BMW M3 e M4 finalmente revelados

Published On 12 de Dezembro de 2013 | Novidades

defsdfsdf

Já há muito que os fãs de automóveis em todo o mundo esperavam pela apresentação oficial da 5ª geração da versão mais desportiva do série 3, ainda que agora o modelo (F80) tenha duas designações M3 e M4, em que a M4 significa a versão Coupé e M3, Sedan.

As duas vão ser lançadas em simultâneo durante o primeiro quadrimestre de 2014, mas a marca aceitará encomendas já nos primeiros dias de 2014.

Olhando para as especificações, podemos ver que ambos os modelos estarão equipados com um novo motor turbo de 3,0 litros de capacidade com tecnologia TwinPower, 6 cilindros em linha. São 431 cavalos de potência disponíveis numa faixa de regime entre as 5390 e as 7000 rotações por minuto. Já o binário é de 550 Nm e estará disponível entre as 1800 e as 5390 rotações por minuto.

O atual M3 tem um motor V8 naturalmente aspirado que debita 420 cavalos e 400 nm de binário.

Como a BMW sabe que estes modelos deverão ser usados em pista, já que também foi nela que o modelo foi desenvolvido, a marca não esqueceu a fiabilidade nem o arrefecimento do motor, e para tal desenvolveu um sistema de arrefecimento que permite otimizar o equilíbrio da temperatura para os componentes principais, como o motor, os turbocompressores e da respetiva transmissão.

Apesar de ser mais potente a marca alemã anuncia consumos inferiores tanto em combustível como em emissões de CO2 na ordem dos 25%. Sem surpresa ambos os modelos são de tração traseira.

As performances anunciadas são equivalentes para o M3 sedan e para o M4 Coupé, já que ambos cumprem o tradicional arranque de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos isto se estiverem equipados com a caixa de velocidades automática de dupla embraiagem com 7 relações (M Drivelogic). Quando equipado com esta caixa de velocidades, o volante recebe as tradicionais patilhas no volante para troca de caixa e respetivo dispositivo de launch control.

De série está disponível uma caixa de velocidades manual de 6 velocidades, e o arranque de 0 a 100 km/h com esta unidade é de 4,3 segundos.

A velocidade máxima anunciada para ambos é de 250 km/h limitada eletronicamente, porém a versão M4 Coupé poderá ser equipada com o pacote M Driver´s Package que lhe permite alcançar os 280 km/h.

O consumo médio do M4 Coupé é de 8,3 l/100 km, já o M3 Sedan é de 8,8 l/100km. Em emissões de CO2 o M4 emite 194 g/km e o M3 204 g/km. Ambos os modelos possuem três modos de condução distintos: Efficiency, Sport e Sport Plus.

O novo modelo utiliza materiais mais leves na sua construção, caso do plástico reforçado em carbono, de alumínio no chassis e outros componentes mecânicos o que lhe permite ser 80 kg mais leve que o seu antecessor.

Ambas as versões estão dotadas de teto em carbono, mas o M4 Coupé é ligeiramente mais leve, 1497 kg em relação aos 1520 kg do M3 Sedan, daí as ligeiras diferenças em consumos e emissões de CO2.

As jantes de origem são de 18 polegadas de diâmetro, as da frente são de 9 polegadas de largura e as de trás são de 10 polegadas. Estão equipadas com pneus nas medidas 255/40 na frente e 275/40 no eixo traseiro. Em opção poderá ser equipado com jantes de 19 polegadas.

Não deixe de consultar a galeria e ver o vídeo oficial.

Sérgio Gonçalves
Latest posts by Sérgio Gonçalves (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.