Menu Fechar

Caixas automáticas DSG com 10 velocidades num futuro próximo

volkswagen-dsg-dual-clutch-transmission_100426073_l

Segundo o responsável máximo do departamento de pesquisa e desenvolvimento da Volkswagen, Heinz-Jakob Neusser, os planos para a introdução de uma caixa automática de dupla embraiagem, também conhecida como DSG com 10 relações, estão aprovados para produção.

O desenvolvimento desta caixa de velocidades foi anunciado num evento Austríaco o ano passado através do Presidente do grupo VW, Martin Winterkorn. Porém Neusser veio agora a público revelar mais detalhes sobre este importante órgão mecânico, ainda que não tenha revelado para já, a data da sua introdução na gama.

Assim esta nova caixa de 10 velocidades irá ter como objectivo substituir a actual DSG de 6 velocidades que é usada em automóveis de segmento superior dentro da VW.

Uma das particularidades é que este novo órgão mecânico será capaz de lidar com binário superior a 500 Nm e foi desenhado para ser instalado tanto de forma transversal como longitudinal em relação ao motor, o que permite abranger a grande maioria dos modelos do grupo alemão.

Esta nova transmissão, segundo consta, é uma novidade importante para potencializar a marca Volkswagen numa nova estratégia de eficiência que a marca delineou para o futuro.

2014-VW-Passat-Photos

O objectivo passará por reduzir em 15% os consumos médios dos automóveis produzidos até ao fim da década.

Neusser confirmou ainda à imprensa especializada que o futuro motor biturbo de 2,0 litros (TDI) de 4 cilindros será introduzido na gama até ao fim deste ano com a nova geração do modelo Passat.

Este novo motor desenvolve cerca de 240 cavalos de potência, o que representa um importante incremento de potência em relação o 2.0 TDI actual.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.