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Audi no Goodwood Festival of Speed 2023

A Audi ira celebrar as suas conquistas no automobilismo no Goodwood Festival of Speed deste ano com uma mistura eclética de veículos icónicos. A atração principal da Audi, o S1 e-tron quattro Hoonitron, irá fazer a sua estreia no Reino Unido e enfrentará a famosa subida de Goodwood com a lenda das corridas de Le Mans, Tom Kristensen, ao volante. Ao mesmo tempo, a Audi marcará os 100 anos de Le Mans com a exibição dinâmica de três carros LMP icônicos: R8, R10 TDI e R18 e-tron quattro.

“Audi e Goodwood têm o automobilismo no seu coração, portanto, poder mostrar ícones do nosso passado ao lado das últimas criações da Audi Sport no Festival de Velocidade deste ano será uma ocasião especial”, comentou o diretor da Audi no Reino Unido, Andrew Doyle. “O sucesso no Rally Dakar é o nosso foco atual antes de voltarmos a nossa atenção para o auge do automobilismo e da Fórmula 1 em 2026. Ambas as disciplinas serão um caminho significativo para fortalecer nosso pedigree no automobilismo”.

Audi S1 e-tron quattro Hoonitron
Projetado e desenvolvido para a lenda do automobilismo Ken Block, que faleceu tragicamente no início deste ano, o Audi S1 e-tron quattro Hoonitron é um carro de corrida totalmente elétrico. Inspirado no lendário Audi Sport quattro S1 dos anos 1980, a interpretação moderna foi desenvolvida na sede da Audi Sport em Neckarsulm e criada pelo chefe de design Marc Lichte e sua equipa. Sob a pele, o S1 e-tron quattro Hoonitron é baseado num chassi de fibra de carbono e alimentado por duas unidades motoras – uma em cada eixo. Como os motores elétricos atingem velocidades máximas de 28.000 rpm, a equipa de engenharia definiu uma relação de transmissão de cerca de 12:1 para permitir desvios de alta velocidade. Levando em conta as perdas, isso resulta em cerca de 3.000 Nm de torque em cada eixo, ou 6.000 Nm no total.

Tom Kristensen, seis vezes vencedor de Le Mans e embaixador da Audi, enfrentará a subida de Goodwood no S1 e-tron quattro hoonitron.

Audi RS Q e-tron


A Audi vai enfrentar a corrida mais desafiadora do mundo o Rally Dakar, com um conceito igualmente ambicioso e inovador: o RS Q e-tron. Os eixos dianteiro e traseiro são ambos equipados com uma unidade motor-geradora (MGU), como as do carro de Fórmula E Audi e-tron FE07, enquanto uma terceira MGU faz parte do conversor de energia e serve para recarregar a bateria de alta tensão enquanto conduz.

Audi r8


A sua estreia em Le Mans em 1999, a Audi garantiu um pódio com o R8. Nos anos que se seguiram, de 2000 a 2002, a Audi alcançou um histórico hat-trick, em parte graças à tecnologia TFSI, que foi usada pela primeira vez em 2001 e mais tarde chegou à produção em série. Em 2004 e 2005, as equipas clientes conquistaram mais duas vitórias gerais para a Audi em Le Mans.

Audi R10 TDI


Em 2006, a Audi foi a primeira equipa de fábrica a entrar em Le Mans com um carro movido a diesel. Um motor V12 TDI de 5,5 litros estava no coração do R10 TDI e abriu um novo capítulo na história do automobilismo da Audi. A chave para o sucesso do carro foi o seu consumo de combustível comparativamente baixo em relação à concorrência e vastas reservas de binário, em torno de 1.100 Nm, desenvolvidas pelo poderoso motor a diesel. O R10 TDI conquistou vitórias gerais em Le Mans em 2006, 2007 e 2008.

Audi R18 e-tron quattro


Outro passo revolucionário na história do automobilismo da Audi foi a introdução da tecnologia diesel-híbrida em 2012 com o R18 e-tron quattro. Um motor diesel V6 de 3,7 litros reduzido alimentava o eixo dianteiro e o acionamento elétrico impulsionava o eixo dianteiro conforme a necessidade. Maior velocidade, melhor eficiência e melhor desempenho geral levaram a Audi a garantir um histórico 1-2-3 em Le Mans em 2012.

Audi quattro gr. 4 Rali de Portugal


O carro que é amplamente considerado como tendo revolucionado os ralis, o Audi quattro. Inicialmente homologado para competir na classificação do Grupo 4 de rally, o carro em exibição em Goodwood foi pilotado por Hannu Mikkola no Urbibel Algarve Rally de 1981 em Portugal. Venceu 24 das 30 provas especiais e estabeleceu o melhor tempo.

Audi 200 quattro Rally Safari


Quando o sol estava começando-se a pôr no envolvimento da Audi no mundo dos ralis, o seu primeiro sucesso no East African Safari Rally foi garantido em 1987 com o 200 quattro. Alimentado pelo famoso motor de cinco cilindros de 2,1 litros, desenvolvia 250 cv e 350 Nm de torque, que era enviado para a estrada através de uma caixa manual de seis relações e tração integral quattro. Foi em 1987 que o Campeonato Mundial de Rally foi limitado a carros do Grupo A, como o 200 quattro.

Sérgio Gonçalves

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