Audi vence as 24h de Le Mans pela 13ª vez

Published On 16 de Junho de 2014 | Desporto

lemans-2014-1

O Audi R18 e-tron Pilotdo pelo alemão Andre Lotterer, o francês Benoit Treluyer e o suíço Marcel Fassler, venceu as 24 Horas de Le Mans. Esta é assim a 13ª vitória, para a Audi em Le Mans, sendo que é também a quarta consecutiva, demonstrando a liderança da marca nesta competição nos últimos anos.

O Audi número 2 cruzou a linha de meta com uma vantagem de três voltas de vantagem sobre o R18 número 1, garantindo também uma dobradinha para o construtor de Ingolstadt.

lemans-2014-2

No último lugar do pódio ficou o Toyota TS040 Hybrid número 8, depois de o número 7 ter dominado mais de metade da prova.

O regresso da Porsche a Le Mans também redundou em desilusão. O 919 Hybrid número 20, com Mark Webber ao volante, ainda liderou, mas abandonou quando seguia em segundo, devido a problemas de motor. O 919 Hybrid procurava reduzir a desvantagem para o líder, o Audi R18 número 2, mas um problema com as baterias acabou por deitar por terra o sonho de lutar pela vitória.

Com os abandonos dos dois Porsche 919 Hybrid, o Audi R18 número 3 de Filipe Albuquerque devido a despiste e o Toyota TS040 número 7, o quarto lugar ficou para o Rebellion Toyota R-One.

lemans-2014-4

O protótipo de Nicolas Prost, Nick Heidfeld e Mathias Beche, único sobrevivente da categoria LMP1 Light, terminou a 19 voltas do vencedor.

A categoria LMP2 foi bastante disputada durante toda a corrida, mas o Zytek da Jota Sport levou a melhor na fase final e conseguiu vencer, aproveitando alguns problemas nos Ligier da OAK Racing, que liderou grande parte da corrida. A Alpine conseguiu a terceira posição nesta categoria.

Para os Portugueses a prova não correu muito bem. Eram 3 pilotos portugueses nas 24 Horas de Le Mans e os 3 tiveram momentos de azar. Pedro Lamy foi o melhor, com o quinto lugar na categoria GTE Am, depois de ter liderado durante muito tempo. Um problema na direção do Aston Martin deitou por terra o sonho da vitória.

Classificação final:

1. Lotterer/Fassler/Treluyer (Audi R18), 379 voltas
2. Gené/di Grassi/Kristensen (Audi R18), a 3 voltas
3. Davidson/Buemi/Lapierre (Toyota TS040), a 5 voltas
4. Prost/Heidfeld/Beche (Rebellion Toyota), a 19 voltas
5. Turvey/Dolan/Tincknell (Zytek Nissan), a 23 voltas (primeiro LMP2)

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.