Audi Q2 Crossline Coupé

Published On 27 de Setembro de 2012 | Novidades

A Audi divulgou em Paris um protótipo que poderá dar origem a curto prazo ao crossover compacto Q2. O Q2 Crossline Coupé, é um crossover híbrido Plug-in, que aponta as novas soluções tecnológicas e estilísticas dos futuros modelos Q da marca alemã.

O Q2 Crossline Coupé é um 2+2 que mede 4,21 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,51 m de altura. Ao nível das dimensões situa-se entre um A3 e um Q3. Combina um motor 1.5 TFSI de três cilindros com dois motores eléctricos, alimentados por baterias de iões de lítio com 17,4 kWh. O propulsor a gasolina desenvolve 130 cv de potência e 200 Nm de bináxio máximo, enquanto os dois motores eléctricos debitam potências diferentes. Um debita 68 cv é utilizado nos arranques e como alternador. Da tração eléctrica encarrega-se o segundo motor com 116 cv de potência e um binário máximo de 250 Nm.

Esta solução permite Q2 Crossline Coupé acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,6 segundos, com emissões de apenas 26 g/km de CO2 e consumos médios de 1,1 l/100 km. Em modo eléctrico, este crossover coupé tem uma autonomia de 86km. A velocidade máxima é de 182 km/h.

O chassis é construído com base em três materiais – alumínio, polímeros com fibra de carbono e polímeros com fibra de vidro – para aumento de resistência e redução de peso.

Esteticamente, a parte dianteira é dominada pela grelha Singleframe, que se divide em vários segmentos através de barras. A sua pronunciada moldura está integrada no Multimaterial Space Frame como elemento de suporte.

No perfil lateral predominam os contornos horizontais sobre as rodas. A baixa zona vidrada termina num pilar C fortemente inclinado. As portas foram sensivelmente deslocadas para baixo, pois o novo princípio de construção permite soleiras das portas muito baixas.

O Crosslane Coupé recupera o conceito targa, com um tejadilho composto por duas camadas de CFRP que pesa ligeiramente menos de 10 kg. O condutor e o passageiro podem desengatá-lo electricamente, retirá-lo da estrutura da carroçaria e guardá-lo sobre a bagageira.

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.