selo 630x317 Combate à sinistralidade com novo programa engloba alterações na carta de condução

Já foi aprovado na assembleia o novo Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária também conhecido como PENSE 2020.

Este documento tem com principais objetivos introduzir primeiros socorros na obteção da carta de condução, o desenvolvimento de um programa nacional de combate à condução sob o efeito do álcool e reduzir em mais de metade o número de mortos nas estradas portugueses até 2020. Estas são as principais diretrizes, mas este Plano contém 108 novas medidas no total.

Os objetivos no que concerne à redução de vitimas são bastante claros pois a redução aponta para menos 56% de vitimas mortais e 22% a menos no número de feridos graves em 2020 face aos números registados em 2010.

Entre as 108 medidas é possível constatar a introdução de cursos de primeiros socorros e suporte básico de vida no ensino secundário e também quando muitos desses jovens quiserem tirar a carta de condução. Existirá também um programa nacional de combate à condução sob o efeito do álcool e de substancias psicotrópicas.

Outra medida é a implementação de um programa nacional à condução distraída e também sem situações de fadiga, isto para além de elaboração de planos municipais e intermunicipais de segurança rodoviária.

Haverá também especial atenção aos condutores de velocípedes, com especial alerta para comportamentos de risco, a não utilização de equipamentos de proteção e aos condutores de veículos automóveis no que toca ao relacionamento na estrada com os respetivos ciclistas.

Outro destaque deste PENSE 2020 será também a elaboração de um plano de combate à sinistralidade com tratores e veículos agrícolas.

Por último o governo propõe-se a criar programas de proteção pedonal e de combate aos atropelamentos para além de programas de proteção de acompanhamento ao envelhecimento dos condutores.

11741257 10207530479130243 8523670904349992447 o (1) Combate à sinistralidade com novo programa engloba alterações na carta de condução

Sérgio Gonçalves

A paixão pelos automóveis começou cedo e desde então tem andado de mãos dadas com o jornalismo nas suas mais variadas vertentes.

Produtor de conteúdos, com experiência em rádio, jornalismo online, jornalismo de imprensa e foto-jornalismo.
Sérgio Gonçalves

Latest posts by Sérgio Gonçalves (see all)

 

Tags: