Menu Fechar

Dacia Dokker Van

VERSION E1 AMBIANCE - VERSION TOLEE

A racionalidade no mundo empresarial talvez nunca tenha sido tão importante como nos dias de hoje. E se, não raras vezes, a racionalidade implica concessões, a verdade é que há uma proposta que contraria a “lógica” e que parece feita à medida do mundo empresarial, independentemente da dimensão e da especificidade do negócio. Dá pelo nome de Dacia Dokker Van e é “só” o mais acessível pequeno furgão do mercado, mas também o mais económico, a que se juntam atributos referência do segmento: capacidade de carga, modularidade, versatilidade e até modernidade. Equipado com o comprovado motor 1.5 dCi 90, o Dacia Dokker Van é comercializado pelo incrível preço de 10.850€ (IVA incluído).

Inimaginável! O recurso ao superlativo está relacionado com o preço a que é proposto o Dacia Dokker Van. O Dacia Dokker Van é, claramente, a proposta mais acessível do mercado: 10.850€. E se for deduzido o valor do IVA – sim, 10.850€ é com o IVA incluído – a nova proposta da Dacia ainda é mais apelativa, até pelo facto de estar no topo do segmento em capacidade de carga, tecnologia do motor, versatilidade e até na modernidade dos equipamentos.

Ou seja, o Dokker Van é fiel ao posicionamento e aos valores da marca Dacia. Um pequeno furgão prático, fiável, robusto, de elevadas prestações e com um preço sem concorrência, que beneficia, ainda, do know-how da Renault na concepção e desenvolvimento de Veículos Comerciais Ligeiros, onde a marca é líder de mercado na Europa (e em Portugal) ininterruptamente desde 1998.

O Dokker Van já está disponível na Rede de Concessionários, numa única versão e, tal como toda a gama Dacia, beneficia de uma garantia contratual de 3 anos / 100.000 km.

Concebido para ser funcional
O nome «Dokker» resulta da contracção da palavra Inglesa «dockworker», que designa a função de estivador. Uma designação que está de acordo com a grande capacidade de carga, mas também robustez e modularidade do Dokker Van.

As linhas e as dimensões do Dacia Dokker Van, – com um comprimento de 4,36m, 1,75m de largura e 1,81m de altura – revelam, desde logo, a excelente capacidade de carga. Um sentimento que sai reforçado pela largura das portas laterais deslizantes e pelas portas traseiras assimétricas, que deixam antever um fácil acesso à caixa de carga.

O Dokker Van tem, também, o mesmo ar de família dos mais recentes modelos da marca Dacia e que transparece através do novo design da grelha e dos faróis dianteiros. Este design mais moderno, estreado no Dacia Lodgy, exprime a qualidade e a robustez, valores fundamentais da marca.

Também no interior o Dokker Van recupera as mais recentes evoluções da gama Dacia.

O painel de bordo moderno e funcional integra os mostradores estreados no Dacia Lodgy e (em opção) o sistema multimédia Media Nav.

A ergonomia também não foi esquecida, com novos comandos para os faróis e para o limpa pára-brisas. E, tal como no Lodgy, os comandos dos vidros eléctricos encontram-se colocados nas portas.

100 % útil
Graças às suas dimensões exteriores (comprimento: 4,36 m, largura: 1,75 m e altura: 1,81 m), o Dacia Dokker oferece um volume de carga de 3,3 m3 e um comprimento total de carga de 1,9 m, que o colocam no topo da categoria.

E, estes números, desde logo impressionantes, podem ainda ser incrementados com a opção Dacia Easy Seat, em que o banco do passageiro pode ser rebatido e colocado junto ao porta-luvas, libertando assim um comprimento total de carga de 2,42 m. Este banco pode inclusivamente ser removido, libertando assim um volume de carga de 3,9 m3 e o carregamento de objectos com um comprimento superior a 3 metros (comprimento total de 3,11 m). Estes dados colocam o Dokker Van no topo da capacidade de carga e de funcionalidade do segmento.

Mas há outro dado que torna imbatível a funcionalidade do Dacia Dokker Van: a carga útil de 750 kg.

O Dacia Dokker Van possui uma porta lateral deslizante e a segunda porta está disponível como opção. As portas traseiras assimétricas abrem-se num ângulo de 180°, através de um sistema que impede que se fechem de forma repentina, devido, por exemplo, a um golpe de vento. As portas laterais e traseiras podem ainda ser vidradas, como opção.

VERSION E1 AMBIANCE - CLOISON GRILLAGEE

O Dokker Van capitaliza também sobre o know-how da Renault para o desenvolvimento de adaptações complementares destinadas a utilizações profissionais específicas. Através de protocolos formalizados com uma rede de transformadores, estão desde já disponíveis várias transformações para o Dokker Van, de que são exemplo: ambulância, caixa isotérmica ou frigorífica e transporte de pessoas de mobilidade reduzida.

Equipamentos modernos a bordo
Com o lançamento do Dacia Lodgy, a gama Dacia registou uma enorme progressão em items como o conforto, modernidade e conteúdo tecnológico. Depois dos novos Sandero e Sandero Stepway chega agora a vez do Dokker Van beneficiar dessa evolução da marca.

Media Nav, a tecnologia funcional e simples
Integrado na consola central, o sistema multimédia Media Nav (disponível como opção) é composto por um ecrã táctil de 18 cm (7’’) e combina a navegação, o rádio e a ligação “mãos livres” Bluetooth®.

O ecrã de acolhimento permite navegar de forma simples nos 6 «universos» do Media Nav. Na fachada, as entradas USB e jack permitem a ligação de aparelhos nómadas que podem ser controlados no ecrã táctil ou nos comandos sob o volante.

A navegação táctil possui um grafismo 2D ou Birdview (3D). Através da ligação USB e ao interface específico (www.dacia.naviextras.com), os clientes podem actualizar ou enriquecer a cartografia do sistema.

O Dacia Dokker Van dispõe também de novos equipamentos de ajuda à condução, como o limitador de velocidade e o radar de estacionamento traseiro.

Dinâmica
Amplamente reconhecido pela fiabilidade, desempenhos e reduzido custo de utilização, o motor 1.5 dCi está disponível no Dokker Van na configuração de 90 cv. Com um binário de 200 Nm, disponível desde as 1.750 rpm, o motor dCi 90 cv confere um excelente dinamismo ao Dokker Van. Mas, tão ou mais importante, com um consumo em ciclo misto de apenas 4,5 l / 100 km e emissões de CO2 de 118 g/km, o Dokker Van coloca-se, também neste capítulo, no topo do segmento.

O Dokker Van assenta na nova plataforma M0 (estreado com o Lodgy). O trem dianteiro do tipo Pseudo MacPherson é comum aos restantes membros da família Dacia. O trem traseiro, de eixo flexível e deformação programada é o mesmo do Renault Kangoo.

Esta arquitectura permite reforçar a estabilidade do Dokker Van, garantindo que não existem diferenças entre o rolamento da carroçaria com o automóvel vazio ou carregado.

O Dokker Van possui, ainda, uma altura ao solo de 186 mm, que lhe permite desafiar qualquer tipo de estrada.

O Dacia Dokker Van dispõe do mesmo sistema de travagem do Dacia Lodgy, que integra o ABS com repartidor electrónico de travagem e Assistência à Travagem de Urgência. O sistema de controlo de trajectória (ESC) da última geração está disponível como opção.

Fiabilidade e qualidade da Dacia reforçada pela experiência da Renault
O Dokker Van possui nos seus genes a fiabilidade e a robustez da Dacia, reconhecido pelos seus clientes e pela imprensa, aos quais adiciona a experiência da Renault como líder Europeu, nos Veículos Comerciais Ligeiros, desde 1998.

Dacia-Dokker-Van

O Dokker Van foi desenvolvido tendo por base um caderno de encargos com as mesmas exigências dos comerciais ligeiros da Renault. O trem dianteiro do tipo pseudo MacPherson é reforçado para corresponder às exigências da Renault para os seus Veículos Comerciais. O trem traseiro é o mesmo do Renault Kangoo, reconhecido pelas suas qualidades de conforto, robustez e, sobretudo, pela sua adaptação às condições de carga.
.
O Dacia Dokker Van foi submetido aos mesmos testes específicos que são utilizados nos Comerciais Ligeiros da Renault, que simulam as utilizações mais agressivas, de forma a assegurar uma robustez e uma fiabilidade sem falhas.

Também, por isso, o Dacia Dokker Van beneficia da garantia contratual de 3 anos / 100 000 km, tal como todos os restantes modelos da Dacia.

O Dacia Dokker Van está já disponível nos Concessionários Renault/Dacia, com o imbatível preço de 10.850€.

Rui Augusto
Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.