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AUDI Q7 ATUALIZADO EM DESIGN, CONFORTO E TECNOLOGIA

A Audi voltou a atualizar o seu principal SUV familiar com um design mais moderno e tecnologia avançada. O novo design exterior, com novas secções dianteira e traseira, sublinha o caráter poderoso do SUV, que oferece uma versatilidade de primeira classe e um generoso espaço para até sete ocupantes. Pela primeira vez num Q7, os faróis HD Matrix LED laser têm feixe adicional de máximos e incluem luzes diurnas digitais com assinaturas de luz personalizáveis. As óticas traseiras digitais OLED com quatro designs selecionáveis completam a oferta de luzes. Novas jantes, cores, aplicações decorativas e bancos com costuras contrastantes conferem ao mais versátil SUV da família ‘Q’ um nível de personalização ainda mais elevado.

De ‘concept car’ a modelo de produção bem-sucedido

A jornada de sucesso do Audi Q7 começou em 2003 com o ‘concept car’ Audi Pikes Peak quattro revelado no Salão Internacional do Automóvel da América do Norte. Concebido enquanto veículo para condução em todas as estradas e uso moderado fora de estrada, o atual Q7 – que tem vindo a encantar clientes em todo o mundo há 18 anos – mantém-se fiel às suas virtudes de design, tecnologia e funcionalidade. O primeiro SUV da marca dos quatro anéis foi apresentado ao público no Salão Automóvel de Frankfurt de 2005 (IAA), mesmo a tempo do 25.º aniversário do sistema de tração integral quattro com diferencial central Torsen (com repartição de 40:60 à frente/trás). O novo “superlativo” no segmento dos SUV, como a Audi referiu no lançamento do Q7, combina elegância, versatilidade e tónica desportiva. Desde o seu lançamento, o Audi Q7 é visto como um todo-o-terreno que combina elevado prestígio com uma vasta gama de aplicações.

As suas dimensões são imponentes e a sua aparência é principesca: com mais de cinco metros de comprimento, uma distância entre eixos de cerca de três metros, espaço para sete pessoas e um volume da bagageira total que se aproxima dos 2.000 litros, a primeira geração do Q7 tornou-se imediatamente o porta-estandarte do segmento dos SUV. De 2008 a 2012, o Q7 V12 TDI assumiu o lugar de topo de gama: com os seus 500 cv e 1.000 Nm de binário, ultrapassou todos os concorrentes no segmento SUV. O Q7 V12 TDI, construído na fábrica de Bratislava, foi também o primeiro Audi de produção a incluir de série um sistema de travagem em cerâmica.

A oferta de motores a gasolina variava entre 272 e 350 cv, enquanto os motores Diesel tinham uma potência de até 500 cv. Desde o início da produção em 2006 até ao fim da primeira geração em 2015, mais de 550.000 clientes optaram por um Q7 da primeira geração.

 Potente, espaçoso e elegante

Após o lançamento da segunda geração com quatro rodas direcionais, em 2015 e atualizada em 2019, o novo Q7 exibe de forma expressiva o seu design robusto e elegante com uma segunda atualização em 2024. O maior e mais versátil SUV da gama da marca dos quatro anéis apresenta a linguagem de design moderno da Audi.

As projeções e a distância entre eixos demonstram proporções poderosas ainda mais enfatizadas pelas cores exteriores e jantes distintas. A inconfundível estrutura única da grelha Audi Singleframe de formato octogonal impressiona agora com incrustações verticais. Estas apresentam uma forma de lágrima na base exterior e têm a forma de um L nas versões S line, bem como no SQ7 TFSI. Além disso, a nova interação entre os contornos da grelha e os faróis, agora mais elevados, cria uma arquitetura frontal completamente nova que enfatiza claramente a aparência poderosa e mais atual do novo Q7*, ainda sublinhada pelas novas entradas de ar proeminentes, com moldura colorida, que estão claramente integradas na arquitetura básica do veículo.

A Audi reduziu os elementos decorativos para dar ao veículo um aspeto ainda mais purista. Para distinguir a versão base das equipadas com o pacote exterior S line, zonas do para-choques dianteiro, decoração da porta e difusor no modelo base surgem em cores contrastantes que sublinham o aspeto robusto de todo-o-terreno. Todas as motorizações do Audi Q7* estão dotadas de um sistema de escape com ponteiras visualmente apelativas. Alinhado com o SQ7 TFSI, o pacote exterior S line destaca-se pelas entradas de ar laterais fortemente acentuadas no para-choques dianteiro, dando ao veículo um aspeto ainda mais desportivo.

A grelha Singleframe impressiona com um esquema de cores independente. Os pacotes opcionais Black e Black Plus acentuam o exterior em torno da Audi Singleframe, os contornos das janelas laterais e os para-choques dianteiro e traseiro. Os novos faróis com tecnologia HD Matrix LED lasers como um feixe adicional para a função de máximos, bem como as luzes diurnas digitais posicionadas no bordo horizontal superior, dão ao Q7 uma expressão ainda mais poderosa. Em combinação com os faróis traseiros digitais OLED, disponíveis pela primeira vez para o Q7*, o caráter de classe premium do modelo torna-se ainda mais evidente.

A personalização no seu melhor: faróis e luzes traseiras

Os faróis LED de alta intensidade são parte de equipamento de série do Q7* e os faróis Matrix LED são opcionais. Também estão disponíveis faróis HD Matrix LED com tecnologia laser. Estes funcionam com 24 LEDs e cada um com um díodo laser de alta potência, sendo imediatamente reconhecíveis através de uma luz de presença azul incorporada nos faróis que simboliza a precisão da tecnologia laser. A luz laser torna-se ativa acima dos 70 km/h e aumenta significativamente o alcance de máximos. Uma novidade para os faróis topo de gama são as assinaturas digitais das luzes de circulação diurna. Estas dão ao Q7* uma aparência caraterística e inconfundível, permitindo ao utilizador selecionar uma das quatro assinaturas de luz através do MMI. No entanto, não é apenas a gama alargada de funções dos faróis que é nova, mas também o seu design. A colocação mais elevada das luzes de circulação diurna confere ao Q7 uma aparência mais ampla e expressiva. Pela primeira vez, o Q7* também apresenta luzes traseiras OLED (tecnologia de díodo orgânico emissor de luz) como opção, que também apresentam quatro assinaturas digitais.

Além disso, tal como nos Audi A8, Q8 e Q5, as luzes traseiras digitais OLED têm uma função de indicação de proximidade em conjunto com os sistemas de assistência: quando parado, e detetando movimento a menos de dois metros, as unidades de controlo ativam automaticamente todos os segmentos digitais OLED. As funções adicionais incluem sinais de mudança de direção dinâmicos, bem como várias sequências de boas-vindas que se adaptam ao Q7.

Novas decorações, cores e jantes alargam a gama de equipamento

Com a mais recente atualização do produto, a Audi voltou a aperfeiçoar a gama de equipamento do Q7. As costuras no revestimento dos bancos no modelo base são agora de série e numa cor cinzenta contrastante. Há também nove inserções decorativas disponíveis para personalização. Novidades na gama de equipamento: Prata Elm Burl para o modelo base, Carbono Twill Mate e Alumínio Escovado Mate com relevo linear em prateado para o Q7* com o pack desportivo S line, bem como para o SQ7 TFSI.

Estão disponíveis três novos acabamentos que permitem aos clientes personalizar ainda mais o Q7*. Para um aspeto particularmente desportivo, a gama de acabamentos metalizados inclui agora Gold Sakhir, Azul Ascari e Vermelho Chili. Mas os clientes podem esperar mais novidades para além dos acabamentos: a gama de jantes propõe uma escolha de cinco novos designs para jantes de 20″ a 22″. Preto Metalizado, Cinzento Silk Mate com inserções em preto brilhante ou Preto Metalizado com corte de diamante estão disponíveis para jantes de 21 polegadas e maiores.

Como parte da atualização do modelo, a Audi está também a expandir a gama de aplicações: pela primeira vez, os passageiros podem utilizar diretamente aplicações de outros fornecedores, como Spotify ou Amazon music. Atualizações regulares de software e uma gama de aplicações em constante expansão permitem uma personalização do sistema de infoentretenimento. Uma loja com um portefólio de aplicações específicas para cada mercado expande o kit de ferramentas de infoentretenimento modular de terceira geração (MIB 3).

Nos sistemas de assistência ao condutor, os ecrãs circundantes receberam uma atualização. O Audi virtual cockpit apresenta um aviso de mudança de faixa, presença de outros veículos na estrada (camiões, automóveis e motociclos), aviso de distância, assistência em cruzamentos e informações sobre semáforos online em qualidade Full HD. Além da loja de aplicações e dos novos ecrãs, a atualização do modelo também expande o equipamento de série do Q7, com as motorizações V6 a combustão a incluírem agora jantes de liga leve de 19 polegadas, barras de tejadilho em alumínio, uma câmara de visão traseira com sistema de assistência ao estacionamento plus e assistente de máximos. Outras características incluem o apoio de braços central comfort, interface para smartphone com loja integrada para aplicações e Audi phone box.

Seguro em todas as superfícies: suspensão com o ADN da Audi

Concentrando todo o ADN da Audi, a dinâmica do Q7 define-se por cinco características: equilibrado, sólido, controlado, preciso e sem esforço. O controlo da suspensão, da direção, da tração e da travagem desempenham um papel fundamental na criação de uma experiência de condução segura, confiante e confortável. Mesmo o equipamento de série, com suspensão de molas, assegura uma experiência de condução consistente. A capacidade de reboque do Q7 é de até 3,5 toneladas.

Suspensão pneumática controlada eletronicamente, suspensão pneumática adaptativa ou suspensão pneumática adaptativa desportiva (equipamento de série no SQ7 TFSI*) – estão disponíveis como equipamento opcional. Dependendo das preferências do condutor e da situação de condução, a suspensão ajusta a altura ao solo até 90 milímetros, oferecendo também controlo de nível. Em autoestrada, a suspensão pode baixar automaticamente até 30 milímetros, dependendo da velocidade, e em 15 milímetros com a suspensão pneumática adaptativa desportiva. Durante a condução fora de estrada, a função “Lift” selecionável a partir do Audi drive select pode ser utilizada para aumentar a distância ao solo até 60 milímetros a baixas velocidades.

Além disso, a direção integral garante um maior nível de segurança e conforto. A baixa velocidade, as rodas traseiras viram até cinco graus na direção oposta às rodas dianteiras, o que reduz o raio de viragem em até um metro e aumenta a manobrabilidade. Ao mesmo tempo, o condutor sente mais conforto e estabilidade a velocidades mais elevadas uma vez que as rodas traseiras viram na mesma direção das dianteiras. O pacote de suspensão avançada, com estabilização eletromecânica ativa do rolamento e direção às quatro rodas, também está disponível como opção para o V6 TFSI* e TDI*. Para melhorar o comportamento do Q7* em situações quotidianas, tais como manobras em parques de estacionamento ou garagens, o sistema de direção foi otimizado para melhorar o comportamento do Q7*.

Outra caraterística útil é o sistema park assist plus que utiliza a câmara em combinação com o radar e os sensores ultra-sónicos para manobrar facilmente o Audi Q7* em lugares de estacionamento apertados. Os clientes podem controlar a manobra de estacionamento utilizando a aplicação myAudi a partir do seu smartphone. Quando estiverem prontos para sair do lugar de estacionamento, os clientes podem ligar o motor através da aplicação myAudi e encaminhar o veículo para fora do lugar para que seja possível entrar confortavelmente.

Mecânicas eficientes e potentes

Na base da gama está a versão 50 TDI quattro (Consumo combinado de combustível em l/100 km: 8,4-7,8; emissões combinadas de CO2 em g/km: 220-204), uma versão com 210 kW (286 cv) e 600 Nm de binário, permitindo ao grande SUV acelerar de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e atingir uma velocidade máxima de 241 km/h.

Dominante em todas as situações: o Audi SQ7 com um motor V8 TFSI a gasolina

O caráter desportivo está profundamente enraizado nos genes do novo SQ7 TFSI, marcado por um spoiler redesenhado na frente e um difusor expressivo na traseira. A grelha Singleframe destaca-se com as inserções verticais em forma de L num esquema de cores desportivo. As entradas de ar maiores apresentam grelhas em forma de favo de mel na sua superfície. Caracteristicamente, a Audi opta por um aspeto desportivo em alumínio para as caixas dos espelhos retrovisores exteriores, para os encaixes na Singleframe e para o rebordo das entradas de ar laterais. O mesmo esquema de cores é também utilizado para o revestimento da saia lateral. Os packs visual Black e visual Black plus também podem ser encomendados para o SQ7 TFSI.

Como parte da atualização do produto, o SQ7 TFSI (consumo de combustível combinado em l/100 km: 12,7-12,0; emissões combinadas de CO2 em g/km: 290-272), agora conta com o consagrado 4.0 TFSI com 373 kW (507 cv) e 770 Nm de binário com caixa automática tiptronic de oito velocidades e tração integral permanente quattro. Com este motor, o SQ7 TFSI acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,1 segundos, com velocidade máxima regulada eletronicamente de 250 km/h e um som de escape desportivo e sonoro.

Em situações de cargas baixas a médias – de 160 a 250 Nm – e regimes de motor entre 950 e 2.500 rpm com uma exigência de binário máximo de 145 Nm, o sistema de cilindros desativa os cilindros 2, 3, 5 e 8 nas relações de caixa mais altas, desligando a injeção e a ignição e fechando as válvulas de admissão e escape. O processo de comutação demora apenas milissegundos e passa praticamente despercebido ao condutor. No modo de quatro cilindros, os pontos de funcionamento dos cilindros ativos mudam para carga mais elevada, o que aumenta a eficiência térmica, enquanto os cilindros desativados funcionam, essencialmente sem perdas, como molas. Quando o condutor pressiona o pedal do acelerador, os cilindros desativados são imediatamente reativados. Para obter a sonoridade desportiva, existe uma válvula de escape nas duas condutas exteriores que modulam o som consoante a carga e o regime do motor.

Para uma experiência de condução ótima, um veículo requer não só motores de primeira classe, mas também elementos de suspensão excecionais. Com o opcional pacote de suspensão avançada, os clientes também beneficiam do diferencial desportivo. Nas curvas a velocidades elevadas utiliza duas embraiagens multidisco para transferir o binário entre as rodas traseiras, enviando a maior percentagem à roda do lado de fora da curva, a que tem a melhor aderência. Conhecido como vectorização de binário, este sistema torna a condução ainda mais fácil e precisa: ao virar ou acelerar numa curva, o grande SUV desportivo é literalmente pressionado para a trajetória ideal, minimizando a tendência para subvirar. O segundo componente do pacote é a estabilização eletromecânica ativa do rolamento (eAWS). Aqui, ambos os eixos estão equipados com um motor elétrico compacto acoplado a uma transmissão, que divide o estabilizador em duas metades. Quando em linha reta, permite que trabalhem de forma independente uma da outra, o que reduz os movimentos da carroçaria em estradas irregulares. No entanto, em condução desportiva, o motor elétrico faz com que as duas metades girem em direções opostas, fazendo-as funcionar como um todo, e com que o veículo se incline significativamente menos em curva, proporcionando uma resposta da direção mais precisa.

O eAWS é alimentado por um supercondensador de 48 volts. A unidade de armazenamento de energia compacta e leve, que pode armazenar e libertar uma corrente elevada num período muito curto, alimenta os dois motores elétricos com uma potência máxima de 1,5 kW cada.

O Audi SQ7 TFSI sai da linha de produção com jantes de 20 polegadas e pneus 285/45 de série. Em alternativa, estão disponíveis jantes de 21 e 22 polegadas. Os discos de travão no eixo dianteiro têm um diâmetro de 400 milímetros e no eixo traseiro medem 350 milímetros. As pinças de travão são pretas, que opcionalmente podem ser vermelhas, e, no eixo dianteiro, exibem o logótipo S que define o visual da Audi.

Interior versátil e espaçoso

As versões de cinco e sete lugares do Audi Q7* e do SQ7 TFSI* combinam elevado prestígio com sentido prático para o dia a dia. Com o seu generoso comprimento, espaço para a cabeça e para os cotovelos, tanto à frente como atrás, ambos os veículos oferecem um ambiente de primeira classe, arejado e espaçoso. Dependendo da posição dos encostos traseiros, a bagageira da versão de cinco lugares oferece um volume entre 780 litros (encostos para cima) e 1.908 litros (encostos para baixo). A porta da bagageira é elétrica, de série, e pode, opcionalmente, ser acionada por um gesto de pé. A Audi também oferece o banco traseiro opcional plus. Esta caraterística permite que o comprimento e o ângulo das costas dos três bancos sejam ajustados individualmente, assegurar espaço suficiente para três cadeiras de criança e uma terceira fila de dois bancos rebatíveis eletricamente.

Sérgio Gonçalves

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