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Cinto de segurança traseiro insuflável

A Ford anunciou na semana passada que o seu inovador cinto de segurança traseiro insuflável fará a sua estreia europeia no próximo ano com o novo Mondeo.

O cinto de segurança traseiro insuflável da Ford, combina atributos dos airbags e dos cintos de segurança convencionais, tendo sido desenhado para ajudar a reduzir as lesões na cabeça, pescoço e tronco dos passageiros dos assentos traseiros, habitualmente crianças ou idosos que podem ser mais vulneráveis a essas lesões. No caso de um acidente, o cinto expande-se rapidamente para dispersar as forças de colisão através de uma área do corpo cinco vezes maior do que a alcançada por um cinto de segurança convencional.

“Testámos o sistema extensivamente usando toda a nossa família de ‘crash test dummies’ e oferece protecção extra quando comparada com o sistema de cinto de segurança traseiro convencional”, afirmou Joerg Doering, engenheiro de cintos de segurança do núcleo de engenharia, Ford Europa. “Reunir os atributos de um airbag e de um cinto de segurança é um desenvolvimento significativo. Esta tecnologia não está disponível actualmente na Europa. ”

Na utilização diária, os cintos insufláveis funcionam como cintos de segurança convencionais, sendo seguros e compatíveis com a os sistemas de retenção de bebés e crianças e assentos elevatórios. Na pesquisa efectuada pela Ford, mais de 90% das pessoas que testaram os cintos de segurança insufláveis consideraram que estes eram semelhantes ou mais confortáveis do que um cinto convencional, por serem acolchoados e macios.

A tecnologia foi disponibilizada pela primeira vez no Ford Explorer 2011 nos EUA e revelou-se popular de imediato, com 40% dos compradores a escolher a opção.

Tal como acontece com um airbag, os cintos de segurança traseiros insufláveis da Ford são activados quando os sensores detectam um acidente. Isto força a saída do gás comprimido de um cilindro alojado debaixo do assento traseiro, através da fivela e para dentro do cinto. O cinto de segurança traseiro insuflável está totalmente aberto em menos de 40 milissegundos.

“Este fornece um suporte extra para cabeça e pescoço e, por isso, é especialmente eficaz quando utilizado por crianças pequenas ou ocupantes idosos que são mais vulneráveis em acidentes”, disse Doering.

Ao contrário dos airbags que geram calor durante o seu enchimento, o cinto de segurança traseiro insuflável Ford enche com gás comprimido frio.

“O novo Mondeo será o primeiro veículo da sua classe a oferecer esta tecnologia”, afirmou Klaus Scherzer, gestor de produto, da Ford Europa. “Estamos confiantes de que irá realmente atrair os clientes.”

A tecnologia dos cintos de segurança traseiros insufláveis da Ford é a última de uma linha de inovações de cintos de segurança da Ford, que remonta a 1955, quando foi oferecido pela primeira vez aos clientes cintos de segurança dos bancos dianteiros montados de fábrica.

Rui Augusto
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