Circuito do Estoril com homologação para Fórmula 1 até 2016

Published On 12 de Novembro de 2013 | Novidades

Estoril6

Esta boa notícia foi avançada pela empresa que gere as participações do Estado (A Parpública SGPS) e que detém os direitos do famoso circuito nacional.

Esta homologação foi alcançada depois dos inspetores da FIA terem estado no autódromo no passado mês de Agosto, situação que tinha como objetivo a renovação da licença do espaço.

Esta homologação de grau 1 é o mais alto na tabela de homologações para circuitos automobilísticos que este organismo atribui. Este grau 1 é o necessário para que estes espaços possam receber Grandes Prémios de Fórmula 1

No comunicado divulgado por esta entidade os responsáveis afirmam que: “Desde 2000, o Circuito do Estoril teve sempre a homologação de Grau 2+1T, que apenas permitia a realização de testes de Fórmula 1, pelo que o nível agora conseguido constitui um ‘upgrade’, que possibilita o regresso das grandes competições ao Circuito”.

Desta forma o Circuito do Estoril também conhecido por Autódromo Fernanda Pires da Silva é o único circuito em Portugal com o grau 1.

Já o Autódromo Internacional do Algarve não consegue o mesmo feito e fica-se pelo Grau 2+1T.

Atualmente segundo a Parpública, o circuito do Estoril registou até ao final do terceiro semestre deste ano uma taxa de ocupação de 161 dias. Para isso contribuíram as inúmeras apresentações de automóveis novos, de testes oficiais do campeonato de GP3, do Campeonato alemão de carros de Turismo vulgo DTM e de outras tantas equipas dos campeonatos de GT, fórmulas, protótipo e de marcas de pneus.

Ainda que estejamos perto do fim do ano, ainda haverá tempo para o Circuito do Estoril receber uma última prova internacional do campeonato francês de resistência.

Sérgio Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.