O mundialmente conhecido Hagerty Festival of the Unexceptional teve mais um sucesso de vendas no Castelo de Grimsthorpe, no sábado, com uma participação recorde de 1200 carros e 3000 convidados a desfrutarem do sol de Lincolnshire.
A Hagerty criou o primeiro Festival of the Unexceptional em 2014 como uma celebração de carros familiares do quotidiano há muito esquecidos de 1968-1989, agora carinhosamente conhecidos como a “Era Unexceptional”. O Concours de 2023 apresentou um dos melhores relvados de exposição vistos ao longo dos nove anos do Festival, com destaques para o Cavalier de 5000 milhas e o único Yugo Sana no Reino Unido. Além disso, muitos proprietários exibiram acessórios de época, tais como sinalética original do concessionário e brochuras específicas do modelo, para garantir que os seus automóveis se destacavam perante os juízes.
Caçadores de Salvados: O apresentador de carros clássicos Paul Cowland conversou com os fãs de carros incomuns ao longo do dia, enquanto a apresentadora do Repair Lot, Charlotte Vowden, manteve a multidão entretida no palco principal. As entrevistas em direto com os apresentadores do YouTube foram muito populares, com nomes como HubNut e idriveaclassic a contarem as suas histórias ao público reunido, enquanto os anteriores vencedores do FOTU Concours também partilharam os segredos do seu sucesso sem exceção.
Enquanto o relvado do Concours apresentava 50 dos motores mais mundanos alguma vez montados, os principais parques de estacionamento para os espectadores ostentavam uma seleção igualmente impressionante de raridades menos vistas, incluindo um Moskvitch Aleko, um trio de Toyota Tercel 4×4, juntamente com centenas de outros heróis esquecidos e tesouros raramente vistos.
Hugo Naaijkens, dos Países Baixos, ficou em terceiro lugar no Concours com o seu Subaru Justy de 1993. Hugo, um ávido fã do Subaru WRC, só recentemente passou no exame de condução, mas já prometeu nunca vender o seu amado Justy.
Sion Hudson e o seu Austin Metro de 1983 ficaram em segundo lugar. Sion passou dois anos a encontrar as peças originais necessárias para devolver o carro às suas especificações de sala de exposições, depois de ter descoberto que o proprietário anterior tinha instalado algumas actualizações. O trabalho incluiu a remoção do rádio, do espelho retrovisor da porta do passageiro e até dos repetidores laterais das luzes indicadoras para dar um aspeto de sala de exposições.
Stephen Pike conduziu o seu Daihatsu Applause de 1991 da Suécia para competir na FOTU e tinha acabado de concluir uma extensa renovação no dia anterior à viagem de 900 milhas até Lincolnshire.
“Adoro carros invulgares, o Applause não era amado e eu tinha a missão de o salvar”, disse Stephen. “Esperemos que ainda fique por cá mais alguns anos”.
Ao receber o seu troféu do Concours d’Ordinaire e o prémio para a maior distância percorrida, Stephen acrescentou: “Estou sem palavras. Já tinha lido sobre o FOTU na Internet e visto fotografias, mas quando cheguei e vi os outros veículos, pensei que alguns estavam em muito melhores condições!”
O próximo ano será o décimo aniversário da FOTU e o evento já está a preparar-se para ser maior e melhor do que nunca.
Mark Roper, Diretor Geral da Hagerty International, acrescentou: “Este foi, sem dúvida, o maior e melhor Festival do Inexcepcional de sempre. Após semanas de chuva, o sol brilhou, as multidões juntaram-se e tivemos um dia incrível. O que mais me impressionou foi a quantidade de jovens proprietários que trouxeram os seus automóveis, o que sugere que os automóveis da era do Inexcepcional são a próxima grande novidade na cultura automóvel dos jovens condutores. Voltaremos no próximo ano para celebrar os 10 anos dos automóveis Unexceptional com um evento verdadeiramente excecional.”
- IUC deixa de ser pago no mês da matrícula em 2025 - 16 de Janeiro de 2025
- O Volkswagen ID.7 Pro S percorre 941 km com uma carga de bateria durante o teste de eficiência - 15 de Janeiro de 2025
- NOVO CADDY EHYBRID DISPONÍVEL COM PREÇOS A PARTIR DE 24.900€ + IVA - 15 de Janeiro de 2025