Menu Fechar

BACALAR INSPIRA AVIÕES DE LUXO PERSONALIZADOS DA FLEXJET

Um empresário da aviação inspirou-se no seu novo Bentley Bacalar e trabalhou com a Mulliner Design para criar duas aeronaves personalizadas, que se juntaram agora à frota da sua empresa de aviação privada, a Flexjet.

O proprietário da Flexjet, Kenn Ricci é cliente da Bentley há mais de uma década. A sua experiência com a marca, que inclui vários veículos cocriados, levou-o a considerar a aplicação da personalização por medida na sua própria indústria. Kenn Ricci trabalhou em conjunto com membros da equipa interna de design Mulliner no “The Bacalar Project”, criando dois modelos de aeronaves inspirados num dos Bentleys de duas portas mais raros da era moderna, o Bentley Bacalar.

O Bacalar assinala o regresso da Mulliner à construção de carroçarias, com uma coleção de 12 veículos altamente personalizados a ser cuidadosamente trabalhada à mão pela equipa de artesãos de Mulliner, em Crewe. O novo jato privado Gulfstream G650 da Flexjet e o helicóptero Sikorsky S-76 foram ambos personalizados para refletir a especificação única do Bacalar.

A rara e distinta opção de pintura na cor Julep, escolhida por Ricci para o seu Bacalar, inspirou uma mudança singular na pintura da Flexjet – normalmente seria um tom vermelho-dourado – mas para este conjunto de aeronaves foi utilizada uma tinta camaleónica verde-prateada para os detalhes principais.

No interior, o formato dos encostos de cabeça e a costura dos bancos em pele Linen e Beluga serviram de inspiração para os bancos personalizados do Gulfstream G650 e os do Sikorsky S-76.

A madeira de rio recuperada, com 5.000 anos, que forma o laminado artesanal do Bacalar, inspirou as combinações das espécies de laminado de madeira utilizadas em ambas as aeronaves. Os detalhes Satin Bacalar Bronze embelezam as cabinas, bem como o tapete exclusivo com formas de diamante esculpidas.

A Flexjet oferece experiências de viagem de luxo personalizadas, mas não são as únicas a reconhecer a individualidade que a personalização pode oferecer. Desde 2020, a percentagem de clientes que personalizam Bentleys com características específicas da Mulliner tem vindo a crescer a um ritmo quase exponencial. A procura por acabamentos de pintura especial Mulliner aumentou para mais do dobro; e o número de comissões pessoais Mulliner, que dão vida a uma visão verdadeiramente individual, através da equipa Mulliner, triplicou.

Enquanto o veículo de Ricci recebe os últimos detalhes, o primeiro e original Bacalar – o veículo de desenvolvimento conhecido como Car Zero – esteve presente para receber o Gulfstream G650 no aeroporto de Farnborough, antes de um voo para Nova Iorque. Entretanto, o S-76 fez a sua estreia pública na The Quail, que faz parte da Monterey Car Week, em agosto deste ano.

Design Inspiracional

A personalização do avião de luxo foi inspirada pelas especificações Bacalar do próprio Ricci. Finalizado com a rara pintura exterior Julep, o veículo possui jantes tricolor personalizadas de 22″ em cinzento-escuro acetinado com faces polidas e reflexos Arctica, proporcionando um contraste monocromático com o exterior vibrante. Os centros dos faróis foram combinados com as cores dos elementos exteriores brilhantes da cor Satin Bronze que podem ser vistos nos frisos e nas arestas do declive traseiro em Satin Carbon. As aberturas do capô dão um destaque visual, também elas finalizadas em fibra de carbono acetinada, assim como os espelhos retrovisores. A fibra de carbono Satin também deu uma definição complementar aos “power humps” atrás dos bancos dianteiros, juntamente com as saias laterais e o difusor traseiro. Os acabamentos do escape com saídas em Satin Bronze e as entradas em preto mate completam o visual da traseira do veículo.

Uma cabine branca e preta com realces em bronze Bacalar cria um tema interior contemporâneo marcante. Um laminado duplo de poro aberto de madeira de rio sobre preto brilhante envolve os ocupantes, passando de um lado da cabina para o outro, combinando harmoniosamente com os detalhes técnicos exteriores. Cada painel e detalhe do interior foi pormenorizado à escolha do cliente, através de combinações cuidadosas de couro e Alcantara em branco, preto e bronze, metais brilhantes e acetinados em preto, tons escuros e acabamentos cromados brilhantes, e pela utilização de fibra de carbono acetinada.

A pele em bronze Bacalar acentua a forma do cilindro superior, a linha central no volante e o contorno do encosto de cabeça. Continua com mais detalhes de costura na parte de trás dos bancos inseridos na tubagem oval perfurada Beluga e costura cruzada manual ao longo da porta seguindo a linha de estilo à volta da consola central.

Máxima Personalização

Os detalhes e características da cabina do Bacalar enfatizam o carácter único do veículo, com um número quase infinito de formas para os clientes expressarem o seu gosto pessoal e encomendarem um interior único. Desde a utilização de incrustações preciosas, aos acabamentos únicos dos comandos do condutor, até aos 148.199 pontos individuais necessários para bordar os estofos Bacalar únicos de cada banco, a personalização de cada Bentley é uma viagem de descoberta, uma vez que até um modelo “standard” pode ser configurado de mil milhões de maneiras, literalmente.

O processo de design de um Mulliner vai ainda mais longe – com infinitas combinações de materiais, cores e acabamentos. Os requintados grand tourers criados só estão limitados à imaginação do cliente.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.