Menu Fechar

Brembo celebra um ano de vitórias no desporto automóvel 2023

A Brembo, líder mundial na conceção e produção de sistemas de travagem, celebra um 2023 de grande sucesso no desporto automóvel, com 70 títulos mundiais. A Brembo foi o parceiro de eleição das equipas vencedoras em todas as grandes categorias, da Fórmula 1 à Fórmula E, do MotoGP à World Superbike Series (WorldSBK).

Max Verstappen festejou a terceira vitória consecutiva no campeonato de Fórmula 1 com a Oracle Red Bull Racing, utilizando pinças de travão Brembo; Pecco Bagnaia, com a Ducati Lenovo Team no MotoGP, repetiu o triunfo de 2022 com um sistema de travagem Brembo completo e jantes da Marchesini, parte do Brembo Group; e no campeonato WorldSBK, Alvaro Bautista da Aruba.it Racing – Ducati Team alcançou a segunda vitória consecutiva, também com um sistema de travagem Brembo e jantes Marchesini.

A Brembo forneceu sistemas de travagem a todas as equipas do campeonato de Fórmula E. Em Moto2, Pedro Acosta, da Red Bull KTM Ajo Team, venceu com pinças e bombas Brembo, e Jaume Masiá, da Leopard Racing, conquistou a vitória em Moto3 com pinças, discos e bombas Brembo. Estes foram alguns dos muitos outros campeões mundiais que se destacaram nas competições de desportos motorizados a nível mundial.

Todos estes pilotos e pilotos depositaram a sua confiança na excelência dos sistemas de travagem Brembo.

Uma menção especial deve ser feita também à 100ª edição da corrida 24 Horas de Le Mans, onde a Brembo triunfou na categoria mais importante dos hipercarros.

Em 2023, a Brembo ultrapassou as 500 vitórias nos Grandes Prémios de Fórmula 1. Todos os Grandes Prémios deste ano, 22 no total, foram vencidos por carros equipados com componentes do Grupo Brembo. Em colaboração com as principais equipas de corrida, a empresa de Bergamo conta com vitórias em 507 das 851 corridas de GP que disputou desde 1975, ano em que a Brembo se estreou na Fórmula Um. Estas vitórias incluem 29 campeonatos de pilotos e 33 campeonatos de construtores.

Nas corridas de motos, a Brembo continua a dominar o campeonato de MotoGP e obteve novos êxitos nas séries Moto2, Moto3 e WorldSBK (também com a Marchesini). O Grupo obteve 572 vitórias na categoria rainha (500 e MotoGP) desde 1978, ano em que a Brembo começou a fornecer os seus sistemas de travagem às equipas de competição. Graças aos elevados níveis de desempenho e segurança garantidos pelos seus componentes, a Brembo foi, pela oitava época consecutiva, o parceiro de eleição de todos os 31 pilotos do campeonato de MotoGP. Trabalhando com todas as principais equipas de MotoGP, a Brembo partilhou o sucesso de 35 campeonatos de pilotos e 36 campeonatos de construtores.

Este ano também se revelou um grande ano no desporto motorizado elétrico. Pela quinta temporada consecutiva, a Brembo foi o fornecedor exclusivo dos 22 monolugares totalmente eléctricos da geração 3 do campeonato FIA de Fórmula E. E pelo quinto ano consecutivo, a Brembo correu na Taça do Mundo de MotoE da FIM, equipando as 18 Ducati eléctricas.

Para além dos campeonatos de Fórmula 1, Fórmula E, MotoGP, Moto2, Moto3 e WSBK, os componentes Brembo estiveram presentes nas competições WEC, GT, IMSA, EWC, Nascar, MXGP, Enduro, Trial, Fórmula 2, Fórmula 3, WRC, Super Fórmula, MotoAmerica e Porsche Supercap – uma lista que não é de forma alguma exaustiva. Isto resultou em mais de 600 vitórias em títulos mundiais desde 1975 em todas as categorias.

Sistemas de travagem Brembo fornecidos a vários pilotos/equipas vencedoras em 2023: https://we.tl/t-qtU41Xl88M

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.