Menu Fechar

Automobili Pininfarina cria hipercarros gémeos por medida: Reversario e Anniversario

A Automobili Pininfarina entregou a sua encomenda mais exclusiva até à data – o Battista Reversario, inspirado no Battista Anniversario e no conceito de equilíbrio. É o auge dos “Carros de Sonho. Realizados” – a filosofia da Automobili Pininfarina de co-criar veículos verdadeiramente únicos com os seus clientes.

Todos os veículos feitos à mão que saem do atelier da Automobili Pininfarina em Cambiano são uma expressão única da personalidade de cada cliente. O Battista Reversario é um exemplo disso mesmo, demonstrando a sofisticação da personalização ao dispor dos clientes. Ao criar o Battista Reversario, o cliente, juntamente com os designers da Automobili Pininfarina, criou um veículo por medida que nunca mais se repetirá. A coleção de veículos do cliente já inclui o quinto da série limitada de cinco modelos Battista Anniversario.

Uma das características mais marcantes do Battista Reversario é o seu esquema de cores, que foi concebido para ser o inverso do tema de design único inspirado no património da Pininfarina que caracterizou o Anniversario. A parte inferior da carroçaria tem acabamento em brilho Bianco Sestriere e a parte superior em brilho Grigio Antonelliano.

Numa continuação do tema do modelo anterior, as riscas dos pinos são consistentes com a risca superior, na assinatura Iconica Blu. As inscrições personalizadas, incluindo a placa de identificação “Reversario”, exclusiva do veículo, são apresentadas tanto à frente como “em reflexo”, nos guarda-lamas laterais em carbono e na parte inferior do guarda-lamas traseiro ativo.

No interior, os bancos do Pilota estão equipados com um acolchoado de Alcantara branco sobre branco com um fundo perfurado em Iconica Blu. Embora o habitáculo seja essencialmente preto, incluindo a placa de chassis personalizada anodizada em preto, existem pormenores em todo o habitáculo, como o retentor do porta-copos, a moldura central do forro do tejadilho e os cintos de segurança, todos com acabamento em Iconica Blu.

O Reversario vem completo com um conjunto de bagagem exclusivo de três peças, que reflecte o estilo de vida do cliente que o encomendou. A pasta, a mala de fim de semana e a mala de fato têm acabamentos em pele preta, com rebordos Iconica Blu e um acolchoado em Alcantara branco, e representam a derradeira coleção de estilo de vida.

O Battista Anniversario foi lançado em 2020 para celebrar os 90 anos desde que Battista ‘Pinin’ Farina criou a lendária casa de construção e design de autocarros Pininfarina. Apenas cinco foram disponibilizados.

O Battista Reversario, tal como o Anniversario, é o automóvel italiano de estrada mais potente alguma vez fabricado, equipado com um grupo motopropulsor de última geração. O primeiro hiper GT puramente elétrico do mundo utiliza uma bateria de iões de lítio de alta capacidade de 120 kWh contida numa caixa de fibra de carbono forte mas leve.

Quatro motores eléctricos independentes de alta performance – um para cada roda – combinam-se com a Vectorização Total do Binário, o Controlo Eletrónico de Estabilidade e um diferencial de software que permite ao condutor adaptar a potência e as respostas de condução como nunca antes, enquanto a bateria arrefecida a líquido em forma de T está montada centralmente atrás dos bancos para assegurar um baixo centro de gravidade.

A tecnologia exclusiva de controlo de arranque do Battista contribui para a aceleração de um carro de Fórmula 1, com 0-60 mph em 1,79 s, 0-100 km/h em 1,86 s, 0-120 mph em 4,49 s e 0-200 km/h em apenas 4,75 segundos.

O Battista combina o desempenho de um hipercarro com a autonomia de cruzeiro e o habitáculo luxuoso de um GT tradicional, com tração integral e uma escolha de cinco modos de condução para personalizar a dinâmica de condução: Calma, Pura, Energica, Furiosa e Carattere.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.