Menu Fechar

Bugatti na região basca: Uma viagem pelos Pirinéus e mais além

Quer esteja ao volante do Chiron ou do Veyron, a experiência de ser proprietário de um Bugatti transcende a condução. Combinando perfeitamente a elegância e a tecnologia de ponta, um Bugatti intensifica as emoções de uma viagem. Para demonstrar esta capacidade única, os proprietários dos hiperdesportivos de Molsheim foram convidados para a Região Basca para a edição de 2023 do European Grand Tour.

Lar de uma das culturas mais antigas e ricas da Europa, o País Basco é notavelmente único na sua história, língua e tradições. Estendendo-se ao longo da costa atlântica, de Baiona a Bilbau, é uma região que entrelaça paisagens deslumbrantes, uma arquitetura histórica e moderna espetacular e uma gastronomia e vinhos de renome mundial. É aqui, neste local excecional, que se encontra o mais extenso conjunto de modelos Bugatti icónicos até agora reunidos para o Grand Tour Europeu. Esta extraordinária frota de 28 veículos, incluindo os incomparáveis Chiron Profilée1 e Divo2, viajou pelas colinas verdejantes, montanhas dramáticas e praias sedutoras da Região Basca.

BEM-VINDO A BIARRITZ
Outrora um destino favorito da realeza europeia, Biarritz – uma cidade conhecida pela sua cativante arquitetura Belle Époque – marcou o ponto de partida para o Bugatti European Grand Tour. E antes da primeira viagem, os convidados da Bugatti mergulharam na opulência e no charme de Biarritz, apreciando as suas jóias arquitectónicas, a influência basca e a beleza natural.

À medida que o sol se punha sobre o ondulante Golfo da Biscaia nessa noite, os participantes prepararam-se para uma viagem extraordinária de quatro dias, desfrutando de uma noite inesquecível no Hôtel Du Palais – um palácio à beira-mar de renome e majestoso, construído por Napoleão III como residência imperial de verão para a sua esposa Eugénie. No Hôtel Du Palais, o grupo Bugatti desfrutou da cozinha francesa contemporânea especial de La Table D’Aurélien Largeau.

CONDUZIR PELAS REGIÕES BASCAS
O alinhamento de Bugatti reflectia as ondulações do Oceano Atlântico enquanto aguardavam a ignição. Próxima paragem, Chillida Leku, o museu único criado por Eduardo Chillida. Nessa manhã, a caravana percorreu as pitorescas estradas costeiras, passando por aldeias piscatórias e vistas deslumbrantes da baía, enquanto atravessavam a fronteira com Espanha e seguiam para a Chillida Leku, onde absorveram o legado escultórico de Eduardo Chillida.

Do santuário de uma expressão artística única que é o museu, o cortejo percorre as encostas verdejantes que se debruçam sobre a baía, regressando em direção a França. Com as vistas deslumbrantes das montanhas outonais e arborizadas que acompanham a estrada, os convidados voltaram ao Hôtel Du Palais para jantar e tomar um cocktail e desfrutar de uma noite de conversa estimulante e de amizade.

A TRAVESSIA DOS PIRINÉUS ATLÂNTICOS
Ao romper do dia seguinte, os proprietários do Bugatti subiram pela paisagem montanhosa e acidentada dos Pirinéus Atlânticos até ao Passo de Roncevaux. À medida que a estrada serpenteava, o grupo reflectia sobre as emoções que advêm de se sentar no interior dos hiperdesportivos meticulosamente trabalhados da Bugatti, que proporcionam emoções de condução como nenhum outro.

Uma experiência luxuosa e envolvente, conduzir pelos Pirinéus ao lado de 27 membros da família Bugatti é uma sensação sem igual. A comunidade Bugatti desfrutou depois de um delicioso almoço em Etxarri Aranatz, com cozinha tradicional basca, antes da continuação do passeio.

Os motores Bugatti W16 roncaram enquanto as estradas atravessavam os extraordinários picos de França e Espanha a caminho do Hotel Marqués de Riscal em Elciego. Aninhado entre as famosas vinhas da região vinícola de Rioja Alavesa, o Hotel Marqués De Riscal é um farol para a área, com o seu telhado adornado com uma cativante interação de fitas de titânio prateadas, douradas e cor-de-rosa. É o resultado da visão arquitetónica de Frank Gehry, que deixa uma impressão eterna em cada visitante.

NAVARRA E LA RIOJA
As pitorescas vinhas que espalham a região de La Rioja Alavesa caíram gradualmente no espelho retrovisor, à medida que os convidados do Bugatti se dirigiam para Los Arcos. Primeiro vieram as espectaculares colinas ondulantes, depois veio o Circuito de Navarra – a estrutura de betão da pista justaposta à beleza natural das suaves encostas que a rodeiam.

Neste templo da velocidade, os pilotos sentiram todo o potencial dos seus Bugatti ao percorrerem os 4 km da pista, antes de regressarem ao Hotel Marqués De Riscal. À medida que o sol se punha abaixo do horizonte, o grupo dirigiu-se à Sierra Cantabria Viñedos y Bodegas para um jantar verdadeiramente magnífico e uma experiência de harmonização de vinhos com vista para as abundantes vinhas que se estendem ao longo do horizonte.

REGIÃO BASCA – ARTE E MODA
Na manhã seguinte, o sol irradiava através do coração da Região Basca, enquanto os convidados Bugatti partiam mais uma vez para o notável Grand Tour Europeu. Percorrendo o cenário luxuriante da região, a procissão de Bugattis dirigiu-se ao Museu Cristobal Balenciaga. Um dos designers de moda mais influentes do século XX, Balenciaga era conhecido pela sua pureza de linhas, perfeição nos detalhes e utilização inovadora de tecidos – tal como os designs que definem a forma da Bugatti o são atualmente.

Guiados pelas dramáticas estradas costeiras do Golfo da Biscaia, iniciou-se a última viagem da excursão, seguindo para outra obra-prima da arquitetura moderna de Frank Gehry – o Museu Guggenheim em Bilbau. Ao volante dos seus carros hiperdesportivos, o grupo de participantes passou sem esforço da serenidade da paisagem circundante para os pilares culturais e artísticos de Bilbau, chegando à base da estrutura de titânio do museu, a tempo de viver uma experiência privada especialmente concebida.

A noite no Museu Guggenheim incluiu uma visita imersiva e a espetacular cozinha local do Nerua de Josean Alija; um final adequado para uma viagem notável.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.