Auto Clássico Porto 2012

Published On 7 de Outubro de 2012 | Sem categoria

O X Salão Internacional do Automóvel e Motociclo e de Época está a decorrer no Porto entre os dias 5 e 7 de Outubro. A abertura da edição 2012 do AutoClássico Porto foi presidida pelo Dr. Guilherme Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.

Este evento é o maior salão ibérico dedicado ao veículo clássico, com mais de 300 expositores, oriundos de vários países, em que os amantes dos automóveis em geral e dos carros clássicos em particular, podem encontrar tudo o imaginável ligado ao automóvel clássico e apreciar importantes colecções em exposição, enquanto decorrem concentrações de veículos míticos, um animado leilão de veículos clássicos e muitas outras ofertas de entretenimento.

Na décima edição do certame, entre numerosas exposições e actividades, o destaque vai para os 65 anos da marca Ferrari, com vários modelos de várias épocas, onde não falta o 195. Este é o mais raro e antigo modelo de estrada da Ferrari em Portugal – um exemplar de 1951 do Tipo 195 Inter, o quarto modelo produzido em Maranello (depois do 125, 149 e 166), desde que Enzo Ferrari se inicia na produção de automóveis em 1947.

Significativas são também as exposições alusivas aos 50 anos do MG B, do Renault Alpine, do Alfa Romeo Giulia e também do Lotus Elan. Os 40 anos do Honda Civic também não foram esquecidos. Interessante é também a excelente exposição de veículos militares.

Em paralelo, vão estar em destaque a imortal Vespa. Durante o Sábado dia 6 teve lugar o passeio Vespa.
Para além dos veículos em exposição, o salão também tem uma área dedicada a peças, acessórios, livros e automobilia com cerca de 7000 m2.

Em simultâneo, durante o fim-de-semana decorrem igualmente duas iniciativas relacionadas: o TopCar Porto 2012 e o MotorShow Porto.

O Motorshow Porto, um evento integrado no AutoClássico , conta com o lendário piloto sueco Stig Blomqvist como cabeça de cartaz. Ao longo de vários anos, o Motorshow reúne alguns dos principais agentes do desporto automóvel nacional, sendo uma das principais montras da competição em Portugal. Adruzilo Lopes ou Joaquim Santos são apenas dois dos mais sonantes nomes presentes. Stig Blomqvist deu vários autógrafos aos fãs dos ralis que tiveram a oportunidade de saudar o grande piloto sueco.

Como tem sido também habitual, o pavilhão 6 da Exponor transformou-se num espectacular circuito, onde decorreram algumas provas e exibições, com alguns dos principais pilotos portugueses, juntamente com Stig Blomqvist.

Um ano mais, o AutoClássico contou com o leilão de automóveis e peças. Foi no pavilhão nº4 que várias pessoas tiveram oportunidade de licitar um dos mais de cem veículos apresentados. Esta componente do evento foi realizada em parceria com a Leilocar, empresa especializada em leilões de automóveis.

Em parceria com a Topos & Clássicos, uma das atracções do evento era o Concurso Carro do Salão AutoClássico. Neste concurso puderam participar todos os carros expostos na feira, tanto por particulares como empresas ou clubes.

O recinto da Exponor, contou também com um espaço onde os particulares puderam por à venda os seus veículos clássicos. Novidade foi também o espaço com a pista de radiomodelismo.

Reunimos várias fotos do evento, que podem ser visualizadas em AutoClássico Porto 2012.

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

One Response to Auto Clássico Porto 2012

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.