Menu Fechar

AUDI TRADITION CELEBRA MÚLTIPLOS ANIVERSÁRIOS EM 2024

Todas as datas mais relevantes, em resumo: no livro digital “Anniversary Dates 2024”, a Audi Tradition faz referência aos aniversários mais importantes deste ano e resume mais de 30 eventos historicamente relevantes, incluindo produtos, a empresa e desportos motorizados. Este livro está agora disponível para download em inglês e alemão no Audi MediaCenter.

Os aniversários que a Audi Tradition está a celebrar em 2024 são tão variados como a própria história da marca dos quatro anéis. O Audi 50 faz 50 anos, a fábrica da Auto Union em Ingolstadt faz 75 anos e o fundador da Audi, August Horch, criou a sua primeira empresa em Colónia há 125 anos. O livro de aniversário enumera mais de 30 efemérides, incluindo os modelos Audi lançados há mais de 30 anos e que irão receber a certificação de clássico em 2024. Entre estes encontra-se o Audi A8, cujo lançamento em 1994 marcou a entrada da Audi no segmento de luxo. Fabricado em Neckarsulm e revelado no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, foi o pioneiro do Audi Space Frame, com uma carroçaria feita inteiramente de alumínio. O icónico Avant RS2 também celebra 30 anos em 2024. Desenvolvido como um projeto conjunto entre a Audi e a Porsche, o Avant RS2 deu início à tradição dos modelos RS de alta performance. O livro dedica um capítulo inteiro ao RS2.

Audi Sport quattro faz 40 anos: um automóvel potente produzido da Alemanha

Para a Audi Sport, o ano de 1984 foi particularmente bem-sucedido. A época começou com uma vitória, quando Walter Röhrl ganhou o lendário Rali de Monte Carlo num Audi quattro, em janeiro. Stig Blomqvist e o seu copiloto Björn Cederberg venceram o título mundial de pilotos e a Audi conquistou o título mundial de fabricantes. A época terminou com a vitória de Harald Demuth. Ao lado de Willy Lux, Demuth conquistou o título de Campeão Alemão de Ralis antes do previsto, num Audi quattro, no International Sachs Baltic Rally, a nona ronda do Campeonato Alemão de Ralis. Há 40 anos, a piloto francesa Michèle Mouton também suscitou o interesse do público ao conduzir um Audi Sport quattro até à vitória na classe de carros de rali em Pikes Peak. Uma vez que a homologação exigia uma produção de 200 unidades, o Sport quattro esteve disponível desde 1984 nas versões de estrada e de rali. Frequentemente chamado “The Short One” devido à sua distância entre eixos reduzida, a versão de 306 cv era o carro de produção mais potente da Alemanha na altura. No final de abril de 1984, as 200 unidades Audi Sport quattro necessárias para a homologação foram concluídas. No início de maio, a versão de rali do Grupo B do Sport quattro estreou-se no Rali da Córsega; a história é contada num capítulo inteiro do novo livro de aniversários.

Auto Union Grand Prix faz 90 anos: a época gloriosa dos Flechas de Prata

Meio século antes, há 90 anos, a Auto Union já marcava presença nos desportos motorizados internacionais: na sequência da fusão da Audi, DKW, Horch e Wanderer em 1932, a recém-formada Auto Union AG quis promover o novo nome do grupo “Auto Union” e o símbolo caraterístico dos quatro anéis. Ferdinand Porsche, que já tinha sido encarregue de fabricar um carro de corridas antes da fusão com as fábricas Wanderer, foi convidado a produzir um carro de corridas para a Auto Union. O resultado teve tanto de sensacional como de inovador: o novo motor de 4,4 litros com 16 cilindros, sobrealimentado e com uma potência de 295 cv foi colocado em posição central no veículo, diretamente atrás do condutor. Este design deu ao carro de competição uma aparência invulgar, com uma curta secção dianteira, antecipando a conceção ainda hoje utilizada nos monolugares de Fórmula 1. O carro de corrida da Auto Union fez a sua primeira aparição oficial no AVUS em Berlim, a 6 de março de 1934, com Hans Stuck ao volante. Algumas semanas mais tarde, a 27 de maio de 1934, o Auto Union Type A, como era chamado internamente, estreou-se nas corridas internacionais, dando início à era de sucesso dos Flechas de Prata da Auto Union.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.