Menu Fechar

ASTRA SPORTS TOURER ELECTRIC LIDERA OFENSIVA ELETRIFICADA DA OPEL NO SEGMENTO DAS STATION WAGONS

Depois de ter celebrado a sua estreia no IAA Mobility em Munique no passado mês de setembro, o novo Opel Astra Sports Tourer Electric é agora o atual ponta de lança da ofensiva eletrificada da Opel no muito apreciado segmento das station wagons, assumindo-se como uma das primeiras propostas elétricas a bateria do mercado para este tipo de carroçaria.

Com um peso de apenas 1.760 quilogramas – menos do que muitos dos seus concorrentes – o novo Astra Sports Tourer Electric também é capaz de proporcionar uma performance especialmente dinâmica. O já mencionado baixo peso aliado ao motor elétrico de 115 kW/156 cv – com 270 Nm de binário disponível ao primeiro toque no acelerador – garantem agilidade e arranques rápidos em ambiente citadino. A velocidade máxima do Astra Sports Tourer Electric é de 170 km/h, um valor superior à dos seus principais concorrentes. Os condutores podem escolher, de acordo com as suas preferências ou condições de circulação, entre três modos de condução: Eco, Normal e Sport.

A energia é armazenada numa bateria de iões de lítio com 54 kWh de capacidade, a qual possui uma configuração eficiente, um peso reduzido, uma autonomia exemplar e tempos de carregamento reduzidos. O Astra Sports Tourer requer apenas 15 kWh de eletricidade por cada 100 quilómetros percorridos, o que lhe permite declarar uma autonomia de 413 quillómetros.

O sistema de travagem regenerativa garante a recuperação de energia durante a condução. Mas quando chegar a altura de fazer o carregamento, o Astra Sports Tourer Electric pode ser carregado até 80% da capacidade da bateria em cerca de 30 minutos numa estação de carregamento rápido de corrente contínua de 100 kW. Além disso, o Astra Sports Tourer totalmente elétrico está equipado, de série, com um carregador trifásico a bordo de 11 kW para utilizar com uma wallbox doméstica.

Com dimensões vitais de 4,64 x 1,86 x 1,48 metros (C x L x A) e uma altura de carga de cerca de 60 cm, o novo Astra Sports Tourer Electric é um veículo polivalente que combina um estilo desportivo com uma condução sem emissões locais e o talento típico da Opel para uma configuração eficiente.

A bateria está localizada na parte inferior da carroçaria, pelo que não se perde espaço para passageiros e bagagem no interior. Mesmo com os bancos traseiros na posição elevada, o Astra Sports Tourer Electric oferece 516 litros de espaço na bagageira – com os bancos rebatidos, a capacidade aumenta para 1.553 litros. Isto proporciona bastante espaço para várias malas, compras ou ferramentas, bem como para objetos volumosos, como caixas de transporte. Outra vantagem: A posição baixa da bateria também reduz o centro de gravidade do automóvel, para que o Astra Sports Tourer Electric assuma uma posição sólida e estável em estrada, beneficiando o comportamento dinâmico.

Elevada dotação de equipamento marca a experiência a bordo

No que a equipamento diz respeito, o novo Astra Sports Tourer Electric está já equipado de série com inúmeras ajudas eletrónicas e funcionalidades focadas no máximo nível de conforto. Estas incluem ar condicionado, iluminação integralmente em LED e o cockpit Pure Panel® totalmente digital com dois ecrãs de 10 polegadas e sistema de infoentretenimento multimedia.

No Astra Sports Tourer Electric com acabamento topo de gama GS, o banco desportivo ergonómico ativo, certificado pela AGR, aumenta o conforto do condutor. O sistema de aviso de colisão frontal também possui um assistente de sinais de trânsito e de velocidade com função de paragem. A câmara Intelli-Vision de 360 graus oferece uma visão panorâmica. Para além das capas dos espelhos retrovisores exteriores em preto e das jantes de liga leve de 18 polegadas, o estilo desportivo do GS é sublinhado pelo tejadilho em preto karbon, pelo forro do tejadilho em preto e ainda pelo emblema Opel e pelas letras Astra na traseira em preto brilhante.

O sistema opcional Intelli-Drive 2.0 integra inúmeros assistentes eletrónicos e combina-os, pela primeira vez, com a mudança de faixa semiautomática e a adaptação inteligente da velocidade. Se a faixa de rodagem pretendida estiver livre, o assistente conduz o Astra Sports Tourer Electric para a faixa desejada com pequenos movimentos de direção. E a adaptação inteligente da velocidade assegura que – se confirmado pelo condutor – a velocidade do veículo é reduzida em conformidade quando é atingido um novo limite de velocidade ou aumentada até esse limite. Para além dos sensores, o Intelli-Drive 2.0 também utiliza informações da rede over-the-air. A iluminação Intelli-Lux LED® Pixel Light, com 168 elementos LED, aumenta ainda mais a segurança.

Para facilitar a escolha de opções e criar a oferta mais adequada às necessidades de cada condutor, a Opel definiu packs práticos para o Astra Sports Tourer Electric, concebidos para satisfazer as diferentes preferências dos compradores. O portfólio vai desde o Pack Tecnologia com Intelli-Lux LED® Pixel Light, carregamento sem fios e barras de tejadilho, até ao Pack Conforto com bancos e volante aquecidos ou teto de abrir elétrico em vidro, para-brisas ThermaTec® aquecido e porta da bagageira controlada por sensor.

Resumo dos preços da gama Astra Electric para Portugal

 Opel Astra Sports Tourer ElectricOpel Astra 5PElectric
PVP a partir de 38.620 €a partir de 37.520 €
Renda clientes particulares309€ 299€ 
Renda clientes B2B405€ 390€ 

Uma ampla gama de propulsores apta para todas as necessidades

Para além do grupo propulsor eletrificado, o novo Astra Sports Tourer está também disponível com motores a gasolina e Diesel altamente eficientes, oferecendo 96 kW/130 cv nas versões a gasolina e a gasóleo e 132 kW/180 cv de potência máxima na versão híbrida plug-in. Já o mais dinâmico e topo de gama GSe está equipado com um grupo propulsor híbrido plug-in de 165 kW/225 cv. A caixa de velocidades de série nos motores a gasolina é uma transmissão manual de seis velocidades, sendo proposta em opção uma caixa automática de oito velocidades, também de série nos motores Diesel e nos híbridos plug-in, neste caso, eletrificada.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.