Chave digital inovadora para automóvel

Published On 10 de Outubro de 2012 | Tecnologia

As áreas metropolitanas estão a tornar-se cada vez maiores, as ruas mais densamente povoadas e, em muitos lugares, a procura centra-se nas alternativas a veículos particulares. Perante este cenário, estão a ser criados em todo o mundo um número crescente de projectos de partilha de automóveis, o que reduz o volume de tráfego, abrindo, ao mesmo tempo, novos mercados de vendas para os fabricantes de automóveis. A Continental, como fornecedora da indústria automóvel, vem agora impulsionar ainda mais esta tendência com uma solução inovadora. A chave do carro digital integrada num smartphone convencional, juntamente com um programa utilitário especial para o telefone móvel, pode revolucionar a contratação espontânea de veículos de aluguer.

“A nossa inovadora chave digital é consideravelmente mais económica do que os sistemas anteriores, opera de forma mais segura, e é também mais prática para o utilizador. Um teste de frota inicial, actualmente realizado em Toulouse, França, está a demonstrar a eficiência da chave “, explica Andreas Wolf, Director da Unidade de Negócios Corpo & Segurança da Continental.

Comunicação de campo próximo e aplicativo smartphone: Como funciona a chave digital
O sistema de partilha de automóvel da Continental gira em torno da chave digital, que partilha os seus dados com o veículo usando a comunicação de campo próximo (NFC). A Continental envia um registo de dados à prova de falsificação num formato encriptado para o telefone móvel de cada vez que um veículo está prestes a ser usado. Isto é gravado no cartão SIM e contém a autorização de acesso para o veículo em questão. Usando a tecnologia NFC, o telefone móvel transfere os dados (autenticação, dados do veículo e de diagnóstico e perfil de utilizador) através uma distância de alguns centímetros a partir do telefone para um leitor NFC (nas portas do veículo, por exemplo). Outro receptor dentro do carro verifica a chave digital quando o motor é ligado.

Um aplicativo torna a partilha de automóveis rápida e fácil
Um aplicativo especial para smartphones torna possível alugar um veículo da frota automóvel partilhada. O utilizador pode usar o programa utilitário para encontrar, seleccionar e reservar veículos na região da cidade. O smartphone pode até mesmo orientar o utilizador até à localização do automóvel. É mesmo possível alugar um veículo espontaneamente: No momento em que o utilizador colocar o seu telefone móvel junto de um carro livre, é gerada uma chave digital que é enviada para o smartphone depois de realizada uma verificação de disponibilidade no servidor. A chave digital desbloqueia o automóvel e, dependendo da forma como está programado, o aplicativo recolhe mais dados sobre o estado do veículo, antes de mudar para um prático sistema de navegação.

Mais barata, mais segura, e, portanto, mais prática: a chave digital na prática
Ao usar uma chave digital, o investimento por veículo pode, na melhor das hipóteses ser reduzido até 10 vezes. A solução da Continental não é apenas significativamente mais económica do que os sistemas baseados no veículo – é também muito mais flexível. A maioria dos sistemas mais recentes só podem ser usados com veículos de determinada série ou modelos de fabricantes individuais, enquanto a chave digital da Continental pode ser utilizada com todas as marcas e modelos.

Outra grande vantagem da chave de carro digital da Continental é o seu altíssimo nível de segurança. Funciona dentro do mesmo intervalo de dados e segundo princípios idênticos aos de funções de pagamento que são também armazenadas no telefone móvel e, portanto, cumpre as rigorosas exigências dos bancos.

No entanto, o sistema da Continental não é apenas custo-eficiente e seguro, como também funciona melhor na vida quotidiana. Uma vez que toda a comunicação tem lugar através do telefone móvel e não através do veículo, não importa de todo onde o veículo está estacionado. Assim que o utilizador sai para a rua, juntamente com seu telefone móvel, a localização de viaturas é registada e enviada para o escritório central e o serviço de aluguer atual termina.

Um vislumbre do futuro: Da chave do carro ao gestor de mobilidade pessoal
O sistema da Continental pode ser facilmente expandido para incluir novas funções a qualquer momento. Será também possível no futuro guardar as configurações pessoais para o veículo na chave de carro digital. O sistema tem já uma função de emparelhamento automático por Bluetooth com o telefone móvel. Isso também poderia ser usado no futuro para transferir dados de música, canais de rádio favoritos e preferências de assento para que o condutor se sinta imediatamente à vontade, no carro de aluguer por períodos curtos. A chave digital da Continental também oferece todos os recursos necessários para o uso em outros meios de transporte. Quando são adicionados ao sistema módulos de software adequados, a chave do carro do futuro poderá até substituir os bilhetes para transportes públicos, como parte da crescente rede de tráfego. Como tal, a chave de carro pessoal num telefone móvel irá abrir as portas de autocarros e comboios ao seu utilizador.

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.