
O sucesso e a inovação nos desportos motorizados têm estado inseparavelmente ligados à Bugatti há mais de 100 anos, desde que o Type 13 de 8 cilindros conquistou a primeira vitória da icónica marca no Grand Prix de la Sarthe em 1920. O incomparável Type 35, que entrou em pista quatro anos mais tarde, cimentou a reputação da Bugatti de fabricar automóveis de competição bonitos e bem sucedidos, conquistando mais de 2000 vitórias e lugares no pódio durante a sua longa e distinta carreira de competição.
Esta herança incomparável de desportos motorizados, combinada com tecnologia de ponta e excelência de engenharia, levou o Bolide1 a incorporar a visão da Bugatti para o derradeiro hiperdesportivo de pista. Para poder conceber o Bolide para se adaptar o mais possível ao lendário motor turbo W16 de 8,0 litros da marca, foi necessário desenvolver um novo monocoque avançado feito de compósitos de fibra de carbono da mais alta qualidade, que normalmente só são utilizados em carros de corrida de Fórmula 1 e Le Mans.
O novo monocoque do Bolide reflecte as proporções de um elegante catamarã, o que significa que o condutor e o passageiro estão perfeitamente equilibrados no interior do automóvel. Esta disposição também permite que o inigualável grupo motopropulsor W16 seja posicionado 60 mm mais à frente do que no Chiron2, assegurando um acondicionamento ideal para utilização em pista. Como resultado, o motor beneficia de uma nova disposição que lhe permite ser integrado de forma óptima no monocoque. O incrível desempenho do Bolide exigiu um monocoque ainda mais forte e mais rígido do que o do Chiron. Os requisitos de segurança da Fédération Internationale de l’Automobile (FIA) para os regulamentos LMH e LMDh para os carros de corrida de Le Mans conduziram ao desenvolvimento da nova estrutura e foram escolhidos porque se encontram entre os regulamentos de segurança mais rigorosos do mundo do desporto automóvel. Além disso, os requisitos dos testes de colisão para os automóveis de corrida apenas em pista são únicos, o que reforça a necessidade de um design simples e sem compromissos.

Para um hiperdesportivo inspirado na grandeza dos desportos motorizados – um elemento definidor das características do Bolide – os factores de segurança, como a proteção contra capotamento, são fundamentais e um dos testes mais exigentes da FIA requer uma carga de 7,5 toneladas aplicada ao pilar A do automóvel. Para passar no teste, a deflexão máxima não deve ser superior a 50 mm no ponto em que a carga é aplicada, e não é permitida qualquer falha da estrutura num raio de 100 mm a partir desse ponto. Isto significa que são permitidas fissuras pequenas e localizadas no ponto de impacto. No entanto, quando o Bolide foi testado, não se verificaram quaisquer fissuras, graças à integridade estrutural inerente ao design do monocoque, e especialmente ao ângulo do pilar A, à sua secção transversal e aos materiais de alta tecnologia utilizados. Num segundo teste de capotamento, foi aplicada uma carga ainda mais elevada – 12 toneladas – ao pilar B, enquanto um terceiro envolveu uma carga longitudinal de 6 toneladas aplicada ao monocoque para simular um capotamento que resultasse num impacto traseiro com uma barreira.
Mas a capotagem é apenas um dos muitos requisitos de teste rigorosos que a Bugatti cumpriu no exaustivo processo de desenvolvimento do Bolide, concentrando-se em cada peça e em cada subsistema do hiperdesportivo.
Para garantir níveis ainda mais elevados de segurança, o Bolide está equipado com um sistema automático de extintor de incêndio de nível militar que representa uma grande atualização de segurança em todos os aspectos, em comparação com as unidades de extintor amplamente utilizadas em carros de corrida convencionais. Para melhorar a entrada e saída do cockpit de dois lugares, as secções exteriores dos apoios de cabeça envolventes estão ligadas às portas em diedro. Concebidos de acordo com os regulamentos GT3, em linha com os requisitos de embalagem do carro, são unidos à estrutura da porta utilizando um suporte em forma de X, que é um componente estrutural, uma vez que a carga de teste do apoio de cabeça é aplicada no exterior da porta. Criado pelas equipas de design e engenharia da Bugatti, o suporte é feito de alumínio impresso em 3D e, apesar de pesar apenas 300 gramas, consegue suportar uma carga de mais de 700 kg.

No interior do Bolide, o condutor e o copiloto estão protegidos por um sistema de arnês de seis pontos aprovado pela FIA. Para além de manterem os ocupantes firmemente no lugar durante as forças extremas geradas durante as curvas, acelerações e travagens – em alguns casos até 2,5 g – proporcionam os mais elevados níveis de segurança possíveis. Os bancos são também testados de acordo com as normas LMH, e os ocupantes beneficiarão não só dos seus elevados níveis de segurança, mas também do conforto ótimo que foi concebido nos bancos para proporcionar uma experiência de condução sem fadiga. Para uma segurança ainda maior, o cockpit do Bolide é compatível com o sistema “HANS® Head And Neck Support”, comprovado nos desportos motorizados.
As características de segurança passiva de última geração do Bolide são perfeitamente complementadas com tecnologias de segurança ativa líderes no desporto automóvel, incluindo controlo de tração, controlo eletrónico de estabilidade e um sistema de travagem anti-bloqueio, assegurando que o Bolide está sempre estável e pronto para correr, independentemente das condições meteorológicas. Um sistema de controlo climático de alto desempenho permite aos proprietários do Bolide correr com o seu Bugatti em condições de sufoco que se revelariam desafiantes ou mesmo impossíveis para muitos outros carros de corrida.
Quando os primeiros clientes receberem os seus carros em 2024, poderão experimentar por si próprios os níveis mais impressionantes de tração e aderência proporcionados pela combinação de tração integral com diferenciais controlados eletronicamente, pneus Michelin Pilot Sport de alto desempenho e a incrível quantidade de força descendente oferecida.

Como resultado, a natureza intransigente deste extraordinário hiperdesportivo coloca-o numa classe à parte. Alimentado pelo lendário motor W16, o Bolide debita 1.600 cv às 7.000 rpm e 1.600 Nm a partir das 2.250 rpm. Com um peso a seco de apenas 1.450 kg e uma força descendente de quase 3.000 kg à velocidade máxima, o Bolide proporciona uma experiência de condução verdadeiramente emocionante, dinâmica e centrada na pista. No entanto, é uma experiência única que não se faz em detrimento do requinte: graças a características como o controlo da climatização, a direção assistida e os bancos ergonomicamente concebidos, tanto o condutor como o acompanhante podem desfrutar de volta após volta do seu circuito favorito com conforto e segurança.
Os proprietários do Bolide beneficiarão dos excelentes níveis de condução geral do automóvel, não só devido à potência de binário disponível em toda a gama de rotações optimizada para pista do W16, mas também devido ao facto de os pneus e os travões de carbono terem sido concebidos para proporcionar um desempenho excecional de forma contínua em todas as condições da pista. Os 60 litros de fluido bombeados através do sistema de direção assistida a cada minuto garantem que as manobras de direção se mantêm sempre ao mais alto nível. Tal como todos os outros aspectos do automóvel, o Bugatti Bolide foi concebido, desenvolvido e testado para proporcionar os mais elevados níveis de desempenho, segurança e conforto para oferecer ao piloto uma experiência incomparável e inesquecível.
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