C’etait um Rendezvouz 2012

Published On 4 de Janeiro de 2013 | Geral

cetait-un-rendezvous

O realizador Frances Claude LeLouch realizou em 1976 uma curta-metragem em que um carro era conduzido pelas ruas de Paris ao amanhecer, a alta velocidade, por alguém que não parava por nada, nem nos semáforos, nem por causa dos outros carros. O filme chamado C’etait um Rendezvouz (Era um encontro), foi filmado num único take.

No seu lançamento, o filme foi severamente criticado e banido das salas de cinema. Lelouch foi preso e liberado logo depois, sem nenhuma punição sofrida, embora no filme se verifique que houve negligencia e foram colocados em riscos condutores e peões. Talvez tenha sido o primeiro filme de streetracing. A distribuição do filme nunca chegou a ser feita.

“Makes Bullitt look like a cartoon!” Jeremy Clarkson

36 anos passaram e até hoje nunca foi revelado quem conduziu o referido carro e só muito recentemente se soube que o carro não era o Ferrari 275GTB de LeLouch que se pensava, mas um Mercedes-Benz 450SEL 6.9.

De qualquer das formas o filme e o condutor, tornaram-se uma lenda. Devido a limitada disponibilidade de cassetes de vídeo do mesmo, o filme ganhou status de filme de culto e também posteriormente muita admiração dos fãs do mundo automóvel, devido ao abuso que o condutor faz, conduzindo o carro em altas velocidades de forma bastante arriscada, acompanhado do som das altas rotações do motor, com várias mudanças de velocidade repentinas e pneus a chiar.

Uma pesquisa no Youtube facilmente mostrará o filme, o making of e até alguns documentários sobre o filme. Foram até realizados outros filmes inspirados em C’etait um Rendezvouz.

lelouch-rendezvous-camera

Este filme é um exemplo do que se chama cinéma vérité, já que foi feito em ângulo único e sem edição, sendo usada uma câmara instalada na parte dianteira do carro para o efeito. Interessante é o mecanismo da câmara usada na altura, hoje em dia, uma simples go pro fazia o mesmo. A duração do filme foi limitada ao tempo máximo de gravação permitido pela câmara de filmar, que era de menos de 10 minutos.

Dada a crescente popularidade e a falta de cópias originais do filme, ele foi recentemente remasterizado, baseando-se no negativo original do filme (de 35mm), e lançado em DVD e Blue Ray pela Spirit Level Film.

Segue-se o teaser da nova versão:

O filme está disponível a partir de hoje em www.spiritlevelfilm.com, na Amazon e em algumas casas especializadas.

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

2 Responses to C’etait um Rendezvouz 2012

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.