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Cinco mitos sobre o ar condicionado e as melhores dicas para se manter fresco este verão

Com temperaturas extremamente elevadas já registadas em junho de 2023, os automobilistas devem estar conscientes dos efeitos que o calor pode ter nos seus automóveis, bem como no seu corpo. Cientificamente, as temperaturas podem causar tempos de reação mais lentos, com náuseas, tonturas, dores de cabeça e fadiga, amplamente sentidas devido a um aumento da temperatura corporal central.

O que é que os condutores podem fazer?
Baixar a temperatura do habitáculo de um automóvel utilizando o ar condicionado ajudará a reduzir o cansaço e a melhorar os níveis de concentração. A Škoda testa rigorosamente os seus sistemas de ar condicionado, utilizando quatro câmaras climáticas que podem criar temperaturas entre -40 e 60 graus Celsius. Como parte do seu programa de testes, a localização das saídas de ar e a aerodinâmica interior são minuciosamente analisadas para garantir que o ar frio ou quente pode passar eficazmente, de forma rápida e silenciosa por todo o habitáculo para o máximo conforto. Ao manter uma temperatura constante e relativamente baixa no interior do automóvel, os condutores têm menos probabilidades de suar e de ficar desidratados.

Mas será que alguns automobilistas vão deixar de usar o ar condicionado porque consome demasiado combustível ou porque receiam que tenha um efeito adverso na sua saúde geral? A Škoda UK está disponível para acabar com cinco ideias erradas comuns sobre a tecnologia.

  1. A utilização do ar condicionado arruína a economia de combustível
    Embora a utilização do sistema de ar condicionado aumente o consumo de combustível nos automóveis com motor de combustão interna e a utilização da bateria nos veículos eléctricos, a penalização do consumo não é tão severa como as pessoas podem pensar. Isto deve-se ao facto de o automóvel utilizar um compressor para fazer funcionar o sistema, o que requer energia de um motor.

De acordo com a Energy Trust, os condutores podem esperar uma queda de até 5% na eficiência do combustível quando conduzem com o ar condicionado ligado, mas outros factores, tais como pneus com pressão insuficiente, condução a velocidades mais elevadas, bagageira cheia ou um suporte para bicicletas/caixa de tejadilho fixada ao automóvel, podem ter um impacto semelhante na eficiência do combustível.

  1. O ar condicionado pode ser mau para a saúde
    Ligar a ventoinha normal do automóvel para simplesmente fazer circular o ar, em vez de ligar o ar condicionado, pode ter um impacto negativo no sistema e, potencialmente, nos ocupantes do veículo. As unidades de ar condicionado desumidificam o ar que passa através delas, o que, por sua vez, evita a acumulação de humidade no habitáculo e também no próprio sistema de ar condicionado. A não utilização do ar condicionado durante um longo período de tempo pode levar ao crescimento de bolor ou fungos no sistema, que podem depois circular quando este for novamente ligado. A utilização regular, combinada com uma manutenção correcta, pode evitar esta situação.

Além disso, manter uma temperatura estável e fresca no habitáculo num dia quente pode evitar a sonolência e melhorar os níveis de concentração do condutor, bem como manter os outros passageiros e animais de estimação confortáveis e saudáveis. O sistema Climatronic Air Care da Škoda no Enyaq, Karoq, Kodiaq, Octavia e Superb, utiliza um conjunto de sensores que monitorizam a qualidade do ar e, se necessário, responde activando automaticamente a função de recirculação do ar; capturando partículas finas de pó, impedindo a entrada de alergénios no interior e absorvendo odores desagradáveis.

  1. O ar condicionado é um luxo
    O ar condicionado é de série em todos os modelos Škoda, desde o Fabia ao Scala, do Enyaq ao Octavia.
    Os condutores do Škoda Enyaq totalmente elétrico podem desfrutar de ar condicionado remoto através da aplicação Škoda Connect, com a capacidade de pré-definir o automóvel para uma temperatura desejada antes de entrar e partir numa viagem.
  2. O ar condicionado não precisa de estar ligado quando está fresco
    Quando o verão chega ao fim, é importante não deixar simplesmente de usar o ar condicionado, pois há uma série de benefícios importantes. Não só evitará a acumulação de fungos no próprio sistema de ar condicionado, como o efeito desumidificador do ar condicionado continuará a ser benéfico quando os ocupantes entrarem num veículo com roupa molhada pela chuva ou pela neve.
  3. A utilização regular do sistema de ar condicionado tem outros benefícios, nomeadamente a manutenção do sistema em boas condições físicas. Os sistemas de ar condicionado são sistemas selados, com compressores de ar condicionado e vedantes lubrificados por óleo. O facto de não ligar o ar condicionado significa que não há lubrificação, o que pode fazer com que o compressor seja menos eficiente e os vedantes sequem.
  4. Não deve ter o ar condicionado ligado quando liga o seu automóvel
  5. A eletrónica dos automóveis modernos é mais resistente e pode lidar com maiores níveis de exigência e de stress do que a dos veículos de décadas passadas, o que deu origem a este mito.
  6. Com os modernos sistemas de ignição, a tecnologia stop-start e os veículos eléctricos, não há motivo para preocupação quando se liga o ar condicionado do automóvel.
Sérgio Gonçalves

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