Menu Fechar

CELEBRAR O DERRADEIRO GRAND TOURER: 20 ANOS DO CONTINENTAL GT

Para celebrar os 20 anos do Continental GT, a Bentley Motors está a organizar um programa de quatro meses com modelos únicos, viagens e eventos que começam hoje no Salão Automóvel de Xangai, com a estreia de um Continental GT S único no mundo. Este automóvel “one-of-one” apresenta várias características Mulliner personalizadas, incluindo emblemas comemorativos, incrustações e motivos de design que marcam os 20 anos do automóvel que definiu a era moderna da Bentley Motors.

O exterior do GT S especial para Xangai é o surpreendentemente sinistro cinzento-escuro metalizado Magnetic, complementado por jantes desportivas de 22″ de 10 raios, mas com um elemento de cor proporcionado pelas pinças de travão vermelhas. O tema preto e vermelho é transportado para o interior, com acabamento de dois tons em couro Beluga e Hotspur com Piano Black.

Um interior personalizado conta com uma cor Mulliner única, painel frontal do tablier e linhas de cintura com acabamento duplo e detalhes específicos na consola central e soleiras.

O folheado do painel superior é em Granite Stone, dando um acabamento tátil único, enquanto o folheado inferior é em Grand Black e apresenta uma sobreposição gravada a laser que celebra o 20º aniversário do Continental GT. Uma risca vermelha separa os dois acabamentos, estendendo-se através do painel frontal até às portas, passando através dos difusores superiores das saídas de ar.

As soleiras exibem orgulhosamente duas silhuetas, uma da primeira geração do Continental GT e uma outra da terceira geração, representando os 20 anos do moderno GT. O mesmo design pode ser encontrado na consola central, enquanto a luz LED de boas-vindas na porta apresenta um design único que celebra o aniversário do icónico grand tourer.

Celebração dos 20 anos do incontornável grand tourer

Lançado em 2003 como o primeiro Bentley totalmente novo da era moderna, o primeiro com tração integral e o primeiro a apresentar o inovador motor W12, o Continental GT ajudou a impulsionar a Bentley para o seu estatuto atual como a marca de automóveis de luxo mais procurada no mundo.

Na altura do seu lançamento em 2003, o Continental GT oferecia uma combinação única de design deslumbrante, performance digna de um superdesportivo e uma perícia de manufatura inigualável. Foi aclamado como o coupé de quatro lugares mais rápido do mundo com uma velocidade máxima superior a 300 km/h e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. Sem rivais comparáveis no seu patamar de preço, o Continental GT tornou-se rapidamente uma sensação global, definindo um novo setor de mercado.

Agora na sua terceira geração, o Continental GT e o seu companheiro de gama, o Continental GTC, continuam a ganhar prémios e distinções. Em 2022, o Continental GT Speed ganhou o respeitado prémio Robb Report Car of the Year e o Continental GT V8 S sucedeu-lhe com esse mesmo prémio na edição de 2023. O Continental GT também conseguiu vitórias consecutivas nos prémios Auto Motor und Sport em fevereiro de 2023, ganhando a categoria de veículos de importação da classe de luxo pelo segundo ano consecutivo numa sondagem com mais de 101.000 leitores.

Continental Drive Hubs

Dois drive hubs vão celebrar os 20 anos do Continental GT, um na sede da Bentley em Crewe e o outro em Genebra, na Suíça. Os modelos Continental GT de primeira e segunda geração da Heritage Collection da Bentley estarão disponíveis para conduzir ao lado da mais recente família Continental GT, dando vida a 20 anos de constante evolução de design e engenharia.

Volta ao mundo em 20 etapas

Um testemunho Bentley, concebido e criado pela marca, começará a sua viagem global em maio, viajando numa variedade de modelos Continental GT através da Europa, Médio Oriente, China, Ásia-Pacífico e EUA, antes de regressar a Crewe. No final da viagem, já em Crewe, o testemunho, agora contendo 20 registos da viagem, tornar-se-á numa cápsula do tempo como recordação permanente de uma viagem única.

Um duplo aniversário

O aniversário do Continental GT marca também os 20 anos do poderoso motor Bentley W12 de 6,0 litros com dois turbocompressores que tem alimentado física e metaforicamente a Bentley até ao sucesso ao longo de duas décadas. Com o fim da produção do motor agora previsto para abril de 2024, restam apenas 12 meses de fabrico de motores W12 antes que este icónico propulsor dê lugar ao futuro elétrico da Bentley.

Este marco será celebrado no Goodwood Festival of Speed (13 a 16 de julho), onde a Bentley vai celebrar o W12 com um espetáculo móvel com automóveis dos últimos 20 anos equipados com o seu mítico motor de doze cilindros, incluindo até o novo Bentley Batur by Mulliner.

Homenagem ao Original na Monterey Car Week

O primeiro Continental GT a deixar a linha de produção em Crewe em 2003, com o VIN 20001, conta com acabamento exterior em Cypress Green e com um interior em couro Saddle e Burr Walnut. Desde esse dia até ao presente, permaneceu na posse da empresa como um marco significativo na garagem da Heritage Collection.

Na Monterey Car Week deste ano (11 a 18 de agosto), a Bentley vai revelar um último Continental GT – inspirado no VIN 20001 – para encerrar as celebrações de aniversário.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.