Menu Fechar

Celebração dos 30 anos do Škoda Felicia – o primeiro modelo da marca sob a alçada do Grupo VW

O Škoda Felicia foi introduzido em outubro de 1994 como um moderno hatchback de cinco portas, sucessor do Favorit. Seis meses mais tarde, seguiu-se a prática variante de carrinha. Foi o primeiro automóvel desenvolvido em colaboração com o Grupo Volkswagen após a união de forças com a Škoda em 1991. Entre 1994 e 2001, foram produzidos mais de 1,4 milhões de modelos Felicia, tendo o carro também obtido sucesso no desporto automóvel.

Em 26 de outubro de 1994, a estreia mundial do Škoda Felicia teve lugar na icónica Ponte Carlos, em Praga. A produção do novo modelo já tinha começado em setembro na fábrica de Vrchlabí, tendo a fábrica de Mladá Boleslav seguido o exemplo a 17 de outubro de 1994. O Felicia foi o primeiro automóvel desenvolvido depois de o Grupo Volkswagen ter adquirido uma participação na Škoda em 1991, utilizando a sua tecnologia e componentes. Este facto permitiu à Škoda aceder ao equipamento e aos motores do Grupo, bem como às modernas caraterísticas de segurança e conforto, contribuindo para o notável sucesso comercial do Felicia.

A gama de modelos Felicia surgiu de uma modernização abrangente do anterior Škoda Favorit. O Felicia apresentava um novo design, com o hatchback de cinco portas a ser 40 mm mais comprido e 15 mm mais largo do que o Favorit, o que também aumentou a capacidade da bagageira em 21 litros, para um total de 272 litros.

O motor de base era um quatro cilindros a gasolina de 1.289 cc, disponível em duas potências (40 kW e 50 kW). Em 1995, foi introduzido um motor 1.6 MPI mais potente (55 kW) e um motor diesel 1.9 D de aspiração natural (47 kW). Graças à estreita cooperação com o Grupo Volkswagen, foram introduzidas caraterísticas modernas no Felicia ao longo da sua produção, incluindo ABS, até quatro airbags, direção assistida, ar condicionado, um computador de bordo, bancos dianteiros aquecidos e estofos em pele. O Škoda Felicia foi nomeado Carro do Ano na República Checa em 1994.

Em junho de 1995, a gama de estilos de carroçaria foi alargada para incluir o prático modelo de carrinha, medindo 4.205 mm de comprimento e oferecendo 447 litros de espaço para bagagem. Em agosto de 1995, a fábrica de Kvasiny começou a produzir versões utilitárias – a Pickup e a Vanplus. Adicionalmente, com base na Pickup, foram produzidas mais de 4.000 unidades do Škoda Felicia Fun para fins de lazer. Este veículo único, na sua cor amarela caraterística, apresentava uma disposição não convencional de 2+2 lugares, com um banco rebatível na plataforma do camião para os passageiros traseiros.

Em fevereiro de 1998, foi introduzido um grande facelift, alinhando o exterior do carro com a linguagem de design da Škoda na altura, que tinha sido estabelecida pelo modelo maior Octavia (em produção desde 1996). Com esta atualização, o comprimento do Felicia aumentou em 28 mm, ou 32 mm para a versão carrinha, e foram também introduzidas novas cores de carroçaria e opções de equipamento adicionais.

Ao longo da sua carreira, o Škoda Felicia foi oferecido numa variedade de versões e edições especiais. Em 1995, a linha de acabamento topo de gama Laurin & Klement foi introduzida pela primeira vez com este modelo. Um ano mais tarde, foi lançada a edição especial Atlanta, em honra dos Jogos Olímpicos de verão. Outras edições notáveis incluíram a Sport Line, Color Line, Excellent, Magic, Family e Mystery, esta última com um motivo baseado no Relógio Astronómico de Praga. Quando o último Škoda Felicia saiu da linha de produção em junho de 2001, o número total de unidades produzidas atingiu o impressionante número de 1.401.489 veículos.

O Felicia provou a sua robustez, durabilidade e versatilidade também nos desportos motorizados, competindo no Campeonato Mundial de Ralis entre 1995 e 1997, onde regularmente liderou a classificação geral. O Škoda Felicia Kit Car era alimentado por motores de quatro cilindros de 1,3, 1,5 e, mais tarde, de 1,6 litros, sendo este último afinado pela equipa da Škoda Motorsport para fornecer até 174 cavalos de potência. Ao longo da sua carreira nos ralis, o Škoda Felicia Kit Car ganhou uma reputação de fiabilidade e excelente comportamento – tal como os seus homólogos de produção, que continuam a servir fielmente até aos dias de hoje.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.