Em época de crise, muitos são aqueles que na necessidade de comprar um automóvel novo procuram o melhor negócio possível, um automóvel barato e que transporte pessoas e bens em segurança do ponto A ao ponto B. Os carros low cost são cada vez mais a única possibilidade para quem pretende adquirir um automóvel novo, mas não quer gastar muito dinheiro. Aliás este artigo é para lhe expor os automóveis com um preço de venda ao público situado abaixo dos 10.000€, ainda que os preços não reflictam as despesas extra necessárias para finalizar o negócio. Porém a nossa escolha recai nos automóveis que de acordo com as tabelas de preços das marcas analisadas se encontram abaixo da barreira dos 10.000€.
Nesta análise note-se que nenhum dos automóveis se movimenta a gasóleo, são todos motorizados a gasolina e um é mesmo movido a electricidade. Obviamente são as versões menos equipadas das respectivas gamas. Ainda assim são veículos novos, muito económicos em consumo de combustível e nos respectivos planos de manutenção. E são também automóveis com elevados padrões de segurança passiva e activa.
O primeiro automóvel low cost que destacamos nesta lista numa ordem ao acaso, é o Kia Picanto LX de 3 portas. Um automóvel citadino com muito espaço, um motor com 1,0 Litro de capacidade e 69 cavalos de potência. O seu PVP é de 8.930€ antes das despesas administrativas, de transporte ou outros acréscimos da responsabilidade dos concessionários. O pequeno automóvel coreano até nem é dos mais espartanos em termos de equipamento, e conta com uma competitiva garantia de 7 anos. A sua velocidade máxima é de 153 km/h, o consumo misto anunciado pela marca é de 4,2 Litros aos 100km, e o tradicional arranque de 0 a 100 km/h é cumprindo em 14,4 segundos.
Passando para o segundo automóvel desta lista, o Hyundai i10 D-C VVT Classic de 5 portas. Do mesmo segmento do Kia Picanto, e possuidor de uma mecânica um pouco mais potente, com 1,25 litros de capacidade e 85 cavalos de potência. O seu PVP é de 9.990€ antes das despesas administrativas, de transporte ou outros acréscimos da responsabilidade dos concessionários. Este citadino coreano tem uma garantia de 5 anos, e o seu motor mais potente permite-lhe atingir uma velocidade máxima de 169 km/h. O arranque de 0 a 100 km/h é efectuado em 12,2 segundos e o seu consumo misto anunciado é de 4,9 litros aos 100km.
O automóvel que se segue é da marca japonesa Nissan. E falamos do modelo Nissan Pixo G, motorizado por uma mecânica de 1,0 litro de capacidade que debita 68 cavalos de potência. O pequeno automóvel japonês tem um PVP de 9.115€ antes das despesas administrativas, de transporte ou outros acréscimos da responsabilidade dos concessionários. A garantia é inferior em quantidade de anos em relação aos modelos coreanos, mas ainda assim os seus 3 anos de garantia são competitivos. Os seus 69 cavalos permitem-lhe cumprir o arranque de 0 a 100 km/h em 14 segundos e a sua velocidade máxima é de 155 km/h. O consumo misto anunciado é de 4,4 litros aos 100km.
Continuado nos modelos japoneses, passamos agora para o Toyota Aygo. Mais concretamente para ambas as versões de 3 e 5 portas, pois ambas encontram-se abaixo dos 10.000€. Também com um motor de 1,0 litros de capacidade e curiosamente com o mesmo valor de potência máxima que o motor do Nissan Pixo, ou seja 68 cavalos, mesmo que a mecânica não seja igual. A versão de 3 portas tem um PVP de 9.705€ e a versão de 5 portas custa 9.940€, antes das despesas administrativas, de transporte ou outros acréscimos da responsabilidade dos concessionários. A Toyota oferece uma garantia de 3 anos. As prestações deste modelo são semelhantes aos restantes desta gama, com o arranque de 0 a 100 km/h a ser cumprido em 14,2 segundos e a sua velocidade máxima situa-se nos 157 km/h. Em termos de consumo a marcas anuncia 4,4 litros por cada 100 km percorridos de consumo misto.
Existe um “irmão” do Aygo que se encontra dentro do valor de compra estabelecido. Esse modelo que partilha a mesma plataforma e mecânica juntamente com o Aygo é o Citroen C1 na versão de 3 portas e com o nível de equipamento Attraction. Ainda que o motor seja partilhado entre ambos, as prestações anunciadas pela marca francesa são ligeiramente melhores no seu modelo. O tradicional arranque de 0 a 100 km/h é efectuado em 12,3 segundos e a sua velocidade máxima anunciada é de 160 km/h. O consumo médio do C1 situa-se nos 4,3 litros aos 100. Porém a garantia da marca é de apenas 2 anos. Este modelo é proposto com um PVP de 8.424.22 € antes das despesas administrativas, de transporte ou outros acréscimos da responsabilidade dos concessionários.
Outro modelo com um preço “low cost” vem da marca checa Skoda, ainda que pertença ao grupo alemão da Volkwagen. É outro modelo citadino como está patente até no nome do modelo checo. O Skoda Citigo é o modelo da marca com o preço mais competitivo nas sua versão 3 portas com o nível de equipamento Active, 9,990€ antes das despesas administrativas, de transporte ou outros acréscimos da responsabilidade dos concessionários. Com o seu motor de 1,0 litro de capacidade e 60 cavalos de potência, alcança os 100 km/h em 14,4 segundos e atinge uma velocidade máxima de 160 km/h, e o seu consumo misto fica-se pelos 4,5 litros. A garantia da marca é de 2 anos.
Uma das marcas com modelos mais baratos no mercado automóvel é a conhecida Dacia que produz automóveis com preços muito competitivos, também tem um modelo abaixo dos 10.000€ à venda no nosso país. Esse modelo é o Dacia Sandero de 5 portas com o nível de equipamento Story e o seu PVP é de 9.350€ antes das despesas administrativas, de transporte ou outros acréscimos da responsabilidade dos concessionários. A garantia de fábrica é de 3 anos ou 100.000 quilómetros. Os seus 75 cavalos de potência extraídos do motor 1200 cc de origem Renault permitem cumprir o arranque de 0 a 100 km/h em 13,6 segundos e atingir uma velocidade máxima de 161 km/h. O consumo misto anunciado pela marca Romena é de 5,9 litros por cada 100 quilómetros percorridos.
A lista continua e desta vez a atenção vai para o modelo Chevrolet Spark na sua versão de 5 portas. Este pequeno “chevy” possui um motor de um 1,0 litro e 68 cavalos de potência. O seu PVP é de 9.990€ para esta versão, porém é possível adquirir este modelo equipado com sistema GPL. Este último encontra-se em promoção e conta com um PVP de 9,490€ antes das despesas administrativas, de transporte ou outros acréscimos da responsabilidade dos concessionários. As prestações do modelo movido apenas a gasolina, vão ao encontro do que é normal no segmento. Os 100km/h são atingidos em 15,5 segundos e a velocidade máxima deste modelo é de 154 km/h. O consumo misto anunciado é de 5,1 litros. A marca não anuncia os valores das prestações e consumos para os modelos que usem o GPL, mas não deverão ser muito diferentes. A garantia oferecida por esta marca é de 2 anos.
Se quiser um automóvel de apenas dois lugares mas igualmente económico, a sua escolha poderá passar por dois modelos. E um desses modelos é o Smart. Equipado com um motor de 1,0 litro de capacidade e 61 cavalos de potência. O seu PVP é de 9.800€ antes das despesas administrativas, de transporte ou outros acréscimos da responsabilidade dos concessionários. Já muito conhecido nas nossas cidades pela facilidade com se estaciona e serpenteia pelo trânsito, esta versão de entrada consegue cumprir o arranque de 0 a 100 km/h em 16,8 segundos e consegue alcançar uma velocidade máxima de 145 km/h. O seu consumo médio anunciado é de 4,2 litros. A garantia da marca é de 2 anos.
O outro modelo alternativo de 2 lugares é mais limitado em várias áreas, porém poderá ser uma hipótese para quem faz apenas circuitos urbanos. Falamos do pequeno automóvel eléctrico Renault Twizy, que em qualquer uma das suas versões encontra-se abaixo do valor aqui estipulado como referência, ou seja os 10.000€ e beneficia de uma garantia de 5 anos. Existem duas versões e 6 níveis de equipamento: uma das versões conta com um motor de 5 cavalos e uma velocidade máxima de 45 km/h. A versão mais potente conta com um motor de 20 cavalos e atinge uma velocidade máxima de 80 km/h. Referência para um pormenor interessante, pois a versão menos potente não requer carta de condução.
A versão mais barata é o Urban Twizy 45 com um PVP de 6.990€ e a versão mais cara e potente é o Technic Twizy com um PVP de 8.490€ que para além das despesas administrativas, de transporte ou outros acréscimos da responsabilidade dos concessionários, ainda acresce o valor de 50€ mensais pelo aluguer das baterias. É a alternativa aos modelos com motores de combustão interna ainda que tenha muitas limitações fora do seu habitat natural, ou seja a cidade.
Se procura um automóvel novo, consulte estas opções, veja qual se adapta melhor aos seus gostos e necessidades e não se esqueça que a estes preços de venda ao público acrescem antes das despesas administrativas, de transporte ou outros acréscimos da responsabilidade dos concessionários. Em tempos tão difíceis como os que vivemos actualmente fruto da crise económica. Estes modelos são uma boa alternativa aos usados, pois para além de ser novos possuem garantias competitivas que lhe permitem usufruir do seu automóvel com conforto e sem grande preocupação com avarias.
Estes preços de venda ao público são da inteira responsabilidade dos importadores.
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