Audi híbrido faz história em Le Mans

Published On 15 de Junho de 2012 | Desporto

A Audi vai partir da primeira linha da grelha de partida para as 24h de Le Mans.
Este feito foi conseguido com o Audi R8 e-tron quattro de Andre Lotterer, Marcel Fãssler e Benoît Treluyer a bater o R18 Ultra de Marc Gené, Romain Dumas e Loïc Duval. Na terceira posição vai estar o Toyota TS 030 Hybrid de Anthony Davidson, Sebastien Buemi e Stephane Sarrazin.

O piloto André Lotterer fez assim história na qualificação da 80ª edição das 24 Horas de Le Mans, ao ter garantido a primeira pole position com um carro equipado com motorização híbrida. O alemão cumpriu uma volta em 3m23,787s, à média de 240,8 km/h. Este Audi e-tron bateu o Audi convencional por 0,291s.

Na terceira posição ficou o primeiro Toyota TS-030 Hybrid de Anthony Davidson, Sebastien Buemi e Stephane Sarrazin, a pouco mais de um segundo do Audi mais rápido, na frente do segundo R18 e-tron quattro de Tom Kristensen, Alan McNish e Dindo Capello.

O segundo Toyota TS-030 Hybrid, pilotado por Alex Wurz, Nicolas Pierre e Kazuki Nakajima, ficou com o quinto lugar da grelha, na frente do último dos quatro Audi inscritos, o de Marco Bonanomi, Oliver Jarvis e Mike Rockenfeller, que foram apenas sextos.

Na categoria LMP2, o melhor tempo ficou na posse do carro nr25 Oreca 03-Nissan de Jan Charouz, John Martin e Tor Graves, com um tempo de 3m28,181s, batendo o Oak Racing Morgan Judd de Jacques Nicolet, Matthieu Lahaye e Olivier Pla por apenas 0,4s.

Na classe GTE Pro, a «pole» ficou com o Ferrari 458 Italia da Luxury Racing, com Frederic Makowiecki a registar a marca 3m55,393s, 0.4 segundos mais rápido que o Aston Martin Racing Vantage de Darren Turner. Na terceira posição ficou o Corvette de Oliver Gavin, Tommy Milner e Richard Westbrook.

Nos GTE-Am, o melhor foi o Porsche da Flying Lizard, pilotado por Darren Law, Seth Neiman e Spencer Pumpelly, ficando na frente do Aston Martin de Allan Simonsen, Chrystoffer Nygaard e Kristian Poulsen.

Pedro Lamy, no Corvette da Larbre partilhado com Patrick Bornhauser e Julien Canal, vai partir do sexto lugar na sua classe.

Em relação aos restantes pilotos Portugueses, Manuel Rodrigues/Ferte/Illiano (JMB Ferrari) registaram o décimo primeiro tempo na classe, enquanto Kauffman/Rui Águas/Vickers (AF-Waltrip Ferrari) arrancam da nona posição entre os GTE Am.

Top Ten da qualificação:

1. Audi R18 e-tron Quattro – M. Fässler /A. Lotterer /B. Treluyer 3:23.787
2. Audi R18 Ultra – R. Dumas / L. Duval / M. Gené +0.291
3. Toyota TS 030 Hybrid – A. Davidson / S. Buemi / S. Sarrazin +1.055
4. Audi R18 e-tron quattro – D. Capello / T. Kristensen / A. McNish +1.646
5. Toyota TS 030 Hybrid – A. Wurz / N. Lapierre / K. Nakajima +1.701
6. Audi R18 Ultra – M. Bonanomi / O. Jarvis / M. Rockenfeller +2.633
7. HPD ARX 03A Honda – N. Leventis / D. Watts / J. Kane +5.835
8. Lola B12/60 Coupe Toyota – N. Prost / N. Jani / N. Heidfeld +6.050
9. Lola B12/60 Coupe Toyota – Belicchi / Primat / Bleekemolen +8.079
10. Dome – Judd – S. Bourdais / N. Minassian / S. Ara +9.279

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.