uma imensa aceleração em marcha e uma velocidade máxima de 214 mph – a maior velocidade máxima de um automóvel de produção em série da Aston Martin até à data. Só através do aperfeiçoamento de todas as fases do processo de combustão interna é que foi possível alcançar este desempenho e eficiência sem precedentes, assegurando simultaneamente que este magnífico V12 cumpre a mais recente legislação em matéria de emissões nos mercados globais.

Com o seu chassis meticulosamente aperfeiçoado para proporcionar uma largura de banda dinâmica sem precedentes, as caraterísticas do Vanquish tiram partido do poder de processamento dos mais sofisticados sistemas de controlo da transmissão, do chassis e da travagem disponíveis para proporcionar uma combinação única de carácter e capacidade que funde o conforto sem esforço de um GT que esmaga continentes com a precisão, a capacidade de exploração e a experiência de condução envolvente e divertida de um supercarro.

Com grande apreço pelos desejos dos clientes, a Aston Martin comprometeu-se a continuar a sua dinastia de 25 anos de carros emblemáticos com motor V12, com o motor V12 mais potente já visto pela marca na sua gama principal de carros desportivos. Com 835 cv e 1000 Nm de binário, o novo motor V12 é inigualável. De tal forma que, de facto, este motor proporciona a potência específica mais elevada de sempre de um motor V12 da Aston Martin, com 160 CV/litro. Como tal, o Vanquish 2024 está no topo de uma evolução implacável, que viu a potência e o binário do modelo emblemático V12 da Aston Martin quase duplicar desde a introdução do primeiro conceito Project Vantage em 1998.

Os destaques em termos de hardware do novo motor V12 incluem um bloco de cilindros e bielas reforçados, cabeças de cilindro redesenhadas que incorporam árvores de cames com novo perfil, bem como novas portas de admissão e escape. As velas de ignição reposicionadas e os novos injectores de combustível de maior débito proporcionam uma combustão optimizada para um desempenho líder na classe e ganhos de eficiência. Além disso, os novos turbocompressores de maior velocidade e inércia reduzida proporcionam maior desempenho e resposta do acelerador.

Explorando alguns destes destaques com mais pormenor, para ajudar a levar o novo motor V12 a níveis mais elevados de desempenho, foram instalados novos turbocompressores de inércia reduzida com uma velocidade máxima mais elevada (+15%), para aproveitar a energia acrescida nos gases de escape e proporcionar um maior fluxo de ar para o motor. Os novos injectores de combustível com um caudal 10% superior permitem que o motor atinja a sua potência máxima, assegurando simultaneamente o cumprimento dos objectivos em matéria de emissões.

Para tornar este V12 Twin-Turbo de última geração o mais reativo de sempre, bem como o mais potente, o Vanquish dispõe de uma nova função de Reserva de Impulso. Esta nova tecnologia permite uma entrega de potência ainda mais reactiva, particularmente benéfica para as manobras de ultrapassagem, bem como para a condução dinâmica.

A Reserva de Potência aumenta a pressão de alimentação do turbo acima do que seria normalmente necessário para uma determinada posição de aceleração parcial, para que esteja pronto a funcionar quando é necessária potência total. Isto é feito durante as solicitações de aceleração parcial, de forma impercetível para o condutor, equilibrando a posição da aba do acelerador (para restringir o fluxo de admissão) e a válvula de descarga inteligente no turbo (para afinar o aumento da pressão de admissão) para corresponder ao que o condutor espera. Quando o condutor exige potência/binário total, o acelerador liberta a pressão de sobrealimentação acumulada para uma resposta imediata.

Foram obtidos ganhos de desempenho adicionais com a ajuda do parceiro técnico da Aston Martin Aramco Formula One® Team, a Valvoline, que forneceu o mais recente óleo de motor de alto desempenho para o Vanquish. Ao fluir através de um radiador de óleo de motor maior, com 50% mais capacidade de rejeição de calor, o lubrificante de motor totalmente sintético é mantido à sua temperatura de funcionamento ideal, ajudando a manter a pressão ideal do óleo do motor em todas as situações.

Pela primeira vez num desportivo V12 com motor dianteiro Aston Martin, a famosa caixa automática ZF de 8 velocidades está associada a um diferencial traseiro eletrónico de deslizamento limitado (e-diff). Este e-diff está integrado no programa eletrónico de estabilidade (ESP), proporcionando uma ligação direta ao comportamento dinâmico do automóvel e permitindo a gestão da patinagem das rodas no eixo traseiro para otimizar a tração em todas as condições.

Ao contrário de um diferencial de deslizamento limitado mecânico convencional, este e-diff pode passar de totalmente aberto para 100% bloqueado em 135 milissegundos. Combinado com a mais recente tecnologia ESP, melhora significativamente a capacidade dinâmica, proporcionando maior agilidade em curvas a baixa e média velocidade, ao mesmo tempo que oferece maior controlo em condições de sobreviragem e mudança de faixa a alta velocidade. Como tal, é parte integrante do carácter dinâmico do Vanquish, “encurtando” o automóvel em curvas apertadas, dando-lhe uma maior resposta rotacional aos comandos de direção, ao mesmo tempo que proporciona estabilidade e compostura asseguradas em curvas rápidas.

Com uma relação de transmissão final (FDR) de 2,93:1, o Vanquish está optimizado para a velocidade máxima, atingindo 345 km/h. Uma nova calibração da transmissão melhora as velocidades de mudança de velocidades e a interação com o condutor, enfatizando ainda mais a sensação de envolvimento e desempenho do novo modelo.

Um motor tão formidável exige um chassis igualmente inigualável. Um chassis que estabeleça novos padrões de rigidez estrutural e que proporcione a derradeira plataforma para um sistema de suspensão topo de gama, capaz de proporcionar uma dinâmica impecavelmente afinada.

Tal como os seus aclamados companheiros de estábulo, DB12 e Vantage, o Vanquish é construído em torno de uma estrutura de carroçaria em alumínio ligado, com suspensão dianteira double wishbone e suspensão traseira multi-link. Melhorado para proporcionar uma dinâmica mais focada e envolvente, os componentes adicionais de reforço da carroçaria proporcionam um aumento de 75% na rigidez lateral em relação ao anterior porta-estandarte da Aston Martin, o DBS 770 Ultimate.

Com mais 80 mm de distância entre eixos (o aumento efectuado entre o pilar A e o eixo dianteiro), o chassis recebeu uma travessa do motor mais rígida para proporcionar maior rigidez torsional e rigidez lateral entre as torres da suspensão dianteira. Isto traduz-se numa rigidez de montagem melhorada para os amortecedores Bilstein DTX; novos no Vanquish e com uma calibração personalizada, permitindo um desempenho de amortecimento mais eficiente e um refinamento melhorado.

Um novo tabuleiro inferior dianteiro e uma nova travessa dianteira proporcionam ganhos adicionais em termos de rigidez, sendo que o tabuleiro inferior dianteiro mais espesso suporta a rigidez horizontal da subestrutura dianteira para melhorar a sensação e a resposta da direção. Reestruturada e reposicionada para trás para aumentar a rigidez do ponto de montagem da suspensão dianteira de duplo braço, a nova barra transversal proporciona melhorias tangíveis na sensação de direção dentro e fora do centro.

O aumento do reforço lateral entre as torres da suspensão traseira melhora a rigidez de montagem dos novos amortecedores Bilstein DTX para uma maior estabilidade e uma maior sensação de ligação entre a carroçaria, a suspensão e o eixo traseiro. Para completar o conjunto de melhorias estruturais, um tabuleiro inferior traseiro mais espesso melhora a rigidez horizontal do subquadro traseiro, aumentando a estabilidade do eixo traseiro e optimizando o equilíbrio dinâmico do veículo.

Sérgio Gonçalves

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