Emocionante, enérgico e de cortar a respiração – o Mercedes-AMG PureSpeed concept é o destaque na corrida para o Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1™. O design radical de um automóvel de performance de dois lugares, completamente aberto, sem tejadilho nem para-brisas, é um tributo às corridas de automóveis. O concept car proporciona uma antevisão do primeiro modelo da série altamente limitada Mercedes-Benz Mythos. A estreia mundial do Concept Mercedes-AMG PureSpeed teve lugar num ambiente exclusivo, à margem do Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1™. O veículo foi apresentado num pontão flutuante no porto do principado e também impressionou os pilotos da Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team, Lewis Hamilton e George Russell.
O Concept Mercedes-AMG PureSpeed celebra a tradição única da Mercedes-Benz com um design puro e intransigente de carro de corrida, materiais inovadores e tecnologia moderna. A série estritamente limitada de 250 unidades estará disponível apenas para os entusiastas e coleccionadores mais dedicados da Mercedes-Benz. Inspirado em carros de corrida lendários, a combinação de uma estética de corrida incomparável com um desempenho altamente dinâmico faz do Concept Mercedes-AMG PureSpeed uma máquina de condução única para os conhecedores. Ele encarna o “pináculo da exclusividade” da Mercedes-Benz no segmento superior.
Um dos destaques é o sistema HALO que substitui o pilar A convencional do veículo. Este elemento é um derivado direto da categoria rainha do desporto automóvel e faz parte de todos os veículos de Fórmula 1™ desde 2018. Protege a cabeça do condutor em caso de acidente. O nome HALO descreve a sua forma. Tal como na Fórmula 1™, o sistema de segurança no Concept Mercedes-AMG PureSpeed consiste num suporte que está ligado à carroçaria do veículo. Este componente aerodinamicamente optimizado serve para proteger os ocupantes, tal como na Fórmula 1™. Estão incluídos dois capacetes aerodinamicamente optimizados, especialmente concebidos e fabricados para o Concept Mercedes-AMG PureSpeed. O campo de visão como na Fórmula 1™ torna-se assim uma realidade para duas pessoas. Nem o tejadilho, nem o para-brisas, nem as janelas laterais os separam do ambiente que os rodeia. O interior acrescenta outros destaques, com o seu conceito único de cor e equipamento, bem como um relógio personalizado desenhado pela IWC Schaffhausen no tablier.
O Mercedes-AMG PureSpeed concept é um verdadeiro automóvel de performance com uma silhueta extremamente baixa. Muitas das características de design foram inspiradas no hipercarro Mercedes-AMG ONE – peças técnicas em fibra de carbono de corte acentuado e visível na secção inferior do veículo proporcionam um forte contraste com as formas sensuais e arredondadas da parte superior do veículo.
O design das jantes é caracterizado pelo revestimento único em fibra de carbono nas tampas das rodas dianteiras e traseiras. As tampas das rodas traseiras são completamente fechadas para melhorar a aerodinâmica. As tampas das rodas dianteiras estão abertas para otimizar o fluxo de ar na extremidade dianteira para arrefecimento dos travões e força descendente.
Típico de um automóvel desportivo é o capot longo e a extremidade dianteira muito baixa com um pronunciado “nariz de tubarão”. O design da frente é semelhante ao do Mercedes-AMG ONE, com uma entrada de ar inferior larga com a inscrição AMG e uma estrela Mercedes escura e cromada no nariz macio. A isto junta-se o capot desportivo, aerodinamicamente optimizado, com uma saída de ar adicional. Pequenos deflectores transparentes na frente e nos lados direccionam o vento para o cockpit.
O trabalho de precisão da equipa de design também pode ser visto nos painéis laterais com abas aerodinâmicas. Os ombros musculados por cima das rodas traseiras de grande largura fundem-se com a elegante tampa da bagageira e com a saia traseira que realça a largura.
Muitos outros pormenores de design também prestam homenagem aos desportos motorizados. Os dois contrafortes atrás dos bancos são uma reminiscência de carros de corrida lendários como o 300 SLR, no qual Stirling Moss e Denis Jenkinson venceram a Mille Miglia de 1955 em Itália – com uma velocidade média recorde de uns incríveis 157 km/h em estradas públicas.
A pintura apelativa – num gradiente de cores que vai do vermelho Le Mans ao cinzento grafite com um padrão AMG preto – faz alusão ao esquema de cores do carro Mercedes vitorioso na corrida Targa Florio de 1924 na Sicília. Foi pintado de vermelho, o que era tipicamente reservado aos veículos italianos. Na altura, os carros de corrida alemães eram tradicionalmente pintados de branco. A pintura vermelha destinava-se a dissuadir os adeptos locais de impedirem o progresso do carro na corrida. O golpe funcionou. Após 6:32:37,4 horas e uma distância de corrida de 432 quilómetros, o vitorioso carro de corrida Mercedes de 2 litros com o número 10 cruzou a linha de chegada em primeiro lugar com Christian Werner ao volante. O número 10 também pode ser encontrado nas asas dianteiras do Concept Mercedes-AMG PureSpeed e refere-se a essa vitória na Targa Florio há 100 anos.
- TOYOTA URBAN CRUISER FAZ A SUA PRIMEIRA APARIÇÃO NO SALÃO AUTOMÓVEL DE BRUXELAS - 11 de Janeiro de 2025
- O 911 CARRERA S MAIS DINÂMICO DE SEMPRE - 8 de Janeiro de 2025
- O NOVO ŠKODA ENYAQ: LEVAR UM DOS BEV DE MAIOR SUCESSO NA EUROPA ATÉ À ERA MODERN SOLID - 8 de Janeiro de 2025