BENTAYGA ODYSSEAN EDITION – O BENTAYGA MAIS SUSTENTÁVEL

Published On 7 de Novembro de 2022 | Notícias, Novidades

A Bentley revela o Bentayga Odyssean Edition, que dá continuidade à história de um extraordinário design sustentável, sem comprometer o renomado caráter e técnicas artesanais da Bentley. Esta nova edição limitada foca-se na sustentabilidade, e será estritamente limitada a apenas 70 exemplares.

O primeiro Odyssean Edition foi lançado em 2021 para a família Flying Spur, e foi influenciado pelo design do concept car EXP 100 GT que definiu a visão da Bentley sobre aquela que será a mobilidade de luxo em 2035, como parte da estratégia Beyond100. Semelhante ao Flying Spur Odyssean, o novo Bentayga de edição limitada tira partido dos benefícios conseguidos através de uma motorização Híbrida.

Juntos, o motor a gasolina V6 do Bentayga Hybrid, com o motor elétrico e a nova e melhorada bateria de 18,0 kWh proporcionam um espectro de performance impressionante, que vai desde a calma do modo EV sem emissões e praticamente silencioso até à emocionante aceleração, com uma autonomia melhorada e só elétrica que vai até 45 km no ciclo WLTP.

Com uma potência combinada de 462cv, o motor a gasolina TFSI V6 de 3,0 litros e o motor-gerador elétrico de 100 kW pode levar o Bentayga Hybrid dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,3 segundos, à velocidade máxima de 254 km/h. A sensação de potência sem esforço é, no mínimo, acentuada pela motorização híbrida devido à capacidade do motor elétrico de fornecer o seu binário total a partir de zero rotações por minuto.

O portefólio híbrido da Bentley passa a ser composto por sete modelos em 14 no total, o que significa que 50% da gama completa de modelos da Bentley é eletrificada.

A sustentabilidade não se foca apenas na motorização, mas também nos materiais dentro da cabina. O revestimento open pore Koa do painel central usa 90% menos verniz do que revestimentos de alto brilho, e permite manter a textura natural da superfície e estética da madeira. O revestimento de madeira open-pore, escolhido entre os melhores materiais disponíveis, é pintado somente com três camadas ultrafinas de verniz, tendo uma espessura total de apenas 0,1 mm.

As fáscias e os waistrails têm um acabamento elegante e minimalista em Piano Linen, ao passo que um esquema tricolor de couro confere ao interior uma nova profundidade. Juntamente com novos materiais, o couro natural sustentável é amplamente utilizado em toda a cabina, graças à sua durabilidade a longo prazo.

A cabina também dispõe de painéis de tweed fabricados com lã 100% britânica, com uma mistura de cores de várias tonalidades num fio feito especialmente para a Bentley, para criar um exclusivo tecido de luxo natural.

Os detalhes do interior estão numa pele suave e quente chamada Autumn, e os clientes podem escolher entre cinco especificações que utilizam couro Beluga, Porpoise, Cricketball, Brunel ou Burnt Oak, que são combinados com a nova pele Linen. O resultado da combinação oferece uma palete única de três cores – uma novidade para a segunda geração Bentayga. Uma soleira exclusiva Odyssean Edition torna-se aparente ao entrar ou a sair do veículo e combina com o emblema externo do pilar D.

À semelhança dos acabamentos ombré já vistos no Flying Spur Odyssean, há um estilo exclusivo de bordado em que as cores dos fios se misturam entre si ao longo da largura de cada banco.

No exterior, os realces pintados de Pale Brodgar nas jantes de dez raios de 22″ e nos elementos brilhantes inferiores (para-choques dianteiros e traseiros, faróis e luzes traseiras e cromados laterais da parte inferior da carroçaria) conferem um carácter único e sereno. Foi recomendada uma palete exterior com curadoria de seis cores para harmonizar com os realces Pale Brodgar, mas é possível escolher entre a palete completa Bentley, de mais de 60 cores.

Bem-estar e conforto de série

Tal como acontece com os modelos Bentley Azure, o Odyssean Edition dá prioridade ao bem-estar e conforto dos ocupantes do veículo e torna cada viagem uma experiência relaxante, independentemente da distância. Uma vez fora do ambiente urbano, a poderosa combinação de motor a gasolina V6 de 3,0 litros e motor elétrico continua a proporcionar uma experiência de condução tranquila e requintada.

O Bentayga Odyssean Edition promove o bem-estar dos seus ocupantes através de uma combinação de design, tecnologia e artesanato. A sua especificação inclui a Front Seat Comfort Specification, que tem até 22 vias de ajuste e uma função de aquecimento e ventilação para manter a temperatura ideal para conforto e estado de alerta.

A sensação de progresso seguro, sereno e de fácil controlo é ainda reforçada pela Touring Specification dos sistemas de assistência ao condutor. O Adaptive Cruise Control* mantém uma distância definida do veículo à frente, abrandando (parar, se necessário) quando o veículo da frente o faz e retomando a velocidade definida quando a faixa está livre. Juntamente com Lane Assist, Traffic Assist e Bentley Safeguard, o conjunto de sistemas de radar e câmara de bordo da Bentley monitorizam constantemente o trânsito e as estradas circundantes.

Tecnologicamente eficiente

O Bentayga Hybrid tem um botão que permite controlar os três modos E – EV DriveHybrid Mode e Hold Mode. Estes permitirão ao condutor gerir manualmente o uso da bateria durante uma viagem – embora isso também possa ser gerido automaticamente pelo veículo.

O modo EV Drive é acionado assim que o veículo é ligado e maximiza a experiência de condução elétrica. Este é ideal para conduzir na cidade e para viagens mais curtas. O Bentley Hybrid Efficiency Navigation Pedal dá feedback ao condutor utilizando um ponto de pressão para indicar a fronteira entre a potência exclusivamente elétrica e híbrida. Ao utilizar dados preditivos da base de dados do Bentley Hybrid Effeciency, o pedal vibrará ao aproximar-se de um cruzamento ou ao diminuir o limite de velocidade, aconselhando o condutor a levantar o pé do acelerador, poupando energia, enquanto dá a máxima oportunidade de regeneração. O feedback tátil através do pedal do acelerador da transição entre a desativação do motor E e o arranque do motor de combustão interna encoraja o condutor a permanecer no modo EV Drive o máximo de tempo possível, maximizando a eficiência. Quando em modo totalmente elétrico, o Motor E continua a funcionar até velocidades de até 135 km/h.

Hybrid Mode maximiza a eficiência do veículo e a gama utilizando dados do sistema de navegação inteligente. Este modo é adequado para viagens mais longas e utiliza o E-Mode preditivo e a inércia do motor enquanto segue as instruções do sistema de navegação. Ao indicar um destino, o veículo irá automaticamente acionar o modo de condução correto para cada parte da viagem, calculando constantemente o uso mais eficiente da carga da bateria e armazenando de energia elétrica para secções da viagem onde é mais útil – como quando chega à cidade. O sistema reduzirá a carga a bordo para zero assim que o veículo chegar ao seu destino, maximizando a eficiência global.

Hold Mode equilibra o motor e a energia elétrica para manter a carga da bateria de alta tensão para utilização posterior. Este é o modo padrão quando em Sport, para dar um impulso e recuperação consistentes.

Um Futuro Eletrificado

O Bentayga Odyssean Edition oferece o derradeiro luxo eletrificado, com progresso suave e silencioso em ambientes urbanos, enquanto tem a capacidade de grand touring para sair da cidade e explorar.

Até 2025, a gama completa da Bentley terá motorizações híbridas, coincidindo com o lançamento do primeiro Bentley Battery Electric Vehicle (BEV).

O Bentayga Odyssean Edition vai estar à venda em novembro, antes do início da produção no 1º trimestre de 2023.

Sérgio Gonçalves
Latest posts by Sérgio Gonçalves (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.