Audi TT Ultra Quattro Concept

Published On 8 de Maio de 2013 | Concept cars, Novidades

TTU130016

Para os mais atentos não é novidade que o grupo Volkswagen construa um ou mais automóveis especiais para o evento Wörthersee. Este ano não é excepção e um dos que será apresentado neste evento que decorre entre os dias 5 e 11 de Maio na cidade de Reifnitz na Áustria, será o TT Ultra Quattro Concept.

Recorrendo ao motor de 2,0 litros com tecnologia TFSI já conhecido em modelos como o S3, esta unidade motriz irá equipar um chassis de um TT “normal” mas com significativa redução de peso.

O peso anunciado é de 1111 kg, qualquer coisa como 129 kg a menos do que um TT normal. Esta redução deve-se ao facto de a marca alemã ter usado componentes em plástico reforçado com fibra de carbono na zona traseira, no túnel central, nos pilares B, no capot e no tejadilho.

ultra3

A asa traseira é totalmente em carbono. E o detalhe na redução de peso vai ao ponto de os reforços na base do chassis serem feitos em magnésio. A intenção de reduzir ainda mais a tara, fez com que desenvolvessem molas de suspensão em fibra de vidro, ao contrário do aço que normalmente usado para fazer este componente, sendo estas 40% mais leves que as molas tradicionais. A própria bateria teve especial atenção, já que a normal foi substituída por uma de iões de lítio (lá está, mais leve) e foi posicionada debaixo do banco do condutor.

A unidade motriz é novo motor 2.0 TFSI que debita 306 cavalos de potência e 400Nm de binário. Estes números permitem que este TT muito especial atingia os 100 km/h em apenas 4,2 segundos. Já a velocidade máxima anunciada encontra-se limitada aos 280 km/h.

ultra1

No capítulo da aerodinâmica também há outra melhoria. Os espelhos laterais foram trocados por câmaras. Este TT Ultra Quattro está equipado com travões de disco em cerâmica, um escape totalmente em titânio e jantes feitas de anéis de alumínio com raios de CFRP.

Chegando ao interior é possível confirmar que os bancos desportivos que equipam este TT são os mesmos que equipam o Audi R8 GT. A razão é simples, são 22 quilogramas mais leves. Porém a marca não despiu o interior por completo em termos de equipamentos de conforto. Este TT tem ar condicionado, vidros eléctricos e um travão de estacionamento electromecânico.

A Audi afirmou que TT Ultra Quattro não passará para as linhas de produção por agora. Ainda assim todas as (novas) tecnologias presentes neste TT poderão ser produzidas se assim o entenderem. Ficando os fãs à espera que isso aconteça de forma a criar um modelo de série limitada a poucas unidades.

Para além deste concept, a Audi também vai exibir o S1 Sport Quattro e o R18 e-tron Quattro neste evento.

Sérgio Gonçalves
Latest posts by Sérgio Gonçalves (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.