<meta property="og:image:width" content="2560"/> <meta property="og:image:height" content="1707"/> Aston Martin Vanquish Volante: o descapotável com motor dianteiro mais rápido e potente do mundo
Menu Fechar

Aston Martin Vanquish Volante: o descapotável com motor dianteiro mais rápido e potente do mundo

A Aston Martin orgulha-se de anunciar a chegada muito aguardada do novo Vanquish Volante. Simplesmente o mais rápido e potente Aston Martin de produção em série com capota aberta até à data e, juntamente com o seu companheiro de estábulo coupé, o mais rápido e potente automóvel de produção com motor dianteiro atualmente à venda. Nenhum outro automóvel combina um desempenho tão extraordinário com uma forma tão esbelta e objetiva. A sua posição no mercado, no topo da alta performance ultra-luxuosa, é única e não há melhor forma de celebrar o 60º aniversário do icónico nome Volante com o anúncio do seu mais recente exemplar.

Equipado com o novo motor V12 de 5,2 litros da Aston Martin, que debita 835 cv e 1000 Nm de binário, com uma velocidade máxima de 214 km/h, o Vanquish Volante oferece toda a emoção do coupé com uma experiência de condução ao ar livre visceral e inigualável.

O novo Vanquish Volante foi concebido para oferecer todo o estilo e estímulo sensorial pelos quais os descapotáveis são conhecidos e adorados, sem as limitações ou compromissos tradicionalmente associados ao seu design. Tão belo como o seu companheiro Coupé, com um aumento mínimo de peso e um design deslumbrante, o Vanquish Volante é mais do que merecedor do nome reservado apenas ao seu porta-estandarte.

O novo Vanquish Volante é a joia da coroa numa linhagem de modelos que remonta a 60 anos. O primeiro Aston Martin a receber este nome foi o pouco conhecido Short Chassis Volante de 1965, que incluía elementos de design do DB5 descapotável que o precedeu e do DB6 Volante que o sucedeu. Totalmente belo, deu o mote para todos os modelos Aston Martin “Volante” que se seguiram. É também um dos exemplares de produção mais raros, tendo sido construídos apenas 37 exemplares no período de um ano.

O novo motor V12 de 5,2 litros com turbocompressor duplo da Aston Martin é o responsável pela força de impacto do Vanquish Volante. O primeiro V12 a usar as famosas asas da Aston Martin foi montado no DB7 Vantage, lançado em versão Coupé e Volante para o ano de 2000. Nos 25 anos que se seguiram, a potência do icónico V12 da marca quase duplicou, de 426 CV para 835 CV, com o binário máximo a registar ganhos semelhantes, de 543 Nm para 1000 Nm.

O mais recente motor V12 instalado no Vanquish desenvolve o binário máximo a apenas 2500 rpm – precisamente metade do regime exigido pelo seu antecessor – e mantém esse pico de 1000 Nm entre as 2500 e as 5000 rpm, atingindo uma velocidade máxima de 214 mph. Apesar deste aumento significativo da performance, o peso total do Vanquish Volante aumentou apenas 95 kg, elevando a relação potência/peso de 313 CV por tonelada para 416 CV por tonelada, elevando a performance para um patamar totalmente novo.

A potência é fornecida às rodas traseiras através de uma caixa de velocidades ZF de oito velocidades localizada no eixo traseiro para uma distribuição de peso optimizada e incorpora o mesmo diferencial traseiro E (E-diff) visto no Vanquish Coupe. Capaz de passar de totalmente aberto para 100% bloqueado em 135 milissegundos, o E-diff proporciona uma largura de banda e benefícios sem precedentes. Combinado com a mais recente tecnologia do Programa Eletrónico de Estabilidade (ESP), a capacidade dinâmica é significativamente melhorada, proporcionando maior agilidade em curvas a baixa e média velocidade, ao mesmo tempo que oferece maior controlo em condições de sobreviragem e mudança de faixa a alta velocidade. Integrado no carácter dinâmico, o ESP “encurta” essencialmente a distância entre eixos em curvas mais apertadas, dando-lhe uma maior resposta rotacional aos comandos de direção, ao mesmo tempo que proporciona estabilidade e compostura asseguradas em curvas rápidas.

O desejo de proporcionar ao Vanquish Volante os mesmos níveis de dinâmica de condução de um supercarro, combinado com o requinte de condução exigido a um carro de topo, com capacidade de condução sem esforço, exigiu a instalação do sofisticado sistema de chassis presente em todos os Aston Martins de produção em série.

Simon Newton, Diretor de Desempenho e Atributos do Veículo, afirmou: “O objetivo de garantir que o Vanquish Volante apresentasse o mesmo desempenho líder da classe do Vanquish Coupé significou que, desde o início, a equipa de engenharia trabalhou simultaneamente no Coupé e no Volante, permitindo-nos manter as capacidades dinâmicas e o carácter do Vanquish Coupé sem comprometer a remoção do tejadilho. As optimizações efectuadas na estrutura da carroçaria, combinadas com uma afinação específica do chassis, asseguram que o Vanquish Volante faz as mesmas manchetes que o Coupé pelas suas performances e capacidades ultrajantes, agora com o prazer extra de conduzir com o tejadilho para baixo.”

Naturalmente, o Vanquish Volante tem uma afinação de suspensão personalizada, concebida para ter em conta a distribuição de peso única, mas o segredo para libertar todo o seu potencial reside nos novos amortecedores Bilstein DTX, que permitem níveis extraordinários de controlo das rodas em cada modo de condução e também a capacidade de proporcionar uma distinção muito maior entre os modos individuais do que alguma vez foi possível no passado.

No modo GT, o Vanquish Volante é configurado para respirar com a estrada, proporcionando aquele carácter de pernas longas e sem esforço que são as caraterísticas dos melhores Grand Tourers, enquanto os modos Sport e Sport+ oferecem um novo carácter dinâmico, proporcionando progressivamente mais resposta e um controlo mais apertado da carroçaria.

Entretanto, o Vanquish Volante mantém os sofisticados sistemas de controlo de tração e estabilidade do Coupé, com este novo sistema ESP concebido para oferecer ao condutor um apoio dinâmico melhorado e a máxima segurança, no âmbito de uma aplicação de afinação única. Perfeitamente integrado no controlo dinâmico progressivo, o sistema evita intervenções bruscas, utilizando um conjunto de controladores inteligentes e modelos de software para prever níveis óptimos de aderência através de algoritmos de ponta, reagindo também a instabilidades momentâneas do veículo. Oferecendo modos ESP pré-definidos (On, Track, Off, Wet), todos os modos são selecionáveis através do botão ESP na consola central.

Com a imensa potência por detrás do Vanquish Volante, um sistema de travagem em cerâmica de carbono é instalado de série, proporcionando uma capacidade de travagem adequada para o porta-estandarte da marca. Pesando menos 27 kg do que os discos de ferro convencionais e oferecendo uma maior longevidade e resistência ao desvanecimento, também permitem a vectorização do binário, através da qual o equilíbrio dos travões pode ser deslocado para trás para aumentar a estabilidade durante a travagem numa curva.

Naturalmente, qualquer automóvel é tão capaz quanto o pneu que o liga à estrada, razão pela qual os engenheiros da Aston Martin trabalharam com o seu parceiro estratégico de pneus, a Pirelli, para desenvolver um novo Pirelli P ZERO™ concebido especificamente para o Vanquish Coupé e Volante, optimizado para cumprir os exigentes objectivos de desempenho do Vanquish, tanto com um pneu de verão (P ZERO™ PZ4) como de inverno (P ZERO™ Winter 2).

Na base do chassis e dos sistemas dinâmicos está uma estrutura de alumínio ligado. Melhorada para proporcionar uma dinâmica mais concentrada e envolvente, a otimização da rigidez da parte inferior da carroçaria proporciona um aumento de 75% na rigidez lateral em relação ao anterior descapotável emblemático, mantendo um desempenho estrutural muito semelhante ao da carroçaria do Coupé.

A conceção de ambos os automóveis em simultâneo permitiu alcançar um dos desafios mais complexos na conceção de automóveis: criar um automóvel com uma capota totalmente descapotável com um aumento mínimo de peso, mantendo a máxima rigidez de torção e assegurando que o design intemporal é mantido, independentemente de a capota estar levantada ou guardada sob a cobertura do tonneau.

O Vanquish Volante mantém a elegância contemporânea do Coupé; uma presença tonificada e musculada, uma postura ampla e curvas fluidas. Os pormenores caraterísticos das grelhas térmicas inspiradas na F1® permanecem no seu capot dramaticamente inclinado para ajudar a arrefecer. A extensão de 80 mm da distância entre eixos acentua a estética icónica do carro com motor dianteiro e cabina para trás. A cauda Kamm na traseira fica por cima do “Escudo” instantaneamente reconhecível, concebido para parecer que está a flutuar na traseira do automóvel.

O leve tejadilho K-fold pode ser aberto em 14 segundos e fechado em 16 segundos, e pode ser operado em movimento até 50 km/h através de um elegante interrutor metálico na consola central. Além disso, o tejadilho pode ser aberto ou fechado remotamente a partir do comando da chave, num raio de dois metros do automóvel. Ainda mais notável é o nível de isolamento térmico diretamente comparável ao do Vanquish Coupe. Com uma altura de pilha de apenas 260 mm, líder na sua classe, quando recolhido, o tejadilho em tecido, acusticamente melhorado, pode ser guardado sob a tonneau, atrás dos bancos, sem interromper as linhas fluidas e perfeitas da carroçaria.

Tal como o seu homólogo Coupé, o Vanquish Volante recebe o design do para-choques dianteiro, dos guarda-lamas e da grelha, proporcionando um carácter de design mais assertivo e uma maior presença na estrada. A tradicional grelha em forma de palheta oferece um aumento de 13% na área de superfície para ajudar a arrefecer o motor de 835 cv. As novas aberturas de ventilação do para-choques exterior canalizam o ar à volta do nariz, canalizando o ar frio para as cavas das rodas dianteiras para ajudar no arrefecimento dos travões.

Os faróis Matrix LED apresentam a nova assinatura luminosa com Luzes de Circulação Diurna (DRLs) integradas. Foram aplicados pormenores intrincados nas luzes, incluindo a marca Aston Martin gravada no interior dos faróis, enquanto o motivo vermelho “V12” adorna a faixa lateral distintiva. Os espelhos retrovisores exteriores sem moldura, mais pequenos e elegantes, contribuem para o perfil aerodinâmico do Vanquish Volante, e os puxadores das portas, que podem ser acionados eletronicamente, mantêm as linhas suaves do perfil lateral do Vanquish Volante.

O Vanquish Volante recebe também o recém-desenvolvido sistema de escape em aço inoxidável com uma geometria única e uma impressionante disposição de quatro tubos de escape. Com o tejadilho recolhido, os ocupantes ficam ainda mais expostos à gama de frequências melhorada e ao uivo ressonante do V12, sinónimo da linha de sangue Vanquish. Para quem procura a derradeira experiência auditiva, o Vanquish Volante está também disponível com um sistema de escape Titanium opcional. Este utiliza um silenciador mais pequeno para proporcionar um carácter sonoro V12 mais claro, mais alto e ainda mais envolvente, juntamente com uma redução de peso de 10,5 kg.

Concebido propositadamente como uma configuração de 2 lugares, o Vanquish Volante é caracterizado pela precisão artesanal e, com um tejadilho retrátil, proporciona agora uma experiência sensorial inigualável para o condutor e passageiro.

O Vanquish Volante incorpora a disposição interior personalizada introduzida no Vanquish Coupé, dando continuidade à nova arquitetura interior presente em todos os modelos da próxima geração da Aston Martin. Com a consola central rebaixada a proporcionar uma sensação de maior largura do habitáculo, a adição de um tejadilho retrátil mantém a sensação de espaço encontrada no Coupé com a sensação ultra-luxuosa de condução ao ar livre.

A combinação perfeita entre a moderna tecnologia de ecrã tátil e os interruptores físicos tácteis continua no interior do Vanquish Volante, mantendo a sensação de ultra-luxo no interior do habitáculo e a interação intuitiva com os comandos. O sistema de infoentretenimento de nova geração da Aston Martin apresenta o ecrã digital TFT de 10,25“ para o condutor, concebido para fornecer informações com a máxima clareza e configurações de ecrã personalizadas, enquanto o sistema integrado de ecrã tátil Pure Black de 10,25” com conetividade online completa inclui tecnologia com controlo capacitivo por gestos com um ou vários dedos.

O Vanquish Volante está equipado de série com o melhor sistema áudio do parceiro Bowers & Wilkins. Perfeitamente integrado e habilmente afinado para o Vanquish Volante, o sistema de som surround com 15 altifalantes e amplificação dupla proporciona a experiência de audição mais cativante.

Um seletor rotativo serrilhado à máquina rodeia o botão iluminado Stop/Start, permitindo a seleção do modo de condução desejado, ao lado de botões de pressão para Chassis, ESP, Escape e Controlo da Distância ao Estacionamento, assegurando que os controlos mais utilizados podem ser acionados sem que o condutor tenha de tirar os olhos da estrada. O Vanquish Volante também vê a adição do interrutor de funcionamento do tejadilho, juntamente com um novo botão de atalho para aceder diretamente aos controlos ADAS.

Continuando a apostar no conforto do condutor e dos passageiros, o Vanquish Volante está equipado com um banco Sports Plus de série, com um banco Performance em fibra de carbono como opção. Com uma posição de assento que pode ser ajustada a uma ampla gama de alturas de condutor, cria uma sensação desportiva e a posição perfeita para uma condução dinâmica. A consola central baixa e os painéis das portas recortados optimizam o espaço à volta da parte superior do corpo, assegurando que os braços do condutor não são prejudicados durante uma condução dinâmica ou manobras.

O habitáculo traseiro do Vanquish Volante foi concebido com igual consideração pelo luxo, assegurando que todas as partes do interior são decoradas com o mesmo nível de pormenor e acabamentos indulgentes. A barra transversal traseira esculpida é uma afirmação ousada que separa as áreas de arrumação reservadas para os requintados conjuntos de bagagem em pele, disponíveis como acessório. Como seria de esperar do modelo emblemático, o número de combinações possíveis de design exterior e interior, desde as jantes e pinças de travão até aos tapetes e acabamentos interiores, é extenso.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.