Este é mais um daqueles automóveis que só se preocupa em deixar o seu condutor em êxtase puro, muito por culpa da sua construção ser direccionada para a performance pura e para um comportamento dinâmico de excelência.
Pronto para se bater de igual para igual com automóveis como BAC Mono, KTM X-Bow, Ariel Atom ou ainda o mais recente Vuhl 05, o novo Caterham 620R promete muitas emoções fortes e ainda mais potência que o modelo que substituiu, já que o 620R é natural sucessor do topo de gama R500.
Este modelo será apresentado pela primeira vez ao público no Goodwood Festival of Speed, algo que já começa a ser hábito entre inúmeras marcas pelo interesse que este evento atrai.
As características técnicas do 620R são tão radicais como o seu aspecto minimalista. Motorizado por um motor de 2,0 litros (Duratec) da marca Ford e com a ajuda de um compressor volumétrico a potência é agora de 311 cavalos às 7,700 rotações por minuto. O binário máximo é de 296 Nm a um regime de 7,350 rpm.
Com este nível de potência e baixo peso (a marca não revelou a tara) do 620R, esperam-se muitas emoções fortes ao volante. Ainda assim o nome deste Caterham revela a relação peso/potência deste.
As performances anunciadas revelam muito do caracter deste pequeno automóvel, já que o tradicional arranque de 0 a 100 km/h é efectuado em 2,8 segundos. A velocidade máxima não foi ainda divulgada.
Outras características do 620R são o seu chassis ser produzido com recurso a metais leves, e o facto de possuir um sistema de arrefecimento do motor igual ao que é usado em competição, assim como uma entrada de ar suplementar para arrefecer a admissão.
A suspensão traseira é da marca De Dion e as jantes são de 13 polegadas e calçam pneus Avon ZZR.
No interior é possível ver um painel de instrumentos minimalista e muito inspirado na competição, um volante com sistema quick and relase como também é usado em competição e backets e respectivos painéis interiores totalmente produzidos em fibra de carbono.
Este modelo irá ser comercializado ainda este ano e terá um preço base na ordem dos 58.000 euros. Este valor é substancialmente mais elevado (+8700 euros) do que o modelo R500 que substituiu.
- O AUDI A6 E-TRON ESTABELECE NOVOS PADRÕES DE DESIGN E DE AUTONOMIA - 10 de Fevereiro de 2025
- “ELECTRIC ALL IN”: A OPEL SIMPLIFICA A TRANSIÇÃO PARA A ELETRIFICAÇÃO - 10 de Fevereiro de 2025
- NOVO AUDI A5: INOVAÇÃO, SUSTENTABILIDADE E DESIGN PREMIUM - 10 de Fevereiro de 2025