Menu Fechar

A De Tomaso prepara-se para renascer

ats2500gt27

Quem se prepara para dar vida a uma emblemática marca como De Tomaso é outra marca histórica que se encontrava extinta mas que agora também se encontra a trabalhar, pronta para novos desafios.

Falamos da ATS ou Automobili Turismo and Sport que começou a laborar o ano passado.

Recorde-se que esta empresa foi fundada por funcionários que trabalhavam na Ferrari mas que se encontravam descontentes na marca italiana.

A ATS produziu automóveis de forma autónoma de 1963 a 1965 e espera agora reviver esses tempos e relançar a marca com a ajuda da compra dos direitos de utilização do nome De Tomaso a fim de iniciar a produção de automóveis desportivos com o nome da famosa marca.

Olhando para o passado da De Tomaso, é possível recordar que o seu criador, o argentino Alejandro De Tomaso, tinha fundado a empresa em 1959 que envergava o nome da sua família.

A De Tomaso Modena SpA era uma empresa automóvel sediada em Itália, e porventura o mais conhecido a sair das linhas de montagem foi o modelo Pantera.

de-tomaso-pantera-1971–74

Este modelo foi produzido de 1971 a 1991, tinha uma carroçaria com design italiano e um motor americano de origem Ford, o famoso V8 de 5,8 Litros (351) Cleveland.

No entanto, apesar de algum sucesso a empresa viria a falir em 2004, e em 2009 ainda houve uma tentativa de fazer reaparecer a empresa contudo os esforços foram em vão.

Agora a ATS espera conseguir trazer de novo à ribalta a empresa com uma estratégia que passa por poupar dinheiro. Para isso haverá partilha de plataformas entre a

ATS e a De Tomaso. Ainda assim espera-se que a marca italiana produza um novo Pantera.

Agora só o futuro dirá se a ATS tem arcaboiço financeiro para levar avante os seus sonhos.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.