Menu Fechar

Audi compra Auto Union Type D desaparecido

A Audi adquiriu um carro que procurava há muito tempo. Levado para a União Soviética depois da 2ª Guerra Mundial, foram precisos mais 73 anos para que a Audi se pudesse tornar proprietária deste Auto Union Silver Type D “twin-supercharger” de 1939 novamente.

O Type D foi o último carro de corrida fabricado pela Auto Union e correu pela última vez no Grande Prémio de Belgrado em 1939. A Alemanha invadiu a Polónia dois dias antes e os carros da Auto Union Grand Prix foram guardados longe em Zwickau, Alemanha. Quando a guerra acabou a Rússia ficou com os carros como parte da indeminização e estudou a sua tecnologia.

Em terras soviéticas os alemães perderam o vestígio dos carros, uma perda irreparável para nova Auto Union GmbH, a actual Audi AG, estabelecida em 1949. Dos flecha de prata, apenas um carro permaneceu na Alemanha: o Type C que estava no Deutsches Museum e foi danificado em um bombardeio à cidade.

Paul Karassik, um coleccionador de carros americano, começou a pesquisar o que tinha acontecido aos Silver Arrows da Auto Union. Karassik nasceu na actual Sérvia e assistiu em 1939 ao Grande Prémio de Belgrado e acabou por dedicar-se a encontrar os carros que marcaram a sua juventude. Uma vantagem nestea pesquisa era que Karassik falava fluentemente russo além de que a sua esposa falava fluentemente alemão.

Karassik foi capaz de encontrar dois Auto Union Type D e em 1990 transportou-os de volta para a Flórida. Ambos os carros precisavam de novas carroçarias, mas os motores, o chassis, os eixos e as engrenagens estavam em condições. Um carro foi reconstruído a partir de um Type D de 1938 e o outro com um Type D de 1939. Ambos os carros foram apresentados ao público na Clássica de Eifel em Nürburgring a 1 de Outubro de 1994.

Karassik manteve-se como proprietário de ambos os carros, mas permitiu que a Audi exibisse o carro de 1938 e acabou por comprar o carro em 1998. O carro de 1939 foi vendido à marca alemã em 1999.

Agora, a Audi comprou finalmente o outro carro. Houve um terceiro Type C/D que Karassik não conseguiu encontrar, mas a Audi também o conseguiu comprar e é agora proprietária dos três carros. A Audi sabia já do paradeiro deste carro desde 1991.

O Goodwood Revival vai organizar uma corrida de carros de grandes prémios do pré-guerra na qual estarão presentes os Silver Arrows da Audi e da Mercedes, além de outros carros da mesma época.

Rui Augusto
Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.