Menu Fechar

CARREGAMENTO RÁPIDO NO CENTRO DE BERLIM: O MAIS RECENTE CENTRO DE CARREGAMENTO DA AUDI UTILIZA INFRAESTRUTURA EXISTENTE

A Audi está a abrir o seu terceiro centro de carregamento: Na sequência das instalações de Nuremberga e Zurique, a marca dos quatro anéis transforma-se numa empresa parceira local em Berlim, utilizando o fornecimento de energia já existente localmente. A empresa vizinha Frischeparadies, com o seu shopping e bistrô gourmet atrativos, atua como parceiro de cooperação e fornece a sua ligação elétrica para utilização do centro.  No futuro, Frischeparadies e o centro de carregamento da Audi receberão a sua energia de uma linha elétrica partilhada, em função das suas necessidades e cargas. Equipada com baterias de segunda vida, a estação de carga só irá carregar as baterias de reserva quando a Frischeparadies necessitar de pouca energia. A Audi desenvolveu internamente o inteligente e dinâmico sistema de controlo de carga, garantindo assim uma utilização eficiente da infraestrutura energética existente. Ao selecionar o local, a Audi baseou-se na análise de dados internos para determinar antecipadamente a procura no local.

“O nosso sistema de controlo dinâmico de carga permite-nos deslocar as nossas exigências energéticas para uma altura do dia em que Frischeparadies está a utilizar menos energia da rede”, explica Elias Hammer, o Diretor da Audi responsável pela implantação em Berlim e pela integração do sistema de energia no centro de carregamento da Audi. “Berlim é mais um exemplo do sucesso do nosso conceito de carregamento inteligente”, diz Ralph Hollmig, gestor de projetos do centro de carregamento da Audi. “Desta forma, iremos gerir todas as localizações de hubs com a maior eficiência e sustentabilidade possíveis. Estamos a trabalhar na otimização energética. No futuro, podemos inclusive imaginar a utilização do comércio inteligente para comprar eletricidade na bolsa de energia. O que também significa, por exemplo, que se compre eletricidade a partir de fontes renováveis quando esta estiver acessível”, acrescenta Hollmig.

A unidade de armazenamento buffer utiliza baterias de segunda vida de veículos de teste Audi desmontados e permite à marca dos quatro anéis oferecer uma carga rápida sustentável onde quer que a rede elétrica tenha dificuldade em operar em permanência quatro pontos de carga de alta potência (HPC) até 320 kW. Enquanto a infraestrutura de carregamento rápido sem armazenamento buffer enfrenta frequentemente longos tempos de espera para os transformadores necessários, o centro de carregamento da Audi faz o uso ideal da infraestrutura existente.

Resposta positiva nas instalações de Nuremberga e Zurique

Números de Nuremberga e Zurique destacam como os condutores de automóveis elétricos da Audi e de outras marcas estão a abraçar o conceito de carregamento rápido urbano desenvolvido pela marca dos quatro anéis. Em Nuremberga, a Audi tem vindo a explorar o seu grande centro de carregamento com seis pontos de carregamento e uma sala de 200 metros quadrados acima dele desde dezembro de 2021 e aí, a taxa de retorno do cliente é de 70 por cento. “Os clientes já integraram o carregamento no centro na sua rotina diária”, diz Hollmig. A Audi contabilizou até 62 carregamentos por dia em Nuremberga; em média, o primeiro centro de carregamento da Audi regista 36 carregamentos por dia. Cerca de metade dos utilizadores vêm ao centro num modelo elétrico da Audi. “Quando lançámos o centro de carregamento Audi em dezembro de 2021, quase ninguém tinha previsto tamanho sucesso. No final de janeiro de 2023, já tínhamos o nosso 10.000º visitante em Nuremberga”, relata Hollmig. “Em Zurique, também estamos a assistir a uma procura igualmente elevada. Estes números validam completamente o nosso conceito de carregamento urbano em vez de soluções domésticas.”

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.