Chevrolet Corvette Stingray

Published On 15 de Janeiro de 2013 | Novidades

2014 Chevrolet Corvette Stingray

Com a apresentação mundial no palco do salão automóvel de Detroit (Detroit Auto Show), este novo Corvette recupera uma designação de um clássico que marca os 60 anos de história do modelo. É um dos desportivos mais carismáticos do outro lado do atlântico e já conquistou outros mercados para além dos EUA, onde se incluiu a Europa.

Depois de uma carreira (longa) de sucesso do antigo modelo, a Chevrolet apresentou ao mundo 8 anos depois, o seu novo super desportivo. E as principais características do novo Stingray passam por uma nova estrutura, com um chassi totalmente novo e desenhado do zero, um novo e inovador design tanto no exterior como no interior. Aliás esta versão já integra alguns traços do concept Stingray de 2009, que foi exibido no Salão de Chicago em 2009.

2014 Chevrolet Corvette Stingray

Desta forma o Corvette Stingray C7 para 2013 passa a ser o modelo de acesso à gama mais potente alguma vez produzido pela marca americana. A potência deverá ser na ordem dos 450 cavalos, e o binário deverá ascender a uns sempre impressionantes 610 Nm de binário.

Outras características do motor passam pelos 6,2 Litros de capacidade, junto com os seus 8 cilindros em V com a respectiva actualização para um sistema de injecção directa de combustível. Este novo motor fica com a designação de LT1. A caixa de velocidade é manual e tem 7 velocidades com um sistema de ponta-tacão artificial, que não sendo inédito (sistema já visto no Nissan 370Z) é interessante.

2014 Chevrolet Corvette Stingray

Com tanta potência, e uma vez que a sua concepção foi pensada para que o C7 pesasse ainda menos que o seu antecessor, os números das prestações impressionam. Os 100 km/h são alcançados em menos de quatro segundos, e a sua velocidade máxima deverá estar situada entre os 300 e os 350 km/h. Devido à redução de peso este Corvette deverá ser mais económico que todos os outros Corvette já produzidos e será o menos poluidor também. O consumo estimado pelas normas norte-americanas (EPA) deverá rondar uns incríveis 9.0 litros aos 100 km, um valor baixo tendo em conta a enorme capacidade e potência do motor.

O seu novo chassi é 57% mais rígido e 45 kg mais leve e tem a sua distribuição de peso dividida entre 50% à frente e 50% atrás, ou seja a ideal e mais desejada. A sua carroçaria e respectiva aerodinâmica foram herdadas da competição, onde conheceram inúmeros sucessos incluindo uma recente vitória com o piloto luso Pedro Lamy. Um dos destaques vai para um tejadilho amovível em fibra de carbono, nomeadamente as entradas de ar dianteiras, os faróis de xénon com LED integrados, além do aileron traseiro e de umas ponteiras de escape que fazem lembrar o Ferrari F458. Mas ao contrário do carro italiano no C7 as ponteira de saída são 4 e não 3.

2014 Chevrolet Corvette Stingray

Já no interior são prometidos materiais com melhor qualidade, algo que anteriormente era bastante criticado no modelo C6. O maior destaque vai para as aplicações em pele, fibra de carbono e alumínio. Em termos de equipamento convém realçar o sistema Driver Mode Selector, o pequeno visor (conhecido como head up display) no vidro que informa o condutor de inúmeros parâmetros como a velocidade, rotação, forças G´s etc. Outros equipamentos de série são o ecrã de oito polegadas sensível ao toque com tecnologia de reconhecimento gestual.

E as novidades não ficam por aqui, os futuros proprietários deste novo bólide americano poderão ainda ter acesso a um “pacote” que aumenta as qualidades e performance do Stingray, ao qual os responsáveis da Chevrolet deram o nome de Z51. Nome que recuperaram do passado mais concretamente de 1976.

2014 Chevrolet Corvette Stingray

E no que consiste este pack? Nele estão incluídos um diferencial autoblocante com controlo electrónico, lubrificação por cárter seco, refrigeração integral dos travões e vários componentes aerodinâmicos para aumentar a estabilidade a alta velocidade.

Por fim convém frisar que este novo Corvette Stingray entrará em comercialização no terceiro quadrimestre de 2013.

Sérgio Gonçalves
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